Apoio cultural

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Zé pretinho é punido pelo TCM

Fonte: http://www.bahia.ba.gov.br/segov/egba/diario/_DODia/DO_frm0.html



Processo nº 1992/07 - Termo de Ocorrência referente a Prefeitura Municipal de Una. Gestor/Denunciado: Senhor José Bispo Santos. Decisão: com fulcro no prescrito no artigo 1º, inciso XX da Lei complementar nº 06/91, combinado com os artigos 3º e 10 §1º, da Resolução TCM nº 1.225/06, concluiu o Colegiado pelo conhecimento e pela procedência do Termo de Ocorrência, para imputar ao denunciado, com lastro nos artigos 1º, inciso XII e 71, incisos II e III da Lei Complementar nº 06/91, multa no valor de R$1.000,00 (um mil reais), que deve ser recolhida na forma estabelecida na Resolução TCM n.º 1.124/05, sob pena de se adotar as medidas preconizadas nos artigos 49 e 74 da multicitada Lei Complementar. Relator: Conselheiro Paulo Maracajá Pereira. Ato: Deliberação nº 469/07.

A pratica da opressão.


Na manhã desta sexta-feira (25) o radialista Renê Sampaio foi citado judicialmente pela Justiça Pública do município para audiência no dia 20 de junho de 2007, alusivo a queixas-crimes prestadas pelo Sr. José Bispo Santos, prefeito de Una, Derneval Gomes Fortunato, secretario de Viação Obras e Transportes e Provedor da Santa Casa, Sr. Joselito Paixão Soares, chefe de Departamento Pessoal, e pelo Sr. Antonio Bispo Santos, irmão do prefeito e ex Secretário de Finanças do município.

A queixas referem a acusações únicas de que o radialista levou ao conhecimento do público, matérias dos jornais A Região, Correio do Estado, Diário do Sul, rede de TVs, Bahia e Record e Radio Sociedade da Bahia. As acusações também fazem alusões ao envolvimento de ambos na Máfia do Crédito Consignado e do prefeito Zé Pretinho na Máfia do Crédito do PROCEM no antigo Baneb, em que resultou em denuncia do MP a época.

Isto é uma forma de fazer pressão e calar a boca do povo, o que não vai acontecer, pois o radialista documentado certamente irá se defender das acusações a ele imposta, a exemplo da emissão de pagamento por parte da prefeitura a empresas fantasmas em Itabuna, Ilhéus e Itapé.

Zé Pretinho também alegou “portanto, não há duvidas quanto aos crimes de CALÚNIA, INJÚRIA E DIFAMAÇÃO, fazendo referencia ao querelante, como participe do governo da roubalheira, mentirada, descaração, nepotismo e corrupção” (Sic). Pobre coitado prefeito, não paga a empresas fantasmas, não mente, não emprega parentes e nem é corrupto. Da vontade até de chorar, com a inocência de Zé Pretinho e sua turma.

Eternas amizades não se acabam assim.


A presença sempre do Deputado Paulo Magalhães (DEM) neste município dava tranqüilidade e conforto aos munícipes de Una, pois lhes assegurava uma boa representatividade junto ao cenário político nacional, ainda mais da forma como era tratado intimamente pelo prefeito Zé Pretinho (PT do B) que carinhosamente o chamava de “Paulinho”.

A presença constante de um deputado numa cidade de pequeno porte significa, além da representatividade política também o bom relacionamento do gestor nos gabinetes dos ministros e nas repartições públicas do estado e da federação, ainda mais sendo intimo, como era o caso de Zé Pretinho e Paulinho.

Só que após a manchete do semanário jornal A Região “Máfia do Crédito Consignado desvia mais de 1,2 milhão” do dia 27 de Janeiro de 2007, com uma grande foto de Zé Pretinho, o deputado nunca mais apareceu na sede de município. Então vieram as eleições da UPB e o amigo Zé Pretinho, sentindo-se desprezado pelo intimo amigo resolveu intimida-lo e votou no candidato de oposição ao Carlismo.

José Bispo não esperava que o pior pudesse lhes acontecer, além do seu candidato na UPB perder as eleições, a TV BAHIA da família ACM estampou no primeiro bloco do BA TV 2ª Edição, uma manchete mais ou menos assim “MP investiga prefeito de Una pela Máfia do Crédito Consignado” e passou a acompanhar as investigações passo a passo. Zé Pretinho passou a ser conhecido no Brasil inteiro, pois até o jornal O Globo On Line, publicou na íntegra a reportagem da TV.

Desgarrado sem lenço nem documento¹, pois não tem encontrado apoio nos partidos de esquerda e totalmente “queimado” nos de direita, dominados ainda pelo império Carlista, e parte pelo Soutistas, representado por Dejair Birschner. Zé Pretinho está refém das verdadeiras denuncias que a cada dia são constantes na imprensa regional.

“Que nada Paulo Magalhães nunca mais veio a Una devido aos problemas na aviação civil”, falou um amigo intimo de Zé Pretinho, pena que este seja mais um enganado por ele. A verdade é que um deputado jamais vai colocar a sua reputação em jogo diante de um “amigo” que ocupa um bloco de jornal falando sobre denuncias de seu envolvimento em escândalos. Aguardem a próxima novela “Eternas amizades não se acabam assim”.


1 - Música Alegria Alegria - Caetano de Veloso