Apoio cultural

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

PT fará eleições gerais no próximo domingo

Uma estrela vai brilhar
Numa demonstração de pura democracia o Partido dos Trabalhadores realizará no próximo domingo (02) as eleições gerais do partido, onde será eleito o presidente nacional da sigla, diretórios estaduais e municipais.

Na Bahia existem seis nomes concorrendo à presidência da Executiva Estadual. Os candidatos Marcelino Gallo, Jonas Paulo, Neuza Cadores, Peri Falcon, Ednice Santana e Hipólito Brito, concorrem numa briga bastante acirrada e com apoio dos mais diversos.

Una conta com dois nomes, Marinalva Leite da Silva e o atual presidente Sinval de Souza Pinto. Pinto trabalha no objetivo de se re-elege e eleger o nome de Jonas Paulo enquanto o ex-presidente Helvécio Serra Rufino articula por fora para eleger a presidenta e re-eleger o atual presidente do Diretório Estadual, Marcelino Gallo.

Há informações de fortíssimas interferências direta do atual secretario da Agricultura do estado da Bahia na escolha do nome de Marcelino Gallo para dirigir o partido, inclusive mantendo diversos contatos com lideranças partidárias no município em busca do apoio e incondicional.

Um militante do partido sentiu-se desconfortável ao tocar seu telefone, e justamente ser o secretario da Agricultura, que não mantinha contato desde as eleições de 2006, quando foi candidato a deputado e recebeu o amplo apoio do militante, doravante o assunto era justamente sobre as eleições gerais do partido. Adivinha para quem ele pediu o voto?


O Diretório Municipal do Partido se articulava para não haver concorrência nas eleições locais e nem divulgaram os cartazes publicitários referentes ao pleito, entretanto foram surpreendidos com o registro da chapa da candidata Marinalva. Chamados ao consenso os oposicionista decidiram por não aceitar e partir para a disputa nas urnas.

Caso Matone: Repercussão na região Sul

Levado ao ar na íntegra uma entrevista do Promotor de Justiça da Comarca de Una Dr. Marcio Clovis Bósio Guimarães, sobre o Caso Matone apurado pela Promotoria do município e pela Procuradoria Geral da Justiça, a TV Cabralia deu ênfase a matéria e ganhou repercussão na região e no Brasil através da Record News Nordeste.

Outra empresa que também divulgou as audiências da terça-feira (27) foi a TV Santa Cruz, que já vinha também cobrindo o caso e foi à pioneira no seguimento televisão na divulgação das investigações. As rádios de Itabuna e de Ilhéus enfatizaram os fatos em seus programas jornalísticos.

Nas cidades da região sul, muitas pessoas concentradas em praças vêm discutindo o assunto desde quarta-feira (28). Os fatos foram levados ao conhecimento da sociedade em primeira mão pelo Jornal A Região no mês de janeiro, escancarando a cara do prefeito Zé Pretinho na primeira pagina com a chamada “Máfia do crédito desvia 1,2 milhão”. O jornal Correio do Estado e o Diário do Sul também publicaram matéria sobre os fatos, além do jornal O Globo On-line.

O Ministério Publico Estadual vem investigando os fatos desde fevereiro deste ano, quando funcionários da Prefeitura Municipal de Una e não funcionários tomaram empréstimos com descontos consignados em folha de pagamento com parcelas mensais de cerca de R$ 3.700 para pessoas que ganhavam apenas um salário mínimo.

No mês de setembro do MP denunciou quatro não funcionários pelos crimes de estelionatos e falsidade ideológicas, que foram interrogados pelo Judiciário. Com o surgimentos de novas provas, a Justiça decidiu por ouvir os réus novamente. As novas provas foram as gravações telefônicas com ordem judicial e encaminhamento dos documentos pelo Banco Matone o que pode ter assegurado a verdade dos fatos.

O gestor e os demais vinte e quatro acusados ainda vem sendo investigados pela Procuradoria Geral da Justiça pelo prefeito ter direito a foro privilegiado de acordo com a Constituição Federal e deverá ser denunciado pelo Procurador-Geral ao Tribunal de Justiça.

Zé Pretinho também vem sendo investigado pela Polícia Federal, Ministério Público Federal, sobre desvio do FUNDEF apontado no relatório do Tribunal de Contas referentes ao ano de 2005. A promotoria de Una também investiga suposta fraude em licitação e pagamento a empresas inexistentes.

As contas da prefeitura referentes ao ano de 2006 foram rejeitadas pelo TCM que apontam uma série de irregularidades, referentes ao desvio de recurso do FUNDEB, falta de prestação de contas de royalties, fragmentação de despesas para burlar a Lei de licitações, pagamento a pessoas físicas e jurídica sem os devidos documentos nos processos de pagamentos e outras.