Apoio cultural

quinta-feira, 10 de março de 2016

Filho de Una é assassinado em Ubatuba-SP.

Nesta foto ele aparece ao lado da mãe
O jovem Jirlan Santos Oliveira, filho de Dona Elza, e irmão de Edileusa, Edilene (Toca do Bisouro), Euzimaria, Euzilene e Carlinhos, foi vítima de um grave crime na cidade de Ubatuba-SP. Mataram, torturam e incendiaram o corpo do rapaz. A polícia investiga o caso e a suspeita é de que o jovem tenha sido vítima de traficantes da área.

Dona Elza morou por muitos anos numa casa próximo da cabeceira da ponte que liga Una a Canavieiras, com os filhos, mas em 2005, decidiu ir embora com a família para o estado de São Paulo. Atualmente, só Edileusa mora em Comandatuba.

Fica o registro do Una Na Mídia e as condolências a família enlutada.

ALGUÉM PODE ME EXPLICAR QUE CALOR É ESSE?

Por: Giselle Hirata - Revista Capricho – 14/10/2010
Porque, além do calor natural do verão, alguns fenômenos fazem com que a temperatura fique mais alta. O primeiro é manjado: o aquecimento global, responsável pelo aumento de 0,7 ºC na temperatura do planeta de 100 anos para cá. A previsão é que esquente cada vez mais rápido: até 2100, os termômetros devem subir de 2 a 3 ºC.

Além disso, o El Niño está aí. Esse fenômeno – que acontece em intervalos de dois a sete anos – é causado pela elevação da temperatura das águas do oceano Pacífico e dura de 12 a 18 meses. Ele começa a perder força no fim do verão, mas continua contribuindo para o calor: bagunça a temperatura, provoca chuvas além do normal e, em algumas regiões, períodos de seca. 

Foco no refresco 
Para tentar se refrescar, seu cérebro estimula o suor, que se evapora e leva um pouco do calor. Em compensação, você se sente meio melada e, logo, fica irritada. Além disso, sua concentração vai para o brejo: o foco do seu corpo está todo em lidar com a alta temperatura. 

Plantas secas e murchas 
As plantas tropicais, como as que são naturais do Brasil, suportam bem o calor e não sofrem tanto. Por outro lado, aquelas que vêm de áreas mais frias, como os pinheiros, podem murchar, secar e morrer por desidratação. 

Construções detonadas 
Em algumas casas, o calor clareia pisos de madeira. Mas isso nem é o pior: os materiais de construção podem sofrer uma dilatação – uma das causas mais comuns do surgimento de trincas e rachaduras nas paredes de concreto e em estruturas de madeira. 

Rios sem ar 
Nos rios e lagos, aumenta a temperatura da água, que absorve menos oxigênio e CO2. Isso prejudica as plantas aquáticas e os peixes: eles param de se reproduzir e podem até morrer! 

Animais de dieta 
Como as plantas, aqueles que sofrem são os de espécies acostumadas ao frio. Esses animais ficam desidratados, cansados, ofegantes e mais magros porque mudam de dieta – comem bem menos e bebem mais líquido. 

Quem deu as informações: José Fernando Pesquero, pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudo Climático do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Fabio Luiz Gonçalves, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP, Tércio Ambrizzi, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da USP, e Patrícia Novoa, arquiteta e urbanista.

Criminosos que têm filhos menores, não poderão, em tese, ser presos: Só Deus na causa do povo brasileiro! Onde nós iremos parar?

Por: Renê Sampaio -DRT 6.319. Radialista e Bacharel em Direito
O Governo Brasileiro a cada dia demonstra querer deixar a situação criminal do país mais caótica. Se não bastasse a Lei 13.245/16 que deu amplitude aos réus quanto ao acesso às informações do Inquérito Policial, nossos honrosos legisladores, com referendo do Palácio do Planalto, acaba de botar o povo brasileiro mais uma vez na berlinda. Entre o direito da sociedade de viver livre e o direito e garantias individuais daqueles que vivem envolvidos na criminalidade, qual prevalecerá, sempre? 

O homem que faz filho tem direito a 20 (vinte) dias de licença paternidade, segundo a nova Lei, publica ontem. E, o pior, MÃES E PAIS TRAFICANTES, por exemplo, que tiverem filhos menores de 12 (doze) anos, em tese, não poderão mais ser presos preventiva, devem ficar em casa “cuidando” da prole e da, suposta, “atividade profissional”, em face das beneficias da Lei 12.257/16. A própria legislação já exige que o Delegado questione ao preso sobre a possibilidade de filhos menores e com deficiência no ato do interrogatório.

A nova lei, de fato, deveria ser abraçada pelo Palácio do Planalto e pela sociedade brasileira com plenitude de direitos exclusivos às crianças menores de 06 (seis) anos, porém a pincelada penal, sinceramente, é um grande risco de tornar a prisão domiciliar um mecanismo de defesa para poderosos criminosos que passarão a utilizar de argumentos de serem os únicos responsáveis por seus filhos menores de 12 (doze) anos.

Os direitos sociais no Brasil estão por demais demasiados. É preciso repensar essas concessões de direitos, e, a exemplo, do pensador John Locke, o povo tem o direito de revolta quando o governo desvirtua seu papel constitucional. A maioria desses direitos constituídos nas últimas décadas tem o viés de aniquilar os direitos das pessoas de bem na sociedade e a fragilidade das instituições estatais, doravante enriquece a ficha dos criminosos de direitos e garantias sociais e fundamentais. E, nós, onde iremos parar?