Apoio cultural

sábado, 12 de dezembro de 2015

Lesão Corporal em Colônia: Sobrinho colabora contra a vida do tio.

O degolador
Policiais Militares do Terceiro Pelotão, em Una, foram acionados através da central, no início da tarde deste sábado (12). A notícia foi da entrada de uma pessoa vítima de lesões corporais na emergência do hospital municipal Frei Silvério. No nosocômio os policiais encontraram a pessoa de Robson de Jesus Conceição, 28 anos, com um corte de facão no lado esquerdo do pescoço.

Após informações da vítima, os policiais deslocaram ao local do episódio no distrito de Colônia de Una, e lá detiveram a pessoa de Igor Santos Oliveira, sobrinho dela, a quem coube a acusação de ter fornecido o facão para o cometimento do crime. Prosseguindo na diligência, foi encontrando num matagal escondido a pessoa de Ariel Carlos Santana França, 20 anos, que confessou a investida criminosa.

Os indivíduos foram conduzidos ao plantão da 7.ª COORPIN/Ilhéus, onde Ariel foi autuado em flagrante pelo crime de lesão corporal qualificada e a arma do crime foi apreendida pela Autoridade Policial. Igor deve responder no crime como partícipe, porém em liberdade. Ariel é morador do bairro Fonseca, em Itabuna e estava morando na casa da mãe da vítima, no distrito de Colônia de Una.

Praça da promessa é do povo.

É o que garante Paulo Coma Pão. O local foi completamente renovado com pinturas, luzes e árvores de natal, inclusive já foi noticiada numa TV regional. O local foi revitalizado graças a colaboração financeira e artística dos moradores dos arredores da praça.



Segundo Paulo, todos os moradores da praça colaboram para que ela ficasse linda e enfeitada para as festas natalícias. O organizador agradece a toda comunidade que colaborou direta e indiretamente.

Moradores da Urbis queixam-se de foco da dengue.


O blog Una Na Mídia foi procurado por alguns moradores da Urbis a respeito dos veículos abandonados no leito da BA 001. Segundo eles, os carros não têm vidros e muitos são sucatas servindo apenas como ferro velho, local fácil para acúmulo de água e proliferação do mosquito transmissor da dengue, zica e outras doenças.

O local é ponto chave para a reprodução do Aedes Eagypti. Um deles disse que já comunicou a Secretaria de Saúde, porém nenhuma providência foi tomada, até o momento. Nosso blog falou com a secretaria Renilda Teles e teve a informação de que o fato será levado ao setor competente da pasta para as providências cabíveis.

Renilda garantiu de que está sendo articulado um grande mutirão de combate a dengue no município e que depende do apoio maciço da comunidade para evitar uma epidemia da doença no município. Os moradores têm o dever de fiscalizar o vizinho e limpar o seu próprio quintal para evitar água parada em vasilhames, afirma Teles.

Polícia Militar da Bahia forma 123 aspirantes-a-oficial

Após três anos de capacitação e treinamento especializado em Segurança Pública, 123 aspirantes-a-oficial foram formados pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA), na noite desta sexta-feira (11), em solenidade realizada na Área Cívica da Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB). Do total, 107 vão reforçar o policiamento na capital e interior e cinco vão ser incorporados ao Corpo de Bombeiros. Os outros onze, que apesar de terem sido formados em território baiano não pertencem à polícia local, voltarão para seus respectivos estados – dez para o Mato Grosso do Sul e um para Roraima.

Os novos aspirantes realizaram juramento à Bandeira Nacional de cumprir leis e zelar pela segurança, e a troca do espadim Tiradentes (arma representativa do Aluno-Oficial PM) pela espada – símbolo do oficialato da Polícia Militar. 

Diversas autoridades marcaram presença na cerimônia, entre elas o secretário da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, e o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão. Para Brandão, o entusiasmo apresentado pelos novos integrantes ajuda a motivar a corporação, que precisa estar em constante treinamento e atualização. “Eles chegam cheio de gás e contagia quem já tem tempo na função. Isso é muito positivo porque a Polícia Militar tem um trabalho árduo de proteger a população. Além disso, estamos cada vez mais empenhados em nos aproximar do cidadão para que ele perceba que somos aliados”, afirma o comandante geral.

Capacitação

Com três anos de duração em regime de semi-internato e um ano de aspirantado, os alunos integrarão o efetivo em unidades operacionais da PM, onde passarão a estagiar em atividades de comando de tropa. Se aprovado, o aspirante passa a oficial, no posto de primeiro tenente.

Anteriormente, a turma já foi preparada através de disciplinas específicas como técnica de armamento e tiro, defesa pessoal, policiamento de choque, montado, ambiental, ostensivo geral; além das disciplinas fundamentais como Direitos Humanos, Penal, Processual Penal, Civil, Precessual Civil, Penal Militar e Processual Penal Militar, constitucional e Relações Interpressoais e inteligência emocional.

Além das aulas teóricas, os aspirantes-a-oficial também são submetidos a diversas jornadas de instruções, quando são empregadas oficinas práticas que envolvem simulações de assalto em ônibus, sequestro relâmpago, explosão de caixa eletrônico, briga em bar, entre outras. 
Fotos: Amanda Oliveira/GOVBA
Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia