Apoio cultural

quarta-feira, 25 de março de 2015

A ASSOCIAÇÃO DE MARISQUEIROS DE PEDRAS DE UNA SERÁ CONTEMPLADA COM DUAS EMBARCAÇÕES‏.

ASCOM PMU. Erlon Santos
É o que afirma a solicitação da Prefeita Diane Rusciolelli feita a Bahia Pesca. A associação foi criada em 28 de Junho de 1998 a AMEPEDRAS. Dessa forma, contribui para a melhoria da renda e qualidade de vida dos moradores. Possui sede própria (reformada por meio do Plano de Compensação da Atividade Pesqueira – PCAP), e estrutura adequada para o desenvolvimento de reuniões, assembléias e capacitações.

A união de forças, fruto do surgimento da Associação, tem possibilitado à comunidade maior poder de demanda dos bens e serviços necessários para o desenvolvimento socioeconômico de Pedras de Una. A articulação via Município junto a Bahia Pesca, possibilitou mais uma conquista e nos próximos dias as embarcações serão entregues aos associados.

Segundo a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, um fato preocupante nos últimos dias é que quase se deu por encerrado o projeto de corte costura. Por falta de atenção do Presidente da associação Adilson popular “Dilsinho”, o que culminou na falta de uso das máquinas e, estas seriam recolhidas e devolvidas a UESC. Em síntese, o que ocorreu foi o abandono da associação por parte de seu Presidente.

Deve-se observar que uma nova diretoria já foi eleita, porém, ainda não tomou posse, por conta de que não houve prestação de contas da gestão do presidente anterior. Isso poderá atrapalhar a entrega das embarcações. A Prefeitura de Una através da Secretaria de Turismo conseguiu reverter a situação e novamente o convênio com a UESC foi firmado. Como resultado positivo, a AMEPEDRAS receberá também uma máquina de bordado e matéria prima para produção de peças artesanais para comercialização. 

As marisqueiras e pescadores serão inclusos também no PNAE - Programa de Alimentação Escolar, ou seja, as escolas poderão comprar mariscos onde serão inseridos na merenda escolar de acordo com orientação e aprovação da nutricionista do município. O incentivo maior tem sido por parte de voluntários que se comprometeu em dirigir os cursos e gerenciar a produção dos associados. 

A Prefeita Diane Rusciolelli aguarda ansiosa a entrega dessas embarcações que beneficiará tanto o pescado quanto a prática da atividade turística na localidade. Vale lembrar que nunca antes houve tanta sensibilidade e vontade política e humana para se atrair tantos benefícios a comunidade Unense, em especial a comunidade pesqueira de Pedras.

Gestores de Ibicaraí e Uruçuca são multados pela contratação do IMAP‏

Por: Priscila Leite ASCOM TCM
Nesta terça-feira (24/03), o Tribunal de Contas dos Municípios multou em R$ 1.500,00 os prefeitos de Ibicaraí e Uruçuca, Lenildo Alves Santana e Fernanda Santos da Silva, respectivamente, por irregularidades na contratação direta da empresa Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, mediante dispensa de licitação, no exercício de 2013. Os contratos tinham como objeto a locação de software que permite a edição, diagramação e publicação na internet das contas públicas do diário oficial do município impresso e online.

A relatoria advertiu que este tipo de contratação sem licitação é uma prática que afronta a lei, vez que no mercado há diversas empresas que prestam o mesmo tipo de serviço, possibilitando assim uma concorrência no processo licitatório que trará benefícios às administrações municipais.

Cabe recurso da decisão.