Apoio cultural

sábado, 9 de junho de 2007

Motim acaba em tragédia em Canavieiras

Foto do Delegado Maia
Com inicio por volta das 05:30 horas desta madrugada uma rebelião na Cadeia Pública em Canavieiras acaba em tragédia com o assassinato de um preso de nome José Washington Cunha de 23 anos.

Após a intervenção da Quinta Companhia daquela cidade com apoio do Companhia Ações Especial da Região Cacaueira (CAERC) e Policiais Civis o conflito foi contornado por volta das 08:00 horas.

O Presídio ficou completamente acabado e os presos foram transferidos sob forte escolta de segurança para o Presídio Ariston Cardoso em Ilhéus.

O Delegado da Cidade Dr. Marcos Diogenes Lopes Maia informou que vai instaurar Inquérito Policial para apurar as causas da morte do detento, suspeita-se que os amotinatos o assassinaram sobre o pretexto de ser ele informante da Polícia.

Juiz ágil deixa comunidade mais tranquila em Una.

Com um bom relacionamento interpessoal com os serventuários, e ao lado da Drª Alessandra Vasconcellos Dumas de Medeiros Netto, Juíza de Direito em Canavieiras, o Dr. Ricardo Dias de Medeiros Netto, tem se mantido distante da sociedade unense, sem muitas amizades na cidade. O meritíssimo dedica seu tempo integral ao serviço público, chegando cedo e saindo tarde do fórum da comarca, e ainda ficando até tarde em seu escritório na Casa do Juiz, objetivando assim julgar 1000 (mil processos) até o final deste ano. Basicamente esta é a vida do magistrado em Una.

Advogado renomado na área tributarista, e Juiz desde 2002, Dr. Ricardo é oriundo da comarca de Piatã na Chapada Diamantina. O magistrado não chegou para brincadeiras, e sim para agir dentro da Lei sem discriminação ou preconceito de qualquer natureza, homem de frases consistentes e de muita ação. Este é o resumo do profissional do titular da Comarca de Una que é bem privilegiada por estar localizada entre as cidades de Ilhéus e Canavieiras, com um ótimo nível de intelectualidade entre os funcionários, porém com algumas lacunas em números de vagas a serem preenchidas.

Já existem três pessoas preparadas para assumir funções no Judiciário em Una, todavia ainda não foram nomeadas pelo Tribunal de Justiça o que tem de certa forma dificultado os trabalhos, haja vista que são preenchidas por servidores públicos municipais. Após o concurso, que já tem mais de quatro anos de realizado, dois serventuários já foram demitidos e ainda não foram preenchidas as suas respectivas vagas.

Um advogado esclareceu que Juiz ágil como o Dr. Ricardo torna-se a importante a aplicabilidade da justiça, vez que há movimentações na comarca que envolve diversos profissionais direta e indiretamente nas causas, “processo parado não é bom para ninguém”, afirmou o bacharel. A morosidade da justiça força a prática da corrupção entre maus serventuários que aproveitam da oportunidade para coagir e chantagear advogados e partes interessadas.