Apoio cultural

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Juiz que passou por Una nos anos 80, agora é desembargador do TJBA.

A Medalha do Mérito Judiciário

Por: Magali Paterson e Laís Nascimento / Fotos: Agência TJBA de Notícias
Os desembargadores Ivone Ribeiro Gonçalves Bessa Ramos e Osvaldo Almeida Bomfim receberam, no final da tarde desta quinta-feira (23/1), em sessão solene, as Medalhas do Mérito Judiciário e os diplomas correspondentes. A condecoração, realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), foi conduzida pelo presidente em exercício, desembargador Eserval Rocha.

A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos novos membros da Corte, desembargadores, advogados e diversas autoridades.

O procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva e o secretário do Judiciário Adalberto de Figueiredo Rocha Neto compuseram a mesa de honra ao lado do presidente em exercício do TJBA.
Durante a cerimônia, a desembargadora Ivone Ribeiro Gonçalves Bessa Ramos foi conduzida pela segunda vice-presidente do TJBA, desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho; pela corregedora geral da Justiça, desembargadora Ivete Caldas; pelo corregedor das Comarcas do Interior, desembargador José Olegário Monção Caldas e pelos desembargadores Silvia Carneiro Santos Zarif, Daisy Lago Ribeiro Coelho, Gardênia Pereira Duarte e Augusto de Lima Bispo. 

O esposo da desembargadora Ivone Bessa Ramos, Carlos Henrique Magnavita Ramos e os filhos, genros e netos fizeram a entrega da Medalha do Mérito Judiciário. “Meu desejo é somar junto à Presidência do TJBA, juntamente com meus pares, para oferecer uma melhor prestação jurisdicional que atenda aos anseios da sociedade”, declarou a magistrada.

Para conduzir o desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim ao salão da solenidade foram indicadas as desembargadoras Lícia de Castro Laranjeira Carvalho, Heloisa Pinto de Freitas Vieira Graddi e Ilona Márcia Reis.

A entrega da Medalha do Mérito Judiciário foi realizada pela irmã e filhos do desembargador. O diploma correspondente foi entregue pelos desembargadores aposentados Mário Albiani Alves e Luiz Pedreira e pelas senhoras Oneide Maria Mota da Silva, Simone Sepúlveda Valverde Gonzaga e Maria de Lourdes Resende da Rocha.

“Sinto-me também responsável por dar cumprimento aos desejos da instituição, que é atender às necessidades da população que tanto precisa das decisões judiciais”, afirmou o desembargador.
Os magistrados foram eleitos em sessão do Tribunal Pleno no dia 16 de outubro de 2013. A desembargadora Ivone Bessa foi escolhida pelo critério de merecimento, determinado pela Resolução nº 106 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o desembargador Osvaldo Bomfim foi eleito pelo critério de antiguidade.

Trajetórias

Osvaldo Bomfim é natural da cidade de Castro Alves e graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1973. Advogou durante oito anos e ingressou na magistratura em 1982. Atuou nas Comarcas de Una, Coaraci, Ilhéus, Amargosa e Santo Antônio de Jesus. Promovido para a capital em dezembro 1992, atuou em varas cíveis e como juiz auxiliar da Corregedoria. Foi titular da Vara de Auditoria Militar, do primeiro juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri e da 1ª Vara de Execuções Penais (VEP). Tem sido juiz convocado para substituir desembargador desde 1995.

Ivone Bessa graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal) em 1980 e entrou para a magistratura em 1989. Atuou nas Comarcas de Laje, Mutuípe e Cachoeira, sendo promovida para a capital em 1997 como titular da 1ª Vara Criminal. Foi juíza do TRE e assessora especial da Presidência do TJBA por duas vezes. Tem sido juíza convocada para substituir desembargador desde 2009.

Do Una Na Mídia: Parabéns ao Dr. Osvaldo, um verdadeiro juiz incorruptível. Merece os devidos respeitos do povo de Una que o conheceu e sabe que, jamais, ele se curvou ao sistema político da época e nem se dobrou aos interesses econômicos dos latifundiários que imperava em alguns órgãos público naquela ocasião.

Dois roubos simultâneos em Colônia.

Maquito. Suspeito dos roubos.
Dois elementos armados de revolver invadiram, na tarde desta quinta-feira (23), dois estabelecimentos comerciais no centro do distrito de Colônia de Una e roubaram dinheiro, roupas e calçados. Os indivíduos, supostamente, são de Canavieiras e estão homiziados no distrito a cerca de um mês.

A Polícia Militar esteve no local e diligencia no sentido e prender os delinguentes. Na semana passada uma operação foi desenvolvida por policiais do Terceiro Pelotão, nas primeiras horas da manhã, porém os meliantes não foram encontrados.   A PM, porém prendeu o procurado da justiça Elenilton Canuto Ribeiro, o vulgo Nicolau.

Qualquer informação dos meliantes devem ser informadas imediatamente a PM através do telefone 9959-2002; 3236-1400 ou 3236-1336 e Polícia Civil 3236-1013.

Canavieiras: Traficantes são presos pelo “PETO”,com crack e maconha

Redação: ISTO É NOTÍCIA


Dois traficantes foram presos na tarde desta sexta-feira, (17), com eles foram encontrados, crack e maconha.

De acordo com a Polícia Militar, Júnior Pereira Souza, de 18 anos, e Jorge Luiz Silva Souza, também de 18, foram abordados em uma casa próxima ao poste 13, do bairro Sócrates Resende, na cidade de Canavieiras.

Após buscas pessoais, os policiais do PETO encontraram várias pedras de crack e maconha com os suspeitos, sendo que parte da droga estava escondida dentro de um vaso sanitário. Já o restante foi achado em muro do local da abordagem, assim como celulares.

Os elementos foram interrogados pelo escrivão de plantão do DEPOL Canavieiras, e encaminhados ao presídio de Ilhéus.

Cidadão já pode solicitar segunda via de certidões pelo portal do TJBA

Texto: Laís Nascimento - Agência TJBA de Notícias
Sistema de Controle de Certidões (SCC), implantado nos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais da capital, possibilita que cidadãos solicitem a emissão da segunda via das certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, pela internet, no site do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). As comarcas do interior que tiverem estrutura para implantar o sistema, começam a operar em 40 dias.

A novidade foi implantada nesta terça-feira (14/1) após publicação da Instrução Normativa Conjunta da Corregedoria Geral de Justiça e Corregedoria das Comarcas do Interior, divulgada no Diário de Justiça Eletrônico do dia 10 de janeiro. 

Para ter acesso ao serviço, o cidadão precisará ter um login e senha, que podem ser cadastrados no próprio Portal do TJBA. Após informar alguns dados de identificação (nome, CPF ou RG e e-mail), é possível escolher em qual cartório deseja que seja impressa a 2ª via da certidão. 

Ao requisitar o documento, também serão fornecidas informações de como proceder para a geração do Documento de Arrecadação Judicial e Extrajudicial (DAJE), localização do cartório escolhido e número de protocolo da solicitação. O sistema garante ainda, a emissão de uma notificação, convidando o cidadão a comparecer ao cartório para retirada do documento, com o DAJE pago, em mãos. 

Ainda de acordo com o provimento das Corregedorias, caso o registro não seja localizado na base de dados do SCC e o cidadão não saiba qual o cartório de origem do seu registro, ele será apresentado a um link. Neste endereço, o requerente preencherá um formulário, em que informará alguns dados de identificação que auxiliem na localização do cartório de origem. Nestes casos, o sistema notificará o cidadão quanto às orientações futuras para a emissão do documento.

Peça a certidão clicando aqui.
Habilitação de Casamento clicando aqui.

MATRÍCULAS ABERTAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO COM NOVIDADES

A prefeitura de Una através da Secretaria de Educação informam: Já estão abertas as matrículas na rede municipal de ensino. 

Este ano a rede municipal tem muitas novidades é o Programa Mais Educação, com atividades pedagógicas e esportivas em turno oposto. Judo, capoeira,atletismo, xadrez, tênis de mesa, aulas de inglês, informatica, aula de percussão, dança, teatro, e diversas atividades recreativas.

No CMAFA, os alunos terão esporte na escola: Voley, handebol,futsal, xadrez judo, capoeira, atletismo e informatica pelo mais educação com profissionais da área. Matricule seu filho na rede municipal de ensino, na escola mais próxima da sua casa.

RECADASTRAMENTO DE UNIVERSITÁRIOS

Estão abertas as inscrições e recadastramento dos universitários.

Procure hoje mesmo o departamento de transportes na secretaria da educação.

Atendimento de segunda a sexta feira das 08h00 às 14h00.

Documentos necessários:
Comprovante de residencia;
Rg e comprovante de matricula.