Apoio cultural

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

PC de Una cumpre mandado de prisão em Canavieiras.


Agentes da Polícia Civil de Una deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de Walter dos Santos. Ele foi condenado a 11 (onze) anos e 10 (dez) meses de reclusão pelo Tribunal do Júri no dia 04 de setembro do ano passado. 

Walter em 20 de agosto de 2004 tentou matar a tiros a pessoa de José Alves Batista, no distrito de Outeiro. O condenado já responde a outro processo por ter tentado contra a vida de uma pessoa na região da Dendhevea. 

Após a condenação, Walter passou a está foragido desde julho, quando não compareceu espontaneamente para cumprir a pena. Mas, o empenho dos policiais civis da delegacia de Una foi essencial para a captura do foragido na vizinha cidade de Canavieiras na manhã desta segunda-feira (24).

Novos desembargadores tomaram posse nesta segunda-feira (24)

Do: TJBA
Os novos desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia Mario Augusto Albiani Alves Júnior, Lígia Maria Ramos Cunha Lima e Sandra Inês Moraes Rusciolelli Azevedo tomaram posse na manhã desta segunda-feira (24), às 11 horas, no Tribunal Pleno, no Centro Administrativo da Bahia.

Eleitos na última sexta-feira (21), os magistrados irão atuar na Câmara Especial do Extremo Oeste, sediada em Barreiras.

Os desembargadores Mario Augusto Albiani Alves Júnior e Lígia Maria Ramos Cunha Lima foram eleitos pelo critério de merecimento, enquanto que a desembargadora Sandra Inês Moraes Rusciolelli Azevedo foi eleita pelo critério de antiguidade.

Justiça reintegra Fazenda Gloria

Invadida a mais de um ano (relembre aqui), a Fazenda Caroline, situada na estrada que liga a sede do município ao distrito de Colônia, é produtiva e tem forte participação na receita do município. O mandado de reintegração de posse está sendo cumprido pelo oficial de Justiça e as terras serão devolvidas aos proprietários. Os invasores devem ficar afastado da propriedade numa distancia de 2 mil metros, segundo o gerente da fazenda.

A citada propriedade foi invadida em 30 de junho de 2014, por homens que se dizem do Movimento de Liberdade pela Terra – MLT. À época da invasão, havia 06 (seis) trabalhadores registrados trabalhando no cultivo do cacau e da seringueira. Outra fazenda que se encontra invadida é a Vila Toscana, na Rod Una a Canavieiras. No local há pessoas se intitulando indígenas da Tribo Tupinambá, mas o cacique Val, de Acuípe, nega qualquer parentesco com os invasores.

Estas ações tornam-se um risco para a economia do município, considerando que diversas pessoas de outros estados têm migrado para Una, com o objetivo de adquirir terras para o cultivo de café outras plantações. As autoridades políticas e judiciais precisam inibir imediatamente esta pratica, além de punir severamente os invasores pelos crimes, por venturas, cometidos. Os agricultores de Una estão pavorosos com a onda de promessa de invasão de terras no município.