Apoio cultural

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Dois candidatos sub judice disputarão as eleições deste ano.

Davi Cerqueira dos Santos pelo PSB e Dejair Birschner pelo PP, ambos escolheram servidores públicos como seus vices na chapa majoritária. Cerqueira tem a professora Maria Jane Ferraz da Silva Matos, que também é serventuária da justiça, como vice, já Birschner escolheu o escriturário da prefeitura José Roberto de Almeida, como seu companheiro de chapa.

Tanto Davi quanto Dejair estão com os seus registro em analise por corte superior. Davi teve o registro deferido pelo Juízo da Zona de Canavieiras, que foi questionado no Tribunal Regional Eleitoral, enquanto Dejair teve o registro indeferido pelo juiz Antonio Cândido Garcia de Oliveira, porém recorreu da decisão à Salvador.

Dos 105 candidatos a vereador apenas 90 já tiveram seus registros deferidos pela Justiça Eleitoral. Roberto Carlos Brito (PCdoB), Aurino Reis Lima (PTB), Gleciane Birschner (PR), Clodomir Vicente Brioschi (PTC), Élson Avelino dos Santos (PtdoB) e Evange Erculano dos Santos (PtdoB) renunciaram as suas candidaturas, ao passo que o PDT e o PT cancelaram os registros de Marcos Antonio Nunes dos Santos (Marquinhos Popular) e Mario Sebastião França Pereira (Marito), respectivamente. A Justiça Eleitoral indeferiu os pedidos de registro de Alziro Benigno da Silva Filho “Gazo” (PTC), Giltamar Ribeiro dos Santos (PTC), Jonas Lima Cambra (PMDB), Valdemar Santos (PSDC) “Dema do Açougue”, Valderleidi de Oliveira Cerqueira (PTdoB) “Derelei. Renê Sampaio Medeiros (PR) e Luciene Cerqueira dos Santos (PTdoB), que também tiveram seus registros indeferidos, ingressaram com recurso.

Presos fogem da Delegacia de Polícia.

Abrindo um túnel com cerca de 15 metros, oito detentos fugiram nesta madrugada (12) do Complexo Policial de Una. Os fugitivos são Renivaldo Conceição Silva e Crispiniano Fernandes da Silva, vulgo Crispim, acusados por homicídio; Agenilson Francisco dos Santos, Vulgo Ge, além de Pedro Costa da Silva, vulgo “Paulista”, ambos acusados pelo crime de roubo, todos esses presos estavam à disposição da Justiça de Camacã, uma vez que cometeram os crimes na cidade de Arataca. Também fugiram Valdir Conceição dos Santos e Agnaldo Silva Santos, acusados de homicídio, além de Evandro Sales Rosa, preso por furto e Edmilson de Jesus Santos, vulgo Bocais, respondendo por homicídio tentado.

As Policias civil e militar estão em diligência objetivando recapturar os fugitivos, ademais deve ser instaurada uma sindicância por parte da Coordenadoria de Polícia Civil em Ilhéus para investigar a fuga. O sistema prisional nas cidades pequenas é precário e muitas das vezes é feito por homens da prefeitura, sem preparo técnico-policial para a função, em Una além do carcereiro da prefeitura, tem sempre um agente de Polícia Civil que tira plantão cuidando da custódia dos detentos.

Roberto Carlos está fora da presidência do PCdoB.

Após ter sido tolhido do direito de concorrer nas eleições, tudo indica que Roberto Carlos foi destituído da presidência do PCdoB na tarde desta quinta-feira (11), por dirigentes regionais que estiveram na cidade, para tratar do assunto. Um dos fundadores do partido, Roberto deu destaque à sigla no cenário político do município, inclusive contanto com a vice numa das chapas majoritária que concorrem às eleições desde ano.

Em 1988 quando ninguém acreditava no partido Roberto resolveu aderir à sigla e com a sua bicicleta fez história, inclusive dando uma boa votação à deputada Alice Portugal nas eleições de 2006. O partido hoje conta com mais de 400 filiados.

Roberto conseguiu manter o partido como um exemplo e se destacando quando o quesito é organização, porém facilitou o ingresso de algumas figuras oportunistas na política de Una que já vinha minando o presidente desde o ano passado, quando queriam impor candidaturas e controle soberano do partido.

Este ano o presidente destituído enfrentou a maior polêmica quando da arrumação na chapa majoritária, todavia logrou êxito, porém seus companheiros o extraíram da condição de candidato a vereador, e agora chegou ao cúmulo do absurdo no uso de argumentos subterfúgios para questionar até mesmo a religiosidade do cidadão, só para destituí-lo da presidência. Assumiu a direção provisória a professora Cândida.

Motoristas são multados por propaganda sonora irregular

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MPE Data: 11/09/2008 Redatora: Maiama Cardoso - MTb/BA 2335
Flagrados em blitz realizada pelo Ministério Público estadual em conjunto com a Polícia Militar para coibir propaganda sonora eleitoral e comercial veiculadas de forma irregular no município de Ilhéus, doze motoristas estão obrigados a pagar multa de R$ 100,00 em crédito de combustível destinado a entidades públicas. Todos eles, segundo informou a promotora de Justiça Karina Cherubini, assinaram também um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) comprometendo-se a observar a legislação eleitoral e municipal que regula a propaganda sonora. Caso descumpram com o acordo firmado no último dia 8, cometendo nova infração, eles serão submetidos a pagamento de multa no valor de R$ 650,00.

Dos doze motoristas flagrados, apenas um estava realizando propaganda comercial, os outros 11 estavam, conforme a promotora, veiculando propaganda de candidatos diversos de forma irregular. De acordo com Karina Cherubini (promotora que atua na área ambiental), a conduta dos motoristas não poderia ser aceita porque ações educativas já haviam sido implementadas pelo Ministério Público para esclarecer aos partidos e candidatos de Ilhéus as regras relativas a propaganda sonora. No último dia 2 de setembro, ela e a promotora de Justiça eleitoral Luciana Isabella Moreira, reunidas com representantes das delegacias de Proteção Ambiental, Circunscricional de Polícia, 2º Batalhão de Polícia Militar, 13ª Ciretran e Secretaria de Transportes e Trânsito, detalharam aos representantes de coligações partidárias das zonas eleitorais de Ilhéus e aos candidatos a cargos eletivos a recomendação que expediram em 28 de agosto.

Na recomendação, as promotoras solicitaram aos partidos que cientificassem aos seus candidatos as normas que regem a propaganda sonora: limite de 80 decibéis para som nos veículos de propaganda; horário de 8h às 22h como permitido para circulação dos mesmos; proibição do uso da aparelhagem sonora de propaganda em distância inferior a 200m das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, das sedes dos órgãos judiciais, quartéis, hospitais, escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatro; dentre outras. Karina Cherubini e Luciana Moreira requereram ainda no documento que os candidatos verificassem o conhecimento dos motoristas a respeito da legislação para utilização de propaganda sonora, incluindo a localização das zonas de silêncio.