Apoio cultural

domingo, 10 de janeiro de 2016

Atribuir índice FIRJAN à prefeita Diane é uma informação apaixonada.

Bel em Direito e radialista
Renê Sampaio - DRT 6.319
Jamais foi pronunciado pela atual gestão de que o município de Una estaria diante de uma situação financeira ou econômica confortável, mas sempre foi anunciados momentos de dificuldades, cujo discurso persiste à décadas. Nenhum dos ex-prefeitos das últimas décadas disseram que assumiram um município rico ou isento de problemas financeiros ou sociais. Ainda assim, na gestão da prefeita Diane, salários de servidores jamais atrasaram, pagamentos de fornecedores deixaram de ser liquidados e os encargos sociais nunca deixaram de ser recolhidos.

Pois bem, o método utilizado pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal, apresenta quatro graus de situação fiscal: A primeira é letra A, considerada gestão de excelência (superior a 0,8); A segunda é a letra B, considerada boa gestão (notas de 0,6 a 0,8); A terceira é a letra C, considerada administração em dificuldades (notas de 0,4 a 0,6) e a última é a letra D, considerada gestão crítica (notas abaixo de 0,4). O município de Una é apontado com a nota 0,4643.

Por incrível que pareça o fator que derrotou o município do índice de 0,5179, no ano passado, tendo 2012 como ano base, foi o desemprego. Ao contrário do que se tentam pregar, houve crescimento no último ano no critério de educação de 0,5225 para 0,5768, e, na saúde, de 05485 para 0,5589. Já no critério emprego e renda o município teve um decréscimo na nota de 0,4826 para 0,2572, mais de 53%. 

Ao bem da verdade, é publico e notório que o município de Una é um torrão próprio das culturas agrícolas, e que seu crescimento necessita de investimentos por parte da União, do Estado e do Município, o município tem feito a sua parte oferecendo estradas a contento para escoamentos agrícolas, mas não temos conhecimento de políticas públicas macro de investimento praticado pelos demais entes. Temos uma CEPLAC com o quadro de pessoal cada vez escasso e a falta de investimento no próprio órgão.

Querer atribuir a responsabilidade duma queda de um índice publicado por um instituto particular a atual gestão, como quer a oposição, é um ato de paixão, de perseguição. Portanto, não condiz com a realidade, não carece de confiança este tipo de informação. Um site da cidade ainda promoveu uma sátira com a triste realidade (veja aqui).

O Brasil vivencia momentos de crise, anunciada desde as eleições de 2012, com vários fatores preponderantes, a exemplo da renuncia de receitas, incentivos fiscais demasiados, evasão de divisas, corrupção nas mais diversas esferas de governo, iminência de afastamento da presidência da Câmara e da Presidência. Todos esses fatores têm influenciado diretamente na economia dos municípios, entes federativos promotores de riquezas para a União. Até que se prove ao contrário, o município de Una está contido dentre as vítimas desse triste cenário brasileiro.

A democracia é um regime político que a liberdade de expressão é fator preponderante no Estado gerido por este regime, mas há freios que controlam esta liberdade. É preciso respeitar as pessoas e as instituições públicas e privadas. Os meios de comunicações, em especial, devem rechear suas notícias de isenção apaixonada ou de interesses pessoais de seus redatores ou idealizadores. A comunicação deve ser precisa, concisa, e, acima de tudo, verdadeira.

SINFESPU CONVOCA ASSEMBLEIA GERAL