Apoio cultural

domingo, 4 de setembro de 2016

A Economia e as nossas Instituições

Por: Professor de Economia Gilvan Tavares
O Neo-institucionalismo é uma corrente da ciência econômica que busca explicar o papel das instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc.) na determinação dos resultados econômicos no Mercado. Ou melhor, os estudiosos institucionalistas procuram evidenciar que o desempenho da economia de um País, depende basicamente da maturidade e da consolidação das suas Instituições, ou na linguagem do materialismo histórico Marxista, da sua superestrutura( justiça, política, educação, religião etc.)

A economia de mercado não se alimenta apenas das teorias, modelos e leis econômicas. A complexidade da sua prática também envolve um relacionamento e uma influência muito significativa do desempenho das instituições sociais que compõem uma sociedade. O comportamento dessas entidades sinaliza práticas que definem os rumos do mercado. A instituição Política, por exemplo, é a mais decisiva nesse processo porque é quem decide e estabelece os rumos de um sistema econômico.

As teorias econômicas são colocadas em prática, através das políticas econômicas estabelecidas pela equipe governamental que está no Poder e no comando do País. Ou melhor, a teorização científica formatada através de pesquisas e investigações acadêmicas é posta no mercado via determinações governamentais que são guiadas pela instituição política. Resultando daí que, se essa instituição não estiver devidamente maturada, consolidada e ajustada para as suas nobres tarefas, com certeza, as políticas econômicas no mínimo, serão equivocadas. Não podemos esperar de um governo precário, viciado e comprometido com favores pessoais, uma prática econômica condizente com as formulações científicas. 

O que vivenciamos no Brasil, hoje, é uma economia que reflete as idiossincrasias do seu povo, confirmando a nossa reflexão. Os números estão aí, que não nos deixa mentir. A recessão, o desemprego e a Inflação já colocaram as unhas de fora, e o Estado, meio perdido, com a credibilidade no chão. Daí, a conclusão dos estudiosos, a crise não é do mercado, é das instituições que conduzem e monitoram os processos econômicos: a instituição política. 

Enquanto os impasses políticos perdurarem, a economia e o mercado vão agonizar. Repito, a crise não é do Mercado, a crise é do sistema que controla o poder do Estado. O mercado apenas está sendo vítima das barbeiragens e das inconseqüências da velha, tradicional e viciada “gestão pública”. O Sistema capitalista é pródigo em gerar riquezas e oportunidades, no entanto, a regulação de um Estado sério e comprometido com a cidadania é que vai dar o tom da orquestra no ambiente virtuoso de geração de emprego e renda.

As Agencias Reguladoras são exemplos vivos de que um governo descompromissado com os interesses maiores da Nação, pode se deixar capturar pelo mercado. 

E AGORA TEMER, VAI ENCARAR?

Tiago e Nildo apresentam Plano de Governo em cerimônia concorrida

ASCOM DO CANDIDATO. SEM ÔNUS PARA O CANDIDATO OU A COLIGAÇÃO
O candidato a prefeito Tiago de Dejair e seu vice Nildo Som promoveram um encontro na noite desta sexta-feira (2) para detalhar os principais pontos do Plano de Governo, que reúne propostas claras para as principais áreas da administração municipal. "O povo não aguenta mais tantas promessas. Por isso fizemos um plano de governo decente com algumas soluções para os problemas de Una, mas principalmente apontando de que forma iremos executar cada projeto. Não basta sair espalhando proposta sem saber se depois o governo conseguirá executar. O povo cansou disso. Aqui, cada projeto tem a forma de execução", disse Tiago em um trecho do seu discurso.

O candidato ressalta que o Plano não é uma fórmula pronta. "Nós fizemos esse documento ao longo de muitos meses, percorrendo os quatro cantos de Una, ouvindo as pessoas, buscando diagnósticos para a situação real do município. Eu dou como exemplo a área da Educação. Pela primeira vez na história de Una o Plano de Governo para a Educação foi construído totalmente pelas mãos dos professores e dos trabalhadores da Educação de Una, e assim são todas as áreas. É um fato histórico", comenta.

O plano reúne ainda propostas específicas para a Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Política para a Juventude, Meio Ambiente, Segurança, Turismo, Agricultura, dentre outras coisas. Tiago explica que cada proposta pode ser acompanhada através de sua página no Facebook e também em material gráfico disponível em seu comitê de campanha.