Apoio cultural

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Prefeitura não ajudar festa de Comandatuba, é um absurdo. Disse vereador.

Martan está indignado
O vereador Martan Maciel Trindade (PT) disse que é um absurdo e um desrespeito ao povo de Una a Prefeitura Municipal não ajudar a festa de São Sebastião, em Comandatuba. Segundo o parlamentar, a festa não pertence, apenas, a Igreja Católica, mas é um evento cultural de fomento ao turismo regional.

Mactha disse que a prefeita alegou que não ajudou o ano passado em virtude de está com problemas financeiros, mas que durante o ano de 2013, nada foi apresentado de concreto ao povo de Una em matéria de infra-estrutura e não sabe o motivo da prefeita acabar com as festas populares. “Ela foi eleita por todos, católicos, evangélicos, umbandistas, espíritas, enfim todas as crenças votaram nela e ela deve administrar para todos, não, apenas, para os evangélicos como ela tem feito” disse o vereador.

A festa de Comandatuba é uma festa centenária que deve ser respeitada pela prefeita e por todas as pessoas, especialmente os representantes do povo, e este é o motivo de nosso empenho para que o evento aconteça. O parlamentar disse que colaborou com a puxada do mastro que acontece no domingo, dia 12, ao tempo que convida toda a comunidade para participar. No ano passado foi perfeitamente compreendido os motivos alegados pela gestora, todavia este ano, ele e o vice-prefeito Nildo Som irão fazer a festa para o povo de Comandatuba e região, com, ou sem ajuda da prefeitura.   

Nossa história em fotos: São Sebastião em Comandatuba.






Prefeita faz chamamento público.

O paraíso tropical do sul da Bahia.
Em entrevista a uma radio da região, a prefeita Diane Rusciolelli (PSD) fez um chamamento para que o povo de Una e região do cacau visite a Ilha da Fantasia, em Comandatuba. A prefeita, porém se reserva quando o assunto é com relação uma cancela colocada por uma fazenda vedando o acesso do povo a Praia de Itapororoca. 

Povo sem acesso as praias.
A abertura da Praia de Itapororoca ao povo de Una foi uma das promessas de campanha da prefeita Diane Rusciolelli. O local é bonito, mas tornou-se direito de poucos, pois atualmente é uma praia privada de dois ou três fazendeiros. Uma representação junto ao Ministério Público está sendo confeccionada para que o município, até agora omisso, seja obrigado a derrubar a cancela que fecha uma estrada vicinal de acesso ao público.

A Ilha da fantasia é, de fato, um local fantástico com um preço acessível à todos e o atendimento VIP. No controle de João Brasil, o local oferece um passeio de barco durante a travessia e oferece conforto e segurança aos visitantes. Vale a pena conhecer.    

Prefeitura tem 5 dias para pagar.

Vice receberá seus subsídios.
O Juiz da Vara Civil desta comarca condenou o município de Una à pagar o vice-prefeito José Nildo Santos Nascimento, o Nildo Som, no prazo de 05 dias, os seus subsídios referentes ao mês de outubro, sob pena de multa diária de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Porém, o magistrado deixou a possibilidade do não pagamento, acaso a municipalidade prove que o pagamento não vem ocorrendo por motivo justificado, como, por exemplo, a escassez de finanças. A decisão, que cabe recurso em dez dias, foi em mandado de segurança, impetrado por Nildo Som.

O juízo determina ao município que a partir desta data o pagamento do vice-prefeito se der na mesma ocasião dos demais servidores públicos. Geralmente o pagamento do agentes públicos ocorrem no dia 20, de cada mês, e dos servidores até o 5º dia útil do mês subsequente. Segundo, discurso da própria mandatária, em prol dos servidores receberem seus vencimentos dentro do prazo, o seu subsídios e de seus secretários, bem como o do vice-prefeito tem atrasado.

Acaso os motivos ensejadores da decisão judicial não sejam plausíveis a mandatária do município pode sofrer uma ação civil pública, por ato de improbidade administrativa, visto que após o trânsito em julgado da decisão, os autos do procedimento serão encaminhados ao Ministério Público.