Apoio cultural

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

CARTA ABERTA: Professora Vera Lúcia explica porque não sairá mais candidata a prefeita

DO SITE ATITUDE UNA
No dia 28 de março de 2016, meu nome foi lançado a pré – candidata a prefeita pelo Partido dos Trabalhadores – PT de Una. Aceitei, porque juntamente com os meus companheiros de partido, não estávamos aceitando uma nova filiada, que já entrou como pré candidata a prefeita. Trocando uma trabalhadora por uma empresaria!

“Os coronéis” do partido não usaram o ato democrático para na coletividade aprovar o nome da mesma, nos sentimos, como se estivesse em nossa casa há muito tempo, e de repente, nos deparamos com uma situação, que deixou todos nós inquietos, nos perguntando: E agora? Já tínhamos perdido dois companheiros que saíram por causa desse fato, só restava mesmo lançar um nome, que no caso foi o meu, para forçá – los a fazerem as prévias que é uma eleição dentro do partido para que os filiados escolha uma das duas.

Eu não tinha pretensão em ser pré – candidata, porém no momento foi necessário, no entanto, diante do fato exposto, formamos um grupo, que por sinal muito bom e começamos a nos articular, porém deparamos com muitas dificuldades, muita falta de vontade por parte dos donos do partido, não me pergunte quem (risos), começamos a enviar documentos através de ofícios pedindo para marcar as prévias e nada de respostas, pois sabiam, se abrissem para as prévias, eu ganharia, por causa da clausula que rege o estatuto do PT, na qual afirma: Quem tem direito ao vota são os filiados com no mínimo um ano de filiação, sabendo eles que a maioria era minha, então não quiseram correr esse risco e deixaram em banho Maria.

Há 15 dias, mais ou menos, eles entregaram a resposta dos nossos ofícios dizendo que não iriam fazer as prévias porque o partido está em comissão provisória etc e tal, conversa pra boi dormir!Diante do fato, procuramos um advogado, ele deu todas as coordenadas pedindo vários documentos para dá entrada no processo, só que nos deparamos com outro problema, a dificuldade para obter todos os documentos pedidos, principalmente às atas. Reunimos-nos e decidimos que, devido ao tempo curto, ia ser muita correria e poderia não dá tempo, então, resolvemos não nos desgastar com a ambição de poder da outra pré-candidata e alguns dos integrantes do Partido dos Trabalhadores – PT, partido esse que sempre pregou a democracia, hoje me deparo com a centralização, de um jeito truculento e prepotente muito longe de tudo que acredito!

Aprendi que as vezes, é preciso saber correr riscos, porém avançar na hora certa e recuar quando for preciso. Enfim, buscar um equilíbrio que tanto no jogo quanto na vida, é essencial para se alcançar a vitória, isso é preciso, por respeito e fidelidade à nós mesmos. Assim, as vezes é recuando que podemos ressurgir mais fortes e preparados para os próximos desafios… O que me deixa esperançosa, é ter a certeza que a democracia consagra os vencedores nas urnas! Sendo ela, o ápice da política!

Espero que os futuros candidatos, demonstre seus projetos de governo e que os mesmos seja do interesse do povo, apresentando uma proposta para romper com a atual forma de gestão pública,pois acredito, que o gestor público deve ser indutor do diálogo com os setores da sociedade, olhando a real necessidade que o nosso município tão carente precisa.

Por fim, eu, Vera Lúcia Correia dos Santos (Vera de Buguelo), afirmo, todas as grandes coisas são simples! E podem ser expressas por essas palavras: liberdade, justiça, honra e esperança. Como diz Paulo Miranda, “Somente com a legítima liberdade de expressão, pluralidade de informação, respeito a cidadania, e permanente vigilância contra as tentativas de cercear o Estado democrático de direito, é que poderemos pensar em transformar Regimes de Força, em Regimes de Direito”. 

Abraços a todos.

Governador Rui Costa envia presente para Una.

INFORMATIVO SEM ÔNUS OU VÍNCULO TEXTUAL COM ANUNCIANTE
Sensibilizado com as constantes reivindicações da prefeita Diane Rusciolelli, no que tange a saúde dos munícipes, o governador do estado da Bahia, Rui Costa, resolveu fazer uma surpresa ao povo de Una. Hoje (01) a tarde decidiu enviar uma careta do programa Saúde sem fronteiras ao município. Amanhã (02) Una completa 92 anos de emancipação política.

O atendimento odontológico acontecerá na sede do município entre os dias 02 e 06 de agosto. No primeiro dia terá atendimento a partir das 13h00 e nos dias seguintes as pessoas serão atendidas nos dois turnos. 

O Programa Saúde Sem Fronteiras faz tratamento de canal, restaurações, cirurgias da cavidade bucal, extração, aplicação de flúor, tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placas bacterianas e outros atendimentos.

Prefeitura fará cerimonial de aniversário da cidade.