Apoio cultural

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Governo da Bahia e Prefeitura oferecem mamografia no Centro de Saúde

Mulheres aguardam o momento do exame
 ASCOM -Erlon Santos-Sem ônus ao anunciante
Carreta do Governo do Estado
Iniciou nesta segunda-feira, dia 1º de julho, os exames de mamografia realizado gratuitamente em mulheres de 50 a 69 anos de idade, para rastreamento do câncer de mama. Os exames acontecerão até o dia 17 de Julho. A unidade móvel já está na cidade de Una no centro de saúde, o atendimento está sendo realizado por ordem de chegada. A iniciativa é do governo da Bahia em parceria com Secretaria de Saúde de Una. A prefeita Diane Rusciolelli ressaltou a importância do exame de rastreamento do câncer e ressaltou que todas as mulheres na faixa etária devem fazer o exame.

Voa Telexfree. Decisão do STJ mantém suspensão das operações da Telexfree

Do: Portal G1

Uma decisão tomada nesta terça-feira (2) pela ministra Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve suspensas as operações da Telexfree. O tribunal não chegou a analisar o recurso da empresa Ympactus Comercial Ltda, operadora da Telexfree, por entender que ainda havia pendências para serem analisadas pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC).

A atuação da empresa em todo o país está suspensa por decisão da Justiça do Acre desde o dia 18 de junho, o que provou protestos por parte de divulgadores que investiram dinheiro no negócio. A Justiça impediu novas adesões e pagamentos aos divulgadores.

A Telexfree é suspeita de atuar em um esquema de pirâmide financeira, ilegal no Brasil. Esse tipo de negócio pode prejudicar os últimos investidores a aderirem. A estimativa é de que cerca de 1 milhão de pessoas em todo o país tenham se associado à Telexfree.
saiba mais

A ministra Isabel Galloti disse ainda que um novo recurso ao STJ pode ter dificuldades de prosperar uma vez que não é possível reexame de provas que avaliem a diferença entre pirâmide financeira e marketing multinível ou marketing de rede, atividade na qual a empresa afirma atuar.

O entendimento do STJ é de que não se pode reanalisar provas colhidas e discutidas em instâncias inferiores.

“Acrescento ainda que, na hipótese em análise, para real compreensão da controvérsia, haveria necessidade de reexame do conteúdo fático probatório dos autos, justamente em relação à diferenciação entre as atividade que a requerente alega desenvolver e a pirâmide financeira, o que faria também incidir o óbice do enunciado 7 da súmula desta Corte”, afirmou a magistrada.

Nesta terça, o presidente do TJ do Acre, Roberto Barros, afirmou a jornalistas que osprotestos realizados por divulgadores não vão influenciar no julgamento sobre o caso, que será realizado na próxima segunda-feira (8) na 2° Câmara Civil do tribunal. O tribunal deve decidir se a empresa pode ou não voltar a atuar.

Além disso, o Ministério Público do Rio Grande do Norte informou que vai abrir um inquérito civil para investigar a atuação de empresas de marketing multinível no estado. As empresas investigadas são Telexfree, BBom, NNex, Multiclick, Priples e Cidiz. A promotoria de Defesa do Consumidor será responsável por apurar se o funcionamento destas empresas se constitui em pirâmide financeira.

Povo de Una se reúne em protesto pacífico e apartidário.

Povo nas ruas pede melhorias dos serviços públicos
Superando a expectativa de alguns, inclusive com alguns comerciantes fechando as portas, diversas pessoas da comunidade fizeram um manifesto pacífico e reivindicatório. Muitos cartazes pedindo melhoria nas estradas, no emprego e renda e na área da Saúde. As estradas vicinais e a ausência da prefeita para discutir os problemas da sociedade foram outros pontos do movimento. Houve até quem pedisse a realização da micareta.

Infeliz foi um professor que pediu um gabinete para o vice-prefeito e que este tome parte nas decisões do Executivo. Vice-prefeito não tem responsabilidade jurídica perante o município. É um mero substituto do prefeito, segundo a L.O.M (Seção I, Capítulo II). Demonstração de inteiro desconhecimento da Lei Orgânica Municipal, por parte do mestre.

Embora alguns tenham levado o foco do movimento para o campo da política partidária, o movimento alcançou o seu objetivo que foi reivindicar melhorias para comunidade e a transparência na aplicação dos recursos públicos. Houve cobrança sobre a ineficiência da Secretaria de Saúde em não funcionar o PSF do bairro Marcel Ganem, em combater a epidemia da Dengue e coibir a rede de esgoto do bairro, que se encontra a céu aberto. A falta de apoio a Casa da Criança também foi referenciado pelos manifestantes.

O movimento contou a participação de aproximadamente 1.000 pessoas. Saiu do bairro Sucupira, percorreu o centro da cidade até o final da Rua Presidente Kennedy (Usina), retornando pela Getúlio Vargas e encerrou na porta do paço municipal onde foram realizados alguns discursos inflamados, de pessoas que se diziam abandonados pela administração. Duas viaturas da PM local, três do T.O.R. da Companhia Rodoviária e duas da CIPE-Cacaueira estiveram no movimento. A Guarda Municipal também apoiaram o evento.