Apoio cultural

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Zé Pretinho consolidou a chapa majoritária

Após diversas especulações a respeito do parceiro do ex-prefeito José Bispo Santos (DEM), o grupo do político decidiu por fim a controvérsia e referendou o nome do Professor Luciano de Melo Ramos (DEM) para compor a chapa na condição de vice-prefeito na coligação majoritária. 

Durante a caminhada de Zé Pretinho diversos nomes foram cogitados. O de Beto Careca que debandou do grupo em busca de guarida junto a Tiago de Dejair, e por derradeiro o de Valdeci Birschner que encontrou resistência da família. Segundo Regi de Mané, ele também foi sondado, mas não aceitou.

A dúvida persiste quanto ao nome da pessoa que vai compor a chapa com a prefeita Diane Brito Rusciolelli. Há notícias de que possa ser o Pastor Nilson ou a ex-vereadora Lucinha de Davi. A convenção que vai definir o cargo de vice será amanhã (04) às 17h, no antigo restaurante Ultramar.

Amanhã também terá a convenção partidária de Regi de Mané (PEN). Ele disse que seu vice será Érico Fontes (PCdoB).

Mais um servidor recua do licenciamento eleitoral

Unindo-se aos servidores Samuel da Silva Lima, Fabio Batista de Oliveira e Rita de Cássia Parada Costa, Osvanildo de Souza Paixão pediu para retornar ao serviço público. O ato administrativo que concedeu direito para que Prevé concorrer nas eleições deste ano tem data de 01 de julho, já a o ato revogatório publicado nesta data (03) não se reporta a possibilidade do servidor ressarcir ao município os (30) trinta dias que ficou sem exercer a função pública. 

O Ministério Público Eleitoral editou recomendação aos gestores públicos para que abram processo administrativo disciplinar e promovam denuncia ao MPE, por ato de improbidade administrativa, dos servidores que utilizam o álibi do afastamento eleitoral para ficar em “casa” por três meses, mas na prática não fazem campanha, não tem voto e prestam conta eleitoral zerada. 

Segundo o MPE, isso burla os princípios da administração pública, pois o servidor recebe e fica sem trabalhar sem motivo que justifique. No município de Una, durante as eleições de 2008, três servidores tiveram zero voto e dois tiveram, apenas, um voto, fato que se repetiu em 2012, em que uma servidora não votou nela mesma.

Prefeitura proíbe vasilhame de vidros e som automotivo no II Festival do Mangustein

DECRETO Nº 407 de 01 de Agosto de 2016
“Veda o comércio de bebidas em garrafas e copos de vidro e som em carros durante o 2º Festival do Mangostin, e dá outras providências”.

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE UNA, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais conferidas, in casu, pelo art. 77, inciso VI, da Lei Orgânica do Município de Una,
CONSIDERANDO que no período de 04 a 07 de Agosto de 2016 será realizado na Praça Dr. Manoel Pereira de Almeida e seu entorno o 2º Festival do Mangostin – Una, Terra dos Sabores no Município de Una;
CONSIDERANDO a necessidade de coibir o uso de garrafas e copos de vidro em razão da segurança e do perigo que esses materiais podem causar durante as festividades que se realizará na área central da referida localidade;
CONSIDERANDO, finalmente, a necessidade de garantir e assegurar a proteção e segurança dos participantes das festividades;
D E C R E T A:
Art. 1º Fica proibida a venda e o consumo de bebidas em recipientes de vidro no circuito do 2º Festival do Mangostin, sendo este delimitado do início da Praça Dr. Manoel Pereira de Almeida (esquina com a Rua Rui Barbosa) até o fim da Rua Alice Fuchs de Almeida (esquina com a Rua Barão do Rio Branco), bem como as transversais componentes, quais sejam Rua Libberalino Barbosa Souto (esquina da Av. David Fuchs até o limite da unidade da OI) e Rua Agenor Miranda (esquina da Av. David Fuchs até o limite a Praça da Biblioteca) no período de 04 a 07 de Agosto de 2016 durante a realização do Festival. Parágrafo único. Durante esse período, os comerciantes deverão comercializar bebidas servidas em latas, garrafas pets e copos plásticos.
Art. 2º A utilização de som em carros, caixas de som avulsas e trio elétrico que não pertença à organização do evento oficial também estará proibida, além da aglomeração de pessoas com mesmo uniforme, uma vez que o evento não comporta tal tipo de manifestação. A medida vale para TODO o Centro deste Município.
Art. 3º Fica proibida a exibição de engenhos de publicidade e propaganda, a exemplo de faixas, cartazes, painéis, “back-lights”, banners, bandeirolas, balões, plaquetas, luminosos e afins, nos locais do circuito oficial, inclusive nos equipamentos licenciados para os festejos, barracas, camarotes, mesas de pista, sem a licença especial a ser concedida pela Secretaria do Turismo e Meio Ambiente.
Parágrafo único. O descumprimento dos artigos supramencionados ensejarão a apreensão e recolhimento dos materiais proibidos bem como reboque do carro de som ou do veículo particular.
Art. 4º Caberá à fiscalização municipal, com o auxílio das Polícias Civil e Militar observarem o cumprimento das proibições deste Decreto.
Art. 5° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.
Gabinete da Prefeita Municipal de Una, Bahia, em 01 de Agosto de 2016.
DIANE BRITO RUSCIOLELLI
Prefeita Municipal

Dois grupos políticos formalizaram as majoritárias

O grupo do ex-prefeito Dejair, atualmente, liderado pelo filho Tiago Birschner (PP) decidiu em convenção ontem (02) que José Nildo Santos Nascimento (PSB) será o candidato a vice na chapa majoritária, já o candidato José Carlos de Jesus Santos (PTB) terá como parceiro de chapa o ex-vereador José Dásio Duarte (PTB). Tiago de Dejair concorrerá com o número 11 e o capitão Carlos com o 14.

Ainda não tomaram decisão quem serão seus vices o grupo da prefeita Diane Rusciolelli Brito (PT) que fará convenção no dia 04 e o ex-prefeito José Bispo Santos (DEM), cujo ato de escolha acontece hoje (03). A convenção de Diane será no antigo Restaurante Ultramar, a partir das 18h e de Zé Pretinho acontecerá no Clube Social de Una, com inicio às 14h. Regi de Mané também concorre pelo PEN. A convenção do partido dele acontecerá no dia 04, na Escola Municipal André Rebouças. 

Tiago de Dejair tem apoio do PP, PSB, PTN, PTC e PSDC, enquanto o Capitão Carlos conta com apoio do PTB, PSD, PSC e PRB. Diane deve ter apoio de candidatos do PT, PL e PTdoB e os partidos DEM, PSDB, PDT, PV, PHS, SD e PSL apóiam o nome do ex-prefeito Zé Pretinho. Na base de Tiago Dejair estará os vereadores Man (PTN), Profº Jorge (PP) e a vereadora Soninha (PSB) e com capitão Carlos estará o vereador Bico Fino (PP). Os vereadores Juvenal (DEM), Ailton (SD), Dilsinho (PSDB) e Tanda (PHS) caminharão junto com Zé Pretinho e Tonhe da Piruna (PT) e Mactha-Mactha (PL) devem pedir votos junto ao grupo da prefeita Diane. O vereador Davi Cerqueira não concorrerá às eleições.