Apoio cultural

sábado, 12 de março de 2016

Prefeitura montará Pólo Industrial na beira do Rio Una/Aliança.

A prefeita do município de Una constituiu comissão para analisar os custos de 10.000 m² (dez mil) metros quadrados de terras com interesse público. O objeto da desapropriação é a criação de um Pólo Industrial no município. A terra a ser desapropriada fica localizada a aproximadamente 500 metros do Ginásio de Esporte, pela estrada que segue para o distrito de Pedras, à beira do Rio Una/Aliança.

O que se espera é que a política de proteção ambiental tenha precedência sobre os demais interesses, conforme manda a Constituição. Uma indústria instalada a beira do rio significa, em tese, um grave risco ao meio ambiente, considerando que seus dejetos possam ser descartados no leito do rio, que já anda capengando, com utilização demasiada da água para irrigação de cafezais e, o pior, os órgãos de proteção ambiental permanecem silentes e inertes.

O fomento à criação de emprego e renda é um dever do Estado, mas a proteção ambiental deve prosperar sobre os interesses econômicos e seus meios devem ser utilizados de forma racional, com o objetivo de não causar graves danos às pessoas e às gerações futuras. O vazamento de um resíduo industrial com deslize a foz de um rio, por exemplo, é um desastre astronômico com conseqüências incalculáveis. O município precisa está cauteloso a este ato administrativo.

Ouviremos: -Sou candidato sim! Mais uma vez?

Por: Renê Sampaio - DRT 6319. Radialista e Bacharel em Direito
Com a situação ainda indefinida politicamente e judicialmente, o ex-prefeito José Bispo Santos, o Zé Pretinho, se apoiou no nome, e, DIZEM nas finanças, de José Roberto de Almeida, o Beto Careca, para promover um ato político na noite de ontem (11), no clube da cidade. A dupla conseguiu reunir aproximadamente 200 (duzentas) pessoas no evento. É de bom alvitre citar o desalento inicial pela demonstração de insatisfação dos presentes e a falta de argumentos dos que querem voltar ao poder, pois os discursos se repetem, mas as ações não aconteceram quando tiveram a oportunidade de FAZER. 

As indelicadezas dessa gente para com eles mesmos, já começou a fluir no nascedouro, tendo em vista, que no convite havia os nomes de Zé Pretinho e Beto Careca, mas num tímido carro de som que circulou ontem, apenas, o nome de Zé Pretinho é o que figurava como anfitrião do evento. A prova da insatisfação de Beto Careca, é que o evento começou com cerca de 2 horas de atraso, em face do não comparecimento do político no horário previsto de inicio. No convite constava 19h, o inicio, mas só começou às 21h.

Ao visto o único caminho de Beto Careca é procurar guarida, novamente, nas barbatanas de seu peixe primaz, o grupo do ex-prefeito Dejair, atualmente liderado pelo filho, Thiago Birschner. Pois se lançar candidato numa chapa em que o líder está com a situação indefinida, tendo em vista três contas rejeitadas no Tribunal de Contas dos Municípios – TCM e na Câmara, diversos processos judiciais em andamento, é arriscar muito. Beto sonha em torna-se candidato, mais uma vez, só que com o apoio de Zé Pretinho. Em 2012, Dejair tentou empurrar Beto à prefeito, mas as asas dele cresceu e ele decidiu EXPULSAR Birschner do seu novo grupo político.

Nas eleições passadas, o ex-prefeito Zé Pretinho utilizou do artifício de que era candidato até o último dia das eleições, mesmo tendo consciência de que seu nome não prosperaria na Justiça Eleitoral. Quem de Una não se lembra dessa frase a dois dias das eleições: - Sou candidato sim!? Mas, quando abriu as urnas figurou o nome do candidato, mas com ZERO voto, ou seja, o povo foi ENGANADO a votar nulo, aproximadamente 3.300 (três mil e trezentos) vezes. O fato vai se repetir?

Por este comportamento desleal, politicamente falando, é que o líder Zé Pretinho tem perdido seu espírito de liderança e o afastamento de seus “amigos políticos” são visíveis, talvez Beta Careca seja o último remanescente a acreditar nos argumentos do político. Se aliar a um grupo do qual ele seja líder gera desconfiança de ambas as partes, tendo em vista que a frustração é iminente e visível. 

Mas enfim, viva o espírito politiqueiro e “pessoalcrático” dessa gente!