Apoio cultural

terça-feira, 19 de novembro de 2013

PACTO PELA EDUCAÇÃO REÚNE PROFESSORES DA ZONA URBANA E RURAL EM UNA

Por Erlan Santos - ASCOM P.M.U. - Sem ônus ao anunciante.
O encontro foi no dia 19 de Novembro no espaço do educador da secretaria da educação e contou com a participação de professores da zona urbana, zona rural e coordenadores do programa. O pacto pela alfabetização na idade certa é uma parceria firmada entre governo federal, estadual e municipal. 

A cidade de Una, através da Prefeita Diane Rusciolelli, teve o privilégio de ser a primeira cidade no ranking estadual a lançar o programa. O objetivo é fazer com que crianças até 8 anos de idade leiam, escrevam e desenvolvam as habilidades referente ao raciocínio lógico matemático. 

No encontro foram discutidas formas efetivas para o estímulo e desenvolvimento do aluno em sala de aula. As mediadoras do encontro foram as professoras Luzia Gonçalves orientadora do 3º ano do ensino fundamental e Marlei Silva Gomes orientadora do 2º ano do ensino fundamental sob a supervisão da UESC- Universidade Estadual de Santa Cruz e da Coordenadora municipal do programa Rita Teles. Esse é o 10º encontro e o tema discutido foi: Progressão Escolar e Avaliação. 

O encontro é feito de forma participativa, onde os professores apresentaram: um mapa conceitual referente ao tema em estudo, perfil das turmas e uma resenha sobre alfabetização. Essas atividades explanadas pelos educadores farão parte de uma intervenção para verificar o nível da aprendizagem do aluno. O evento foi finalizado com uma avaliação do encontro feito pelos educadores. Na oportunidade foi servindo um delicioso lanche pela equipe da secretaria da educação. 

O próximo encontro será em de dezembro com a realização de um seminário que terá como tema: Inclusão de todos no processo de Alfabetização.

Tiago e José Conceição condenados pela Justiça

Menininho danadinho nas coisas alheias.
Tiago dos Santos foi condenado às penas de três anos e três meses de reclusão, inicialmente em regime fechado, e ao pagamento de sessenta dias-multa. Ele responde pelo crime de furto qualificado. Já o seu comparsa José Conceição dos Santos foi condenado pelo crime de receptação e foi condenado às penas de hum ano de reclusão, cuja pena foi substituída para restritiva de direitos consistente na prestação de serviços à comunidade pelo prazo de seis meses.

Justiça quer falar com Cleuma e Kamila


Procurada. Está em Vitória do E.S.
0000335-28.2013.805.0267 - Ação Penal - Procedimento Ordinário(-999-)
Autor(s): Ministério Público De Una-Bahia
Reu(s): Clariane Santos Bezerra, Bruce Keynne Santos Queiroz, Cleuma Martins e outros
Despacho: EDITAL DE NOTIFICAÇÃO COM O PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS
(Justiça Gratuita)

O Doutor Juiz de Direito Substituto da Vara Crime da Comarca de Una, Estado da Bahia, na forma da lei, etc.

Foragida da Justiça. Tá na roça.
FAZ SABER a todos que o presente virem ou dele conhecimento tiverem, que se processando por este Juízo e Cartório, aos termos de uma ação penal – art. 33 e 35 da lei nº 11.343/2006 -, que a Justiça Pública move contra CLEUMA MARTINS, RG. nº 08660304501/BA, brasileira, solteira, nascida aos 12/06/1977, natural de Una (BA), filho de NÚBIA DA CONCEIÇÃO MARTINS, com endereço na RUA da Caixa D'Água, s/n, nesta Cidade; e, KAMILA SOUZA SANTOS, brasileira, nascida aos 18/08/1994, natural de São Mateus (ES), filha de JAMARA SOUZA SANTOS, com endereço na 1ª Travessa Edgar Coelho, nº 24, Bairro Marcel Ganem, nesta Cidade; as quais encontram-se em local incerto e não sabido, é o presente para NOTIFICÁ-LAS, na forma do art. 55 e §§, da Lei nº 11.343/2006, a fim de que responda a acusação que lhe é feita, por escrito e através de advogado, nos autos da ação penal (Processo nº 0000335-28.2013.805.0267), no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de lhe ser nomeado defensor dativo. E para que chegue ao conhecimento do denunciado, mandou a MM Juíza expedir o presente Edital, que vai publicado no Diário da Justiça Eletrônico. Dado e passado nesta Comarca de Una, aos 18 de novembro de 2013. Eu, _______________________, Escrivão que digitei e subscreví.

Juiz de Direito Substituto (assinatura no original)


Há mandado de prisão preventiva, em aberto, contra as ditas.

PM de Una e Camacan recapturam fugitivo de presídio de Itabuna.

Frio e calculista este cidadão.
Adelvan Soares de Andrade, vulgo João, nascido em 15/06/1968, saiu do presido em Itabuna, no indulto de natal, no ano de 2010 e só retornará hoje (19), devido a uma ação em conjunto da Companhia de Canavieiras / Pelotão de Una e de Camacan, com o Pelotão de Santa Luzia.

Adelvan é acusado de diversos crimes, dentre eles, a pratica do crime de furto qualificado na cidade de Canavieiras, no ano de 2008 e um homicídio contra um policial em 2000, dentro de um coletivo, na cidade de Itabuna, segundo alegou João ao ser preso. Adelvan tem uma pena a ser cumprida até 11/11/2022.
Amigo de João.

A recaptura do foragido aconteceu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (19), na Região da Francônia. Com João foi conduzido também ao plantão da DP local, o indivíduo Igor de Jesus Lima, morador de Santa Luzia, que estava junto com o foragido no interior de uma casa na citada região.