Apoio cultural

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Jau vem a Una em show inédito.

Era o final dos anos 1980 e o Carnaval da Bahia se mostrava para o mundo. Cultural, mágico e transbordando uma riqueza única, vinda especialmente dos blocos afro. Ilê, Muzenza e Olodum desfilavam a história de um povo e deslizavam pela avenida uma sonoridade espantosa, aberta a novos e modernos experimentos. Foi nesse universo que surgiu, nos festivais de música do Olodum, um afrodescendente de nome indígena, Jauperi.
Aos 17 anos, Jau passou a integrar o Olodum como autor e intérprete. Com o grupo viajou pela Europa e participou de importantes festivais de música como Montreux, WOMAD e Musiques Métisses, e tocou com nomes da música mundial como, Tracy Chapman e Joan Baez. Com Paul Simon fez show no Central Park, em Nova York.
Do Olodum para o mundo e para a música. “Foi no Olodum que me entendi como ser humano, que ganhei autoestima e aprendi a lidar com multidão”, revela Jau.
Autor de grandes sucessos do grupo nascido no Pelourinho como Canto ao Pescador e Jeito Faceiro, tem suas composições gravadas por inúmeros artistas. Estrela Primeira, na voz de Netinho; camisa e o Botão, com Cláudia Leitte; Topo do Mundo, gravada por Daniela Mercury; Fanfarra, pelo Araketu, e tantos outros.
Cada canção de sucesso marca a trajetória de um artista essencialmente inspirado pelo amor. Inquieto e constantemente em busca de transformações, criou em 2005, ao lado de Pierre Onassis, ex-parceiro do Olodum, a banda Afrodisíaco. Inovou, inserindo violoncelo e sopro à batida percussiva. Em um ano emplacou dois grandes sucessos, “Já é” e “Café Com Pão”, que ficou conhecida como Vixe Mainha e acabou dando o novo nome da banda, no carnaval de 2006.
Em 2008, ao lado de Caetano Veloso gravou a música tema do filme Ó Pai Ó. Ao mesmo tempo já vivia a transição para momento atual, tendo sempre a música como matriz que transporta e impulsiona, que faz o elo de ligação com o público que lota as casas de show por onde O artista se apresenta.
Novos sucessos surgiram. “Flores da Favela”, “Amar é bom”, “Se Joga”  “Amanda” “Planetário Descendente” “Festa de Tambor” “Anjo Torto” e “Viral” com participação de Saulo Fernandes. “É a continuação de um caminho. Estou sempre procurando o novo, reciclando e aprendendo. Saindo da zona de conforto, em busca de novas conexões com o mundo”, afirma Jau, que acaba de lançar um novo CD, com produção musical de Mikael Mutti, parceiro de Carlinhos Brown na música Real in Rio, indicada ao Oscar 2012 pela trilha da animação Rio e co-produção musical de Tenison Del Rey.
Dono de um timbre único, Jau se destaca pelo requinte popular das melodias, típico dos grandes cancioneiros brasileiros. No novo trabalho, além de canções inéditas, algumas regravações, e, acima de tudo, a impressão digital de um artista apaixonado, criativo e original.
ASCOM DO BLCO VEM ME AMAR. BOLICO

PM de Canavieiras prende bando de supostos assaltantes

Negueba. O líder
Com seis roubos a mão armada ao comércio local na última semana, o povo de Canavieiras estava em pânico. Mas, uma guarnição da PM conseguiu prender os suspeitos na manhã desta sexta-feira (01). A diligência que deu início na Praia da Costa, com a prisão de Negueba, teve seu desfecho final nos fundos do bairro Cidade Nova naquela cidade, com a prisão de mais dois supostos integrantes do grupo.

Orelha. O liderado

Os policiais apresentaram no plantão da 7.ª Coorpin em Ilhéus os indivíduos C. M. D., vulgo Negueba; Idaiane Barbosa dos Santos, 25 anos, “Dedeca”, e José marcos Jesus da Silva, 22 anos, vulgo “Orelha”. Diego, Diogo e Gemerson empreenderam fuga e não foram capturados pela PM. Com eles foram encontradas e apreendidas (02) duas pedras de crack, pesando 150g; (01) uma espingarda calibre 32; (05) cinco cartuchos, (02) duas balanças de precisão e (01) um chapéu, supostamente, utilizado nas investidas criminosas dos indivíduos.
Dedeca.  A Maria Bonita do grupo