Apoio cultural

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Prédio da Prefeitura chama-se Luiz Elias de Souza


Inaugurada em janeiro de 1983, o prédio que funciona a sede do governo municipal levou o nome de seu idealizador, o prefeito Luiz Elias de Souza. Mas, o nome dele foi retirado do paço municipal pelo então prefeito Dejair Birschner, já no seu primeiro mandato de prefeito, entre os anos de 1997 a 2000. Birschner pagou com a mesma moeda, pois Zé Pretinho, prefeito à época, mandou retirar a placa de inauguração da cabeceira da ponte Una Canavieiras, no ano de 2005 (relembre aqui).

O motivo da retirada do nome de Luiz Elias de Souza, na ocasião, teria sido pelo fato do ex-prefeito não ter dado apoio político ao então candidato a prefeito Dejair nas eleições de 1996, além de tê-lo derrotado em 1992. Embora Luiz Elias não tenha apresentado empecilho na transição de seu governo para o de Birschner, mas ele, na oportunidade, tinha o espírito de vingança e retirou o nome de Luiz da fachada do paço municipal. Atualmente, Dejair alega arrependimento em ter retirado o nome de Luiz do prédio da prefeitura.

Luiz Elias faleceu em 01 de novembro do ano passado, e a atual prefeita Diane Rusciolelli prometeu que iria retornar o nome do político à sede do paço municipal, mas não o fez até a presente data. Algumas pessoas que conheceram dos feitos do ex-prefeito e que prezam pela história do município aguardam a decisão da prefeita para que a sede da administração retorne ao nome de Centro Administrativo Luiz Elias, aliás, nome que, jamais, deveria ser retirado.

Um comentário:

  1. Acho que está na hora dos políticos começarem a pensar e principalmente a agir diferente. Entender que para se evoluir é preciso planejamento e por consequência as etapas desta evolução são conquistadas gradativamente e conjuntamente.

    Quero assim externar que os bons projetos devem ser abraçados por todos os gestores públicos, independente da bandeira partidária, ideologias ou amizades.

    Vejo que muito dos políticos, por ciúmes, falta de humildade, perseguição ou mesmo mau-caratismo, paralisam obras, agem de forma indiferentes com conquistas anteriores ou retiram os créditos de quem idealizou ou executou um determinado projeto, se apequenando.

    Desta forma, devemos compreender que dar créditos a quem fez jus por uma determinada causa é digno e um ato nobre do ser humano, pois nenhum ser humana é uma ilha que não precisa, nunca precisou ou nunca precisará da ajuda do próximo. Na pesquisa científica, quando se apropria das ideias ou conquistas de outras pessoas sem dar os devidos méritos isto é um crime chamado de plágio.

    Logo, sejamos racionais, humildes, éticos e justos e assim entender que devemos aprender com os legados deixados pelas personalidades da história, de preferência aprimorá-los, mas acima de tudo referenciar a estes que fizeram coisas honrosas para o bom usufruto da sociedade.

    Abraço Drº Medeiros e parabéns pela iniciativa.

    Confesso que esperava que esta reivindicação já tivesse sido feita por pessoas do meio político, mas com certeza devem estar atarefados com coisas mais importantes.

    ResponderExcluir

Nosso único objetivo é falar a verdade sobre os fatos e divulgar o que pertence ao interesse povo, sempre prezando pela qualidade da informação.