Apoio cultural

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Delegado Izael diz que 4 envolvidos nos assassinatos de Comandatuba já estão no presídio.


Em contato com o Una Na Mídia, o Delegado de Una, Dr. Izael Fiterman, informou que dos cinco elementos que participaram do duplo homicídio em Comandatuba, ontem a noite (28), (03) três já estão a disposição da justiça no presídio Ariston Cardoso, e um quarto elemento acaba de ser apresentado no plantão da 7.ª COORPIN/Ilhéus, por policiais da 69.ª CIPM/Ilhéus.

Com Alexandre, vulgo Filhote, foi recuperado um cordão de ouro roubado do filho da vítima e chave do veículo abandonado. Segundo a autoridade policial, os elementos confessaram o crime de latrocínio que foi arquitetado por Gedeon Barbosa de Sousa. Os indivíduos disseram ao delegado que a intenção era apenas de cometer o roubo, mas houve resistência do patriarca da família e eles então atiraram.

Gedeon frequentava a casa das vítimas e percebeu que um dos filhos  do casal negociava com gado e guardava dinheiro dentro de casa, assim sendo, ele prometeu dividir com os comparsas aproximadamente R$ 10 mil, que seriam roubados.

Meteram bala em Serginho no Marcel Ganem

Deu entrada no ponto socorro do Hospital Municipal Frei Silvério às 21h, desta quinta-feira (29), a pessoa de Sergio de Souza de Setenta, 34 anos. Serginho foi vítima de disparo de arma de fogo, porém não falou a identificação do autor, reservando em dizer que a investida criminosa aconteceu no bairro Marcel Ganem.

Em face das gravidades dos ferimentos ele recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado ao Hospital Regional Luiz Viana Filho, em Ilhéus. O tiro adentrou no tórax e saiu nas costas da vítima, segundo informações da Guarda Civil Municipal de Una. A PM diligencia em busca do suspeito. 

Prefeita veta vasilhamente e copos de vidros e som automotivo no Festival do Mangustein

DECRETO Nº 322 de 26 de Outubro de 2015

                                             “Veda o comércio de bebidas em garrafas e copos de vidro e som                                                  em carros durante a 1º Festival do Mangostin”.

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE UNA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais conferidas, in casu, pelo art. 77, inciso VI, da Lei Orgânica do Município de Una, 
CONSIDERANDO que no período de 30 de outubro a 02 de Novembro de 2015 será realizado na Praça Drº Manoel Pereira de Almeida e seu entorno o 1.º Festival do Mangostin no Município de Una;
CONSIDERANDO a necessidade de coibir o uso de garrafas e copos de vidro em razão da segurança e do perigo que esses materiais podem causar durante as festividades que se realizará na área central da referida localidade;
CONSIDERANDO, finalmente, a necessidade de garantir e assegurar a proteção e segurança dos participantes das festividades;

D E C R E T A: 
Art. 1º Fica proibida a venda e o consumo de bebidas em recipientes de vidro no circuito do 1º Festival do Mangostin, sendo este do inicio da Praça Dr. Manoel Pereira de Almeida (esquina com a Rua Rui Barbosa) até o fim da Avenida David Fuchs (esquina com a Rua Barão do Rio Branco), no período de 30 de outubro a 02 de novembro de 2015 durante a realização do Festival.
Parágrafo único. Durante esse período, os comerciantes deverão comercializar bebidas servidas em latas, garrafas pets e copos plásticos.
Art. 2º A utilização de som em carros, caixas de som avulsas e trio elétrico que não pertença à organização do evento oficial também estará proibida. A medida vale para TODO o Centro deste Município.
Parágrafo único. O descumprimento do “caput” deste artigo ensejará apreensão e reboque do carro de som ou do veículo particular.
Art. 3º Caberá à fiscalização municipal, com o auxílio das Polícias Civil e Militar observarem o cumprimento das proibições deste Decreto.
Art. 4° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Gabinete da Prefeita Municipal de Una, Bahia, em 26 de Outubro de 2015.

DIANE BRITO RUSCIOLELLI
Prefeita Municipal

PM responde aos homicídios de Comandatuba

Policiais Militares do Terceiro Pelotão e da 69ª CIPM/Ilhéus prenderam nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (29) os indivíduos Gedeon Barbosa de Souza, 24 anos, vulgo Gel, e Everton Benvindo Azevedo, 25 anos. Eles são acusados de terem assassinados a pessoa da Sr.ª Antonia Duarte Chaves e seu genro, Jeferson Santos Couto, na noite de ontem (28), em Comandatuba. E por volta das 13h30min foi preso próximo a Lagoa do Mabaço, pelos policiais do Terceiro Pelotão, o indivíduo de alcunha Thuck.

Thuck
Os elementos foram encaminhados ao plantão da 7ª COORPIN/Ilhéus, onde estão sendo flagranteados pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte), embora exista outra linha de investigação. Na investida criminosa os elementos vitimaram também a pessoa de Itamar Chaves e levaram um celular e uma corrente de ouro. Durante a fuga os elementos trancaram o motor do veículo Prisma/GM, placa policial HMR-0747 (Belo Horizonte) e abandonaram numa estrada, próximo da entrada do ICMBios. O bando reside no bairro Nelson Costa, na cidade de Ilhéus.

Programação Oficial do Mangustein é divulgada pela Prefeitura.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
30/10/15 – Sexta-Feira
16:00h - Abertura para visitação aos stands
18:00h - Apresentação culturais
· Músico: Mactha Mactha e Marcelo Silva
· Grupo Cultural – Samba de Roda
· Companhia de dança de Una

22:00h – Shows Musicas
· Maria Breteira
· Neto Azevedo
· O Arrasto

31/10/2015 – Sábado
10:00 – Visitas guiadas a fazenda de Mangostin com horário pré - agendado no stand durante a feira.
16:00h - Abertura para visitação aos stands
18:00h - Apresentação culturais
· Músico: Marco Moreno
· Grupo Cultural: Terno de Reis- Burrinha
· Grupo de Capoeira “Nação Iorubá”

22:00h – Shows Musicas
· Xote Novo
· Cacau com Leite
· Sinho Ferrary
· Ariedson “O Príncipe do Arrocha”

01/11/2015 – Domingo
10:00 – Visitas guiadas a fazenda de Mangostin com horário pré - agendado no stand durante a feira.

16:00h - Abertura para visitação aos stands
18:00h - Apresentação culturais
· Músico: Natíla e seus teclados
· Apresentação de dança Pérola Dança
· Capoeira raízes do quilombo

22:00h – Shows Musicas
· Realce
· Lordão
· Pra te Querer
· Sambahia

Diane vende Festival Internacional do Mangustein na região do cacau e no Brasil.