Apoio cultural

sábado, 1 de agosto de 2015

Quebra-molas do Sucupira faz a primeira vítima.

O médico Clovis Roberto Almeida de Souza, 56 anos, acaba de ser uma das vítimas por conta de dois quebra-molas que a Secretaria Municipal de Viação, Obras e Transporte instalou na rodovia BA 001 que pertence ao DERBA. A vítima é um figura pública da vizinha cidade de Canavieiras.

Dr. Almeida conduzia a motocicleta Honda/CBR 650F, placa policial, PJH-3022 (Canavieiras – Bahia), quando por volta das 20h30, pulou um dos quebra-molas do bairro Sucupira e perdeu o controle da motocicleta. O médico sofreu fratura no braço e foi conduzido ao Hospital Regional Luiz Viana Filho, em Ilhéus. A moto teve danos materiais. 

Por coincidência o blog Una Na Mídia aos 4 (quatro) minutos anteriores ao acidente postava matéria que criticava a instalação dos sinistros quebra-molas, que não possui sinalização adequada, nem tem autorização do administrador da via, no caso do DERBA.

Prefeita Diane disputará a reeleição.

A prefeita disputará a eleição com uma equipe peso pesado (se é que decola).
Em reunião de caráter político-administrativo, a prefeita Diane Rusciolelli reuniu pessoas ligadas a sua administração e amigos políticos para anunciar suas conquista e justificar suas pelejas durante os 2 (dois) anos e 8 (oito) meses de governo. Diane disse que vai disputar as eleições de 2016, pois ela acredita que reúne todas as qualidades de uma gestora de excelência para permanecer no governo por mais quatro anos.

A prefeita disse que está sendo vítima de uma minoria de descomprometidos que pintam seu nome como se ela fosse irresponsável. Mas, que a sua administração tem sido feita com responsabilidade e priorizando o que realmente é de interesse coletivo, e apontou diversas conquistas, a exemplo da folha de pagamento, que atraso ficou no passado, renovação da frota veicular e concretização do calçamento da Urbis, inicio do calçamento de Colônia e reforma de um prédio abandonado de 1000 mts², onde funcionará o anexo Administrativo César Rusciolelli. Em junho, a prefeita entregou duas novas ambulâncias, adquiridas com recursos próprios e amanhã (02) entregará uma Unidade Saúde Básica no bairro da Urbis.

Diane não tem muito apoio de seus parceiros administrativos políticos. Na reunião de ontem, por exemplo, quatro dos sete secretários não estavam presentes, apenas estavam na reunião a secretaria de educação, a do Turismo e a da Saúde. O irmão de Diane, César Rusciolelli Júnior, Secretário de Desenvolvimento Social, nunca marca presença nos locais que a irmã está, não se sabe qual o motivo. 

Com uma gestão mão de ferro, Diane promete inovar a administração e com isso acabará com qualquer resquício de suspeita de corrupção dentro do governo. Ela vai separar os órgãos de licitação, compras, almoxarifado e pagamento, ou seja, um servidor vai fiscalizar o outro e acabar de vez com o monopólio interno da administração em que uma só pessoa (atualmente, tratada como subprefeita) é quem manda em tudo. Ela licita, compra, recebe e autoriza o pagamento.

Após o bate papo descontraído, a prefeita resolveu abrir o jogo e disse que a quatro meses passado decidiu brigar pela reeleição no ano de 2016. Com o anuncio, a mandatária foi bastante saudada por uma saúda de palmas do publico presente. Mas, a prefeita precisa orquestrar uma equipe política e de marketing para enfrentar o grupo Renova Una, com muitas águias de ações populistas.

Grupo Renova Una
As principais lideranças políticas de Una, formada pelos ex-prefeitos Dejair, através do filho Tiago Birschner, e Zé Pretinho, além do presidente da Câmara, vereador Ailton Nunes, do vice-prefeito José Nildo e do ex de Dejair, Beto Careca, decidiram montar um grupo denominado de Renova Una para fazer frente à prefeita em 2016. Também faz do grupo o vereador do PT, professor José Jorge e uma ala do PT, e os vereadores Tanda e Man.

Tiago Birschner saúda Una pelos 91 anos.


A inteligência que vira desinteligência. Quebra-mola é significado de povo ignorante.

Atenção transeuntes que trafegam pela BA 001, a Secretaria de Viação, Obras e Transportes instalou, a revelia do DERBA (legítimo proprietário da via), ao menos dois miseráveis quebra-molas na entrada da cidade de Una. Um fica defronte ao anexo administrativo e outro defronte a entrada principal do bairro Sucupira. 

Os miseráveis quebra-molas têm pouca sinalização e este parece ter sido “feito a facão”, pois não obedecem aos critérios e limitações exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro - CTB. Não tem sinalização horizontal e os malditos não tiveram a pintura apropriada. Um verdadeiro risco às pessoas que trafegam pela rodovia. Por idêntica forma a prefeitura instalou dois na Getulio Vargas, defronte o campo da CEPLAC.

Ao ser instituído no ano de 1997, o CTB atribui a responsabilidade aos municípios de cuidar do trânsito urbano, com o cunho de orientar, fiscalizar e arrecadar as multas de trânsito, no que tange a parada e circulação. Mas, os prefeitos se omitem a colocar em pratica a previsão da Lei, uns por inércia e outros para não entrar em roda de colisão com os seus apadrinhados políticos. 

O trânsito municipalizado é importante para a receita do município, pois este recebe apoio do Ministério das Cidades para montar em suas vias, placas de sinalização, semáforos e radares. Isso educa o povo a cumprir a legislação de trânsito. Quebra-mola é um método arcaico que demonstra um governo retrógrado e uma sociedade mal educada.

Os quebra-molas podem comprometer o município em pelejas judiciais, pois não foi feito estudo de engenharia de tráfego e foram postos em locais que não compete ao município. Na hipótese de um acidente ou um dano no veículo, os prejudicados devem buscar no judiciário a reparação por parte da municipalidade. Ao contrário, o radar instalado o município passaria a arrecadar com as multas aplicadas aos infratores.