Apoio cultural

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Passeio na Ilha do Mel, que estudante morreu, vai custar caro aos cofres públicos.

Já em fase de execução, onde já não se discute mais a responsabilidade do ocorrido, a Justiça Cívil condenou o município de Una à pagar uma quantia de R$ 352.614,80 à família da vítima fatal, a título de indenização. O título entra na lista dos precatórios.

A morte de Amanda Bispo dos Santos, 11 anos, que comoveu toda a sociedade unense, aconteceu num balneário onde ocorria uma festa de confraternização entre professores em outubro de 2010. (relembre aqui)

Malgrado, a presença de diversas crianças no local, nem a direção da escola e muito menos a secretaria de educação providenciaram salva-vidas ao local, mesmo pelo fato de que os professores participantes estavam encachaçados. 

Ação regressiva. 

A sociedade unense não pode bancar este prejuízo causado por irresponsabilidade direta de terceiros. Portanto, cabe a atual administração buscar o valor devido em ação regressiva contra os responsáveis pelo incidente. 

O prefeito Dejair, à época dos fatos, foi omisso e não instaurou processo administrativo, nem exonerou o secretário de educação e a diretora da escola, responsáveis direto pelo fatídico evento.

Policias de Una prendem suspeitos de roubo.

Foto: E. Souza
Elemento de conduta nefasta.
Na manhã desta quinta-feira (19), agentes da Polícia Civil e uma guarnição da PM se deslocaram ao distrito de Colônia de Una, a fim de prender suspeitos da pratica de roubo contra o Mercado do Gordo, situado naquele distrito. A pratica criminosa culminou em lesões provocadas por arma de fogo no idoso Aloísio Ferreira da Silva, 74 anos (relembre aqui). 

O menor já confessou o crime.
Os conduzidos foram: Cristiano dos Reis Santos, 19 anos e o menor O.Q.J, 17 anos. A nefasta ação criminosa aconteceu na tarde do dia 06 de dezembro. Os meliantes levaram a quantia de R$ 3 mil e disparam sete vezes, atingindo a vítima com três disparos.  

Colônia de Una já tem sinal de celular.

Começou a funcionar hoje (19) o sinal de uma operadora de telefonia móvel no distrito de Colônia de Una. Este serviço era uma aspiração da comunidade e uma promessa de campanha da prefeita Diane Rusciolelli.

Com informações do Colonia Noticias

Manxette agora é nosso.

Manxette e os amigos Ari do Fórum e Carlos Ayrton.
Foto: Aryvan Bispo
O serventuário da Justiça Denival dos Santos Pinto, conhecido popularmente por Manxette, deixou a comarca de Itajuípe na data de ontem para assumir a função de Oficial de Justiça em nossa comarca. Una só tem a ganhar com esta honrosa aquisição. 

Desde que assumiu a função em 20/07/2002, naquela cidade, Manxette desenvolveu um serviço de excelência que lhes renderam vários elogios e boas amizades. Denival é filho de Puxim, em Canavieiras, mas desde adolescente mora em nossa cidade. Ele é filho do saudoso Arnaldo e de d. Deja, irmão de Arnaldão, Peninha e Jaciara.

Aqui ele já trabalhou como frentista de posto de combustível, escrivão ad hoc de polícia, e auxiliar do cartório crime, até passar em concurso público como escrevente de cartório. Ele é casado com a, também, serventuário, dona Fátima Blohem e pai de João Felipe. 

Poder Judiciário em recesso, a partir de amanhã.

Após um ano de excelente serviço prestado à comunidade, os serventuários do Poder Judiciário entrarão em recesso funcional de amanhã (20) até o dia 06 de janeiro de 2014. Os serviços retornam ao normal no dia 07/01. Neste período os prazos processuais ficam suspensos e apenas alguns serviços do cartório de registro civil funcionam, óbito e registro de nascimento.

No meado do segundo semestre deste ano, a nossa comarca foi contemplada com um juiz e uma promotora de justiça. Após eles assumirem as funções deram andamentos a uma série de processos que estavam parados, inclusive com a realização de três júris e o julgamento e audiências de réus presos, isto na esfera criminal. Já na vara civil, foram julgados processos considerados urgentes, como pedido de liminar, mandado de segurança e tutela antecipada.  

Processos de improbidade administrativa e execução fiscal, também foram dados seguimento no Judiciário. Os ex-prefeito José Bispo Santos, Zé Pretinho, Dejair Birschner e Davi Cerqueira, figuram como réus em alguns processos de execução fiscal e já foram intimados à pagarem as dívidas junto a fazenda pública.  

10 anos sem Negão.

Negão ficará 10 anos preso.
Diomário Silva de Jesus e Alex Silva de Souza foram condenados a 10 e 9 anos de reclusão, respectivamente. Eles foram condenados por trafico de drogas. Já Amarildo Lima de Jesus foi absolvido por não ter sido construída prova que levasse ao convencimento da condenação, pelo juízo criminal.

O avião do tráfico.

Eles foram presos por policiais militares do 3.º Pelotão no bairro Sucupira, ao cumprirem mandado de prisão expedido pela Justiça de Canavieiras (relembre aqui). Negão era temido no distrito de Colônia por suas, supostas, ações criminosas de homicídio, ocultação de cadáver e tráfico de drogas. 

Diomário é apontado como o principal suspeito da morte de seu desafeto de nome Bola que aconteceu no campo do JEC. Bola recebeu mais de trinta facadas.