Apoio cultural

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O que falta à uma excelente prefeita.

Por Renê Sampaio - DRT 6.319
Se parte da equipe de Diane fosse comprometida, como a maioria da de Dejair foi, ela tivesse o carisma de Zé Pretinho e o bom senso de Luiz Elias, melhor prefeita não haveríamos de ter. Pois, não adianta fazer gestão sem bom senso, não ter a simpatia do povo e faltar-lhes uma equipe comprometida e competente, que faça valer os serviços públicos essenciais à comunidade. 

Goste quem gostar, pois "eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro, se achar que eu sou ruim" Nilton César.

Diane é uma prefeita sensível às criticas, afirma morador.

A noite parece dia, mas vejam uma pequena escuridão ao fundo da praça.
Ficou linda a praça.
O Una Na Mídia esteve agora à noite na Praça da Promessa atendendo a uma solicitação do morador Osteval Maciel, segundo Jhow, a prefeita foi sensível às criticas dos moradores e mandou consertar a iluminação do logradouro público. A Praça ficou linda, disse uma moradora. É preciso à inferência da prefeita para trocar quatro ou cinco lâmpadas.

Osteval mostra uma parte sem lâmpadas.
Uma moradora da praça disse que procurou incessantemente o chefe de iluminação da prefeitura, para dar um jeito no sistema de iluminação, porém o mesmo levou o caso na graça, chegando ao ponto de dizer que a caminhonete poderia atolar dentro da praça. Esta é uma versão que coincide com a de Osteval. Jhow disse que iria botar a boca no trombone, porém o chefe respondeu que não adiantaria nada, pois a prefeitura não tinha dinheiro para comprar as luminárias.

Outro pedido dos moradores é de que a prefeita mande colocar uma lixeira na praça, pois quando há eventos, a praça fica infestada de copos descartáveis, devido à falta de caixa coletora de lixo. Ainda, falta um pedaço da praça, sentido Campo da CEPLAC, ter as lâmpadas queimadas substituídas, mas já melhorou muito, afirma a Srtª Telma Damasceno, moradora das redondezas. 

Vejam o que disse o morador Rony Claudio em seu facebook

AGORA SIM, PRAÇA DA PROMESSA 100% ILUMINADA.

Gostaria de parabenizar, em nome da prefeita Diane Rusciolelli, toda equipe da Prefeitura de Una que esteve envolvida direta ou indiretamente na manutenção da iluminação da Praça da Promessa que se encontrava em estado caótico.

Trabalho se faz com ações e não com certos idiotas puxa saco que nem nas redondezas da referida praça residem e ficavam postando inverdades sem saber do sofrimento que nós moradores estávamos passando com constantes assaltos, tendo que fechar nossas residências mais cedo.

O trabalho foi bem feito e com o cair da tarde, a noite acabou virando dia com o banho de luz recebido e com a mesma lâmpada utilizada na Avenida Beira Rio.

Mais uma vez venho dar os parabéns a todos, porque, nós moradores, queríamos era apenas isso.

QUATRO BANDIDOS ENVOLVIDOS NO ROUBO AO BB DE MUCUGÊ MORREM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Do: Ocorrência Policial Bahia
Foto: Itaberaba Notícias

Uma ação conjunta das equipes de polícia da região de Irecê e da policia especializada em de roubo a banco , CAESA, de Salvador, acabou em confronto com marginais, na manhã deste sábado, na região do povoado de recife município de Cafarnaum. De acordo com informações da policia, os quatro homens mortos podem ter ligação com vários assaltos a banco na Bahia. Os corpos estão sendo levados para o IML da cidade de Irecê. A polícia continua em operação para prender outros elementos.






Na última quinta-feira, outros dois homens foram mortos em confronto com a policia na zona rural da cidade de Canarana, um deles era acusado de participação em vários assaltos a banco, a polícia cumpria mandato de prisão, quando ouve a troca de tiros que culminou na morte dos bandidos.







Na manhã desta sexta-feira (08) após receber denuncia anônima, dando conta que um veiculo suspeito, vinha sendo deixado estacionado por pelo menos 04 dias em locais diferentes, no Distrito de Salobro, a 20 Km da cidade de Canarana-Ba. Uma guarnição da CEASA, em conjunto com a Polícia Militar loca apreenderam um veiculo Strada de Placa Policial OEC-0012 de procedência da cidade de Teresina -PI.











De acordo com informações do site RF Noticias, a Delegada do município de Canarana, Dra. Marinalva de Jesus Silva, disse que existe uma possibilidade do veiculo ter sido usado na fuga dos elementos que assaltaram o Banco do Brasil na cidade de Mucugê, no ultimo dia 06, uma vez, que as informações dão conta, que um veículo igual, teria sido o ultimo carro usado pela quadrilha.







Apesar de ser ainda uma possibilidade, a suspeita ganhou força, quando a polícia encontrou no interior do veículo, um recibo de abastecimento no valor de 265.00 , realizado no dia 05, data anterior ao assalto, no horário das 09h02, em um posto de combustível, localizado na cidade de Souto Soares, que fica a 126 KM da cidade de Mucugê.Outra informação que a policia vem apurando, dá conta que o referido veículo foi visto circulando na cidade de Barro Alto, onde ouve uma tentativa de arrombamento a um Caixa Eletrônico, na madrugada da ultima quinta-feira(07). Quanto a notícias de que os dois homens mortos em confronto com a polícia na zona rural de Canarana, teria participação no assalto de Mucugê, a delegada informou, que só a partir do final das investigações , será possível fazer qualquer tipo de afirmação.

Nildo foi aclamado presidente do PT em Una.

Foto: AtitudeemUna
Nildo Som quer ser prefeito pelo PT
O Vice-Prefeito José Nildo Santos Nascimento foi aclamado ontem (10) como o novo presidente do diretório do PT local, Nildo Som obteve 100% do votos, dos 501 votantes. Não houve concorrente.

Nildo Som recusou ao convite de ingressar no PROS, em prol de seu nome ter sido uma unanimidade na legenda dos trabalhadores. Ele disse que pretende renovar o quadro de filiados e criar uma sede para a diretório. A posse do novo presidente será no dia 20 de fevereiro do próximo ano.

O desejo de Nildo era ser o candidato a prefeito do partido, nas eleições passadas, porém ficou refém do diretório que optou em colocá-lo como vice na chapa encabeçada por Diane Rusciolelli. Nildo, à época, chorou quando anunciaram a decisão. 

Diane conseguiu calçamento para o distrito de Colônia.

Recurso na ordem de R$ 394,2 mil foram liberados do Tesouro Nacional para pavimentação e drenagem de algumas ruas do distrito de Colônia de Una. O recurso é fruto de uma emenda parlamentar do deputado Paulo Sérgio Paranhos de Magalhães. 

Segundo, informações de órgão da Prefeitura, o dinheiro já está alocado no caixa do município e aguarda processo licitatório para inicio das obras. A prefeita Diane Rusciolelli pediu o maior empenho da sua equipe para o que processo seja o mais ágil possível.

SEEC lança Programa Viva a África, viva ao povo brasileiro.

MISTURA BOA
 Há tempos eu era.
Há pouco tempo eu sou.
No espaço de quem eu era
E de quem eu sou
Descobrir as interfaces
Da pigmentação desta pele humana e frágil.
Trago em minha cara
As marcas das lágrimas
Que ganhei ao nascer desta cor.
Sou a mistura
Bruta e clara
Da ginga, da alma, do batuque
De tanta gente, de tanto sangue,
de tanta luta, de tanta dor.
Sou chamada de morena, preta,
amorenada, quase clara.
Ou cochicham à surdina: negra assanhada!
Sou mestiça, obrigada a dizer:
Sim, senhor!
Nesta terra das misturas,
E tão impune
A senzala é ocupada por todas as cores.
Agora, face a face
Sem buscar disfarce
Vejo-me grande e bela
E de toda cor.
Luciane
O dia da Consciência Negra foi instituído através da Lei Federal de nº 12.519 de 10 de novembro de 2011, como o dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. Assim como a Lei nº 10. 639, sancionada em janeiro de 2003 viabiliza a milhares de jovens negros e brancos aprender sobre a cultura e a história afro-brasileira e a conviver e respeitar as diferenças da formação multicultural do povo brasileiro.

Na Lei nº 10.639, Art. 26º determina que nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, considerando que: 

§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de TODO o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

Diante destes pressupostos legais é evidente a importância das instâncias de educação formal o trabalho com a história da África e dos africanos e suas contribuições na cultura brasileira, como ação e objetivo fundamental da República Federativa do Brasil garantida pela Constituição Federal de 1988, Artº 3: 
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Sendo assim, é fundamental que a comunidade escolar e toda a sociedade compreendam e tenha a consciência de respeito, valorização e combate a todo o tipo de conduta, palavras, ações e qualquer outro tipo de manifestação que venha inferiorizar e discriminar os negros no Brasil em descumprimento a Lei Federal de nº 9.459 de 13 de Maio de 1997, quando determina que:

Art. 1º Os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."
"Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: RECLUSÃO DE UM A TRÊS ANOS E MULTA.

Objetivo Geral:
Homenagear o dia da consciência negra no Brasil destacando as contribuições dos povos africanos na formação cultural, socioeconômica e política na Bahia e de Una e os avanços legais.

Metodologia:
Realização de Cortejo Cultural (todos os grupos e associações de manifestação da marcas dos povos africanos em Una/Ba);
Divulgação do projeto nas escolas e inscrição dos candidatos para o Concurso Beleza Negra 2013: “Una negra como a graúna”; 
Inscrição de representantes da culinária africana e nacional;
Concurso da beleza negra 2013: Realização de desfile no dia 22/11 no Anf Teatro às 19h 00. Inscrição no Departamento de Cultura e nas Secretarias das escolas até o dia 17/11.
Realizações de apresentações culturais por escola municipal e estadual no Anf Teatro (música, dança, teatro e poesia)
Concurso de Artes Plásticas em homenagem ao dia da Consciência Negra. Inscrição no Departamento de Cultura e nas Secretarias das escolas até o dia 17/11; 
Venda de culinária de origem africana e nacional;
10 minutos de apresentação para cada escola e grupo cultural;
Ordem de apresentação a ser definida conforme parecer da escola em relação ao tipo de apresentação dentro da temática do evento supracitada.

Apresentações: Local: Anf Teatro de Una. Horário: A partir das 18:00. 

Diane entrega ônibus escolar à comunidade.

Diane recebe as chaves da mão do governador.
Uma conquista da Dep. Ângela Souza
Regrado a uma chuva de fogos de artifício, a prefeita Diane de Brito Rusciolelli entregou, juntamente com a Deputada Ângela Souza, mais um ônibus para a comunidade escolar. Este transporte é fruto de uma reivindicação da parlamentar junto ao Governador Jaques Wagner, e deve se juntar aos outros seis do Programa Caminho da Escola. Do Programa, a Prefeitura de Una já recebeu dois, restando mais quatro, que devem ser entregues, ainda, este ano.

Dos dois primeiros ônibus, um deles ficou sem rodar por aproximadamente dois meses, em face de ter sido detectado a falta de uma vareta de óleo. O ônibus veio rodando de Salvador e não derramou óleo pela vareta, o que leva a crer que a dita foi retirada no pátio da prefeitura. Diane tem enfrentado a fúria de alguns servidores, devido ter cortado algumas regalias. 

Nossa crítica

Estes carros precisam funcionar.
Dois micro-ônibus encontram-se abandonados numa área federal, em virtude de falta de pneus e peças no valor de R$ 2.500,00. Um dos ônibus rodou até o último dia do mês dezembro do ano passado. Os ônibus parados representam um custo a maior, equivalente a R$ 17 mil, segundo especialistas no assunto.

Nossa história em fotos.

Colaboração de Ocimar Barbosa
FESTA DOS 50 ANOS DO CLUBE SOCIAL DE UNA, EM 17.11.2002, COM A BANDA “ OS BRASAS”. NA FOTO, DIRETORIA (OCIMAR, TAMPILHA, TIÚBA, SINVAL, DARCY E WALTER BARÃO) HOMENAGEANDO A PROFESSORA JADNA SOUZA, GRANDE COLABORADORA DO CLUBE.

Prefeita chama equipe na chincha e manda reparar iluminação.

A praça vai ficar bela.
Graças as insistente noticias deste blog, a Excelentíssima Senhora Prefeita chamou a sua equipe na chincha e mandou que os mesmos reparassem a iluminação da Praça da Promessa. Este ato é uma prova inconteste de que a mandatária precisa conversar com a pessoas e conhecer os problemas de seus administrados de perto, como falou Osteval a este blog.

Malgrado Diane está cheia de boas intenções com o município, parte da sua equipe não vem correspondendo com as expectativas da chefa, nem com a da comunidade, que votou nela. Um simples aterro resolveria e muito o problema de Outeiro e parte das estradas da Zona Rural, porém isso parece mais difícil do que o asfalto da Colônia.

A Secretaria de Educação, o Hospital Municipal e o Setor de Licitação foram um dos maiores problemas enfrentados pela prefeita, mas após mudar as peças, simplesmente as críticas desapareceram.