Apoio cultural

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Hospital Frei Silvério tem novo diretor.

Como ventilado neste blog, em agosto, o desejo da gestora em substituir a diretora administrativa do Hospital Municipal Frei Silvério, o Diário Oficial do Município de hoje (18) publicou a substituição da enfermeira e administradora Tatiana Brito Novaes pelo administrador Rony Claudio Modesto Sertório de Souza.

Segundo a secretária de Saúde, Sr.ª Renilda Teles, a mudança tem cunho meramente técnico e de ajuste financeiro. Ela, assim como a prefeita Diane Rusciolelli, reconhecem o serviço de excelência prestado por Tatiana Novais. A enfermeira, desde que assumiu a função, em outubro de 2013, inovou a administração e a parte técnica do hospital. Antes da gestão de Tatiana, a unidade hospitalar era um local hostil, o matagal e a sujeira tomavam conta da parte externa e interna do nosocômio.

O administrador Rony Claúdio
Rony Claudio, fidedigno da família Birschner, esteve como chefe de setor pessoal da Prefeitura de Arataca, no período de 2005 a 2008, quando Agenor esteve prefeito. Após este período assumiu a Secretaria de Administração do Município de Una, na gestão do perfeito Dejair, e foi um dos principais articuladores e coordenadores da campanha de Beto Careca, no ano de 2012.

Diferente da carismática Tatiana Novaes, o Bel. Rony Claúdio é considerado um gestor linha dura, e não conquistou muitos amigos enquanto esteve à frente do Departamento de Pessoal, em Arataca, nem dos colegas servidores da prefeitura de Una. Porém, é considerando um profissional exemplar e competente em suas missões e atribuições.

Raissander em alta
Quem também acaba de assumir uma função importante na atual administração é o contador Raissander Fermo Dalmagro. Raissander, que já foi secretário de saúde de Arataca, é sobrinho da ex-primeira dama e vereadora Maria Birschner. Ele é atual chefe de compras da prefeitura e a partir de hoje (18) recebeu a missão da prefeita para fiscalizar todos os contratos do município. Neste governo ficou a frente do setor administrativo da Secretaria de Saúde. Figura bastante elogiada pela prefeita, pela secretária e pelos colegas daquela pasta.

Técnica é prioridade neste governo
Desde que assumiu a gestão, em 2012, a prefeita Diane Rusciolelli deixou de lado as questões de política partidárias e tem priorizado a capacidade técnica dos servidores, concedendo oportunidades para todos que demonstrem competência, independente da situação política ou parental de cada servidor.

Operação Verão reforça segurança da capital e interior do estado

Reunidos na orla da Pituba, no Jardim dos Namorados, em Salvador, policiais e bombeiros militares lançaram oficialmente, nesta sexta-feira (18), a Operação Verão, que desde o dia 31 de outubro já policia ostensivamente a orla de Salvador. Agora, a ação vai a reforçar a patrulha em outros pontos da capital baiana e também de mais de 20 municípios no interior do estado. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), disponibilizou um efetivo de aproximadamente 20 mil policiais militares e dois mil bombeiros, atuando na terra, no céu e no mar. Tudo para garantir a tranquilidade de baianos e visitantes.

A operação deste ano conta com a estreia do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur), que já possui um efetivo de 282 agentes capacitados para trabalhar na segurança de áreas turísticas, além do receptivo aos baianos e visitantes. A Operação Verão segue até depois do Carnaval e contempla pontos turísticos, orla marítima, grandes eventos e o calendário de Festas Populares da Bahia. 

Segundo o secretário Maurício Teles Barbosa, a missão é melhorar a prestação do serviço para a população, com um investimento do Governo do Estado de R$ 4 milhões. “Temos equipamentos novos e o grande auxílio do Batalhão Turístico, treinados com dedicação exclusiva para essa atividade. Nosso objetivo é fazer com que os próprios baianos ocupem os espaços do nosso estado, sintam-se seguros e possam aproveitar as festas e as opções que o verão oferece na Bahia”.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, cavalaria, viaturas, helicópteros, motos aquáticas e botes serão utilizados para garantir uma abrangência ainda maior das ações de segurança pública no estado. “Na região do litoral norte, por exemplo, teremos um apoio maior, com mais uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer). Além disso, contamos com a parceria das polícia rodoviárias estadual e federal para aumentar o número de barreiras no acesso a áreas turísticas. A Operação Verão é uma iniciativa articulada com diversos setores da sociedade”.

Esta também é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros participa da operação depois da emancipação da Polícia Militar, no início do ano. A corporação atua no apoio à PM, com ações específicas no atendimento a banhistas e na proteção do turismo ecológico na Chapada Diamantina, na Costa do Descobrimento e na capital. “Reforçamos muito o Grupamento Aquático para ocorrências típicas de verão. Além disso, estamos reforçando os postos de trabalho e frentes nas quais atuamos”, disse o comandante do CBM, coronel Francisco Telles. 
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Foco de Dengue no leito da BA 001


No que tange a matéria publicada por este blog referente as sucadas abandonadas no leito da BA001. As informações da Secretaria de Saúde são de que de fato, moradores procuraram o setor responsável na prefeitura, porém os servidores estão tendo dificuldades para uma ajuste amigável com um dos proprietários das sucatas, que inclusive ameaçou um Agente de Saúde.

O fato está sendo conduzido ao setor jurídico da Prefeitura a quem compete a deliberação por uma medida judicial ou a instalação de um processo administrativo para a retirada e apreensão das sucatas. Outra informação são de que o Ministério Público deve ser acionado considerando que a saúde pública está em perigo, portanto um direito difuso, a quem cabe o MP agir como parte numa ação judicial.

As sucatas estão depositadas numa propriedade pertencente a estado da Bahia (DERBA), tendo em vista que a área é considerada de domínio pela legislação baiana.

Colégio de Outeiro terá ensino em período integral bancado pelo município.



O prédio onde seria utilizado como uma escola estadual pelo estado da Bahia foi cedido para o município de Una gerir a estrutura física da Unidade. No local, segundo a secretária de educação do município, a prefeita Diane Rusciolelli determinou que funcione a primeira escola do campo em turno integral.

Leninha Vila Nova disse que a unidade de ensino deve receber alunos das escolas de Outeiro, Rio Doce e parte do Humberto Rusciolelli, no distrito de Comandatuba, além de alunos da região do Ribeirão das Varas. Os alunos devem ocupar os dois turnos de ensino no interior da escola pelo período de 7 (sete) horas de aprendizagem.

O município oferecerá, além do transporte, a alimentação aos alunos. Desde que foi conclusa, no final de 2011, a escola jamais funcionou, e, portanto é um avanço da atual gestão que buscou a todo custo administrar a estrutura daquela unidade de ensino. A prefeita Diane deu o “ponta-pé” inicial para o ensino em turno integral no município, aliás, um de seus grandes sonhos para o município, fechou a secretária.

A unidade de ensino dispõe de um espaço amplo para recreação das crianças e possui 06 (seis) salas de aula, 01 (um) laboratório de informática, cozinha ampla e refeitório, além das salas de direção e coordenação. Está preparado para receber aproximadamente 250 alunos.