Apoio cultural

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Una lança plano de turismo.

Texto e foto da SETUR/Una. Sem ônus ao anunciante.
Numa ação pioneira e inicial, que é buscar montar um Plano de Turismo para o município, a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente da cidade de Una/Ba, realizou nos dias 17 e 18/12 três encontro participativo da sociedade local com o poder público municipal e o SEBRAE no Auditório do Educador (Secretaria de Educação), dando um pontapé inicial com o objetivo de alavancar e organizar o turismo unense. 

Esta ação visa à participação popular e da iniciativa privada do município na formação de um plano de trabalho autossustentável, que possibilite a construção de um sistema de turismo que possa servir para o município, para atrair e fomentar esse Importante segmento da economia local. 

Na oportunidade, o SEBRAE apresentou uma palestra explicativa com o Consultor Domingos Ailton Ribeiro de Carvalho. Domingos é escritor, jornalista, professor e consultor do Sebrae para as áreas de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Setorial (Cultura e Turismo). Foi coordenador do Projeto Mãe da Mata - Proteção da Mata Atlântica através do Ecoturismo e membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama.

Durante a oficina foi aplicado um questionário de perguntas para serem respondidas em grupo, objetivando colher opiniões participativas da sociedade presente.

À noite, o mesmo trabalho foi realizado no distrito de Comandatuba, absorvendo a participação da sociedade também desse importante distrito e no dia 18, no distrito de Colônia de Una com a participação de produtores rurais e representantes de associações, com o objetivo de construir um plano de trabalho para o desenvolvimento do Turismo Rural. 

A secretária Thais Gavazza salientou a importância da participação da sociedade local, discutindo e oferecendo opiniões para a construção desse importante Plano de turismo para o município. Ainda Segundo a secretária, o município de Una possui muitos atrativos turísticos, que precisam ser transformados em produtos turísticos, para isso é necessário empreender nos segmentos turísticos. Diante disso o Plano Municipal de Turismo é uma ferramenta de fundamental importância na construção deste cenário, por isso, é de extrema importância à participação de todos os segmentos da sociedade unense, pois esta é uma iniciativa única na gestão do turismo no município de Una.

Una em parceria com o SEBRAE discutem projeto para conclusão do primeiro Plano Municipal de Turismo - PMT da cidade de Una

Com a participação da sociedade organizada, a Prefeitura Municipal de Una/Ba, através de sua Secretaria de Turismo, se reuniu com o consultor do SEBRAE, o jornalista Domingos nesse último dia 08/01, para discussão do modelo de plano apresentado pelo consultor com o objetivo de organizar o desenvolvimento do turismo local.

A reunião aconteceu no Auditório da Secretaria Educação do município, e contou com a participação de representantes da sociedade organizada da cidade que interagiu na discussão apontando pontos e tópicos que deveriam receber atenção especial.

Segundo a Secretária de Turismo Thais Gavazza, esse momento único na história do turismo de Una vai representar muito para um futuro do turismo local. Sobretudo porque, o plano deve servir de referência não só para esse governo, mas sobretudo para a gestão a longo prazo, além de servir de balizamento para a iniciativa privada poder desenvolver o turismo local na forma mais organizada.