Apoio cultural

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Sindicatos promovem manifestação por melhoria salarial

Os sindicatos do professores e dos servidores públicos municipais promoveram nesta manhã (04) um manifesto com aproximadamente 100 (cem) pessoas que pediam clemência à administração pública no sentido de melhoria salarial da classe com a reposição da inflação. Os professores fizeram uma paralisação há uns quinze e os demais servidores municipais estão em greve.

Desde que se dedicou a política, o professor José Jorge, presidente da classe de professores, não vem sendo bem aceito pela categoria, tendo em vista que algumas de suas posições, enquanto político, confrontam com os interesses da classe sindical e com isso não tem conseguido aglomerar os profissionais e a sociedade em movimentos reivindicatórios, como os de outrora. 

A última investida política do Professor José Jorge que deixou parte da classe indignada, foi a de se aliar ao grupo político do ex-prefeito Dejair, este amargamente odiado pela classe de professores, tendo em vista ter cortado alguns benefícios da classe durante seu governo de 2009 a 2012 e ter deixado o governo sem pagar o salário de dezembro e o 13.º salário.

A união, os estados e os municípios de todo o Brasil têm alegado crise financeira para conceder aumento salarial e repasse da inflação aos servidores públicos. Alguns estados indicam quebra no caixa, a exemplo do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Sergipe que já demonstram atraso e parcelamento da folha de pagamento.

O estado da Bahia e o município de Una estão com as contas equilibradas, porém, acaso ocorra uma modificação nas despesas de pessoal, torna-se um indicativo forte de atraso na folha de pagamento, é que garante os gestores do entes federativos.

Prefeita manda investigar irregularidade em aumento de salário

Bastante massificada na imprensa local e com ingresso de denuncia junto a Câmara de Vereadores de Una, uma notícia de supostos aumentos indevidos a funcionários de confiança da municipalidade, foi mandada investigar pela prefeita Diane Rusciolelli. 

O procedimento seguirá o rito do processo administrativo, assegurando aos beneficiários vista aos autos e a comissão, composta por três servidores do município, terá prazo de 15 (quinze) dias para investigar o suposto equívoco devendo ouvir testemunhas, os beneficiados e buscar provas em direito permitida.

Segundo o ato da prefeita, através da portaria n.º 476/2016, a concessão de aumento salarial é inerente a uma Lei de iniciativa privativa do Poder Executivo. Acaso, as denuncias sejam procedentes, os responsáveis pelos lançamentos e os beneficiários, acaso tenha dolo no ato, serão penalizados de acordo a legislação vigente.

Não houve sessão ontem (03).

Mais uma terça-feira que não houve sessão plenária na Câmara de Vereadores. Os argumentos extra-oficiais foram de que alguns vereadores estariam empenhados em conduzir seus prováveis eleitores ao cartório eleitoral, em Canavieiras, para aproveitar o final do prazo de regularização do titulo eleitoral e transferência.

Anteriormente, este serviço era realizado no Fórum local, todavia, segundo informações do cartório, este deslocamento não é mais possível em face das maquinas serem autorizadas mediante ponto do sistema de posicionamento global – GPS, e isso dificulta a remoção delas do município de Canavieiras para esta cidade.