Apoio cultural

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Atenção Excelentíssima Senhora Prefeita

Noticias chegaram a este blog de que as técnicas em enfermagem e o pessoal de apoio (serviços gerais e outros) do Hospital Municipal Frei Silvério estão a dois meses sem receber o salário. Isto é verdade? Com a palavra a excelentíssima senhora prefeita Diane Rusciolelli.

Os menos favorecidos financeiramente são os que mais carecem de atenção. Quem menos recebe, geralmente é quem mais produz e ainda atrasar salário desse povo. É um pecado capital.

Os de hoje não são os mesmos de ontem?

Radialista Renê Sampaio - DRT 6319
Para reavivar a memória é bom recordar da discórdia ocorrida no ano de 1996, quando Dejair rompeu com Zé Pretinho, seu vice na época. O PT local, o partido da moralidade, e é, aderiu ao grito do vice e foi chotado do poder por Birschner. Alguns de seus membros pincharam os muros da cidade, chamando Dejair de traidor. A ira dos desafetos foi justamente o fato de Birschner não ter lhes ofertados os cargos que eles tanto almejavam (eram muitos cargos). Os que decidiram apoiar o governo, mesmo sem cargos, foram expulsos da sigla partidária.

Ficou fora do poder por 08 anos, e em 2004 teve candidatura própria, porém foram repudiados pelo povo nas urnas. Embora fora do poder local, porém com o Sindicato dos Professores às suas rédeas e com o próprio poder de partido nas mãos, assistiu a todo os desmandos ocorridos desde o dia 1.º de janeiro de 2005 a 27 de fevereiro de 2008, e nada fizeram para conter as irresponsabilidades administrativas de outras coisas que o MPE, o MPF e o Judiciário conhecem muito bem.

Malgrado não ter se esforçado para expurgar do poder a incompetência, a irresponsabilidade e os desvios de recursos públicos, quando o Judiciário afastou Zé Pretinho e seu "grupo" do poder, este mesmo partido, o da moralidade, e é, pongou no governo de Davi Cerqueira, em troca da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Procurado para compor com Dejair em 2008, eles exigiram duas secretárias, a da Educação e a do Desenvolvimento Social, porém Birschner ofertou a da Agricultura, e não foi aceito. Ficaram na aba de Davi até o dia 31 de dezembro de 2008.

Nas eleições passadas batiam o pé em manter a candidatura própria, mas após um dedo de prosa, (não demorou nem dez minutos) com a atual prefeita Diane Rusciolelli, ganharam a promessa da tão sonhada secretaria de Educação e se renderam aos encantos da atual prefeita, ganhando de bandeja a vaga de vice e dois vereadores, estes nas urnas. 

Diane, porém ao assumir o governo cumpriu o prometido, todavia, eles pensavam que seria todos os cargos secretaria, mas a prefeita, que de besta só tem a cara, montou um verdadeiro exército e inviabilizou os sonhos do partido de livre nomeação dos cargos de 2.º e 3.º escalão da pasta. O objetivo de preencher os cargos de cabo a rabo, certamente, era para desenvolverem um serviço de excelência frente a pasta. Irritados eles entregaram o cargo a menos de 4 meses de governo.
  
Com o mandato de vice-prefeito nas mãos e de dois vereadores, o PT local busca a todo custo desgastar a imagem política da atual prefeita Diane, a fim de chegar ao poder pela força, e se não der certo, lançar candidatura própria em 2016, com Nildo Som ou Professor Gilberto Lisboa. 

Nildo Som e Martan no PROS
Eles sonham com a nova sigla e a nova sigla sonha com eles.
Mas, parece que o sonho dos petistas, com Nildo, devem cair por água a baixo, pois há notícias de que o atual vice-prefeito, anda meio chateado com o nome do Professor Gilberto ser cotado entre uma ala do partido, e articula com o vereador Martan Maciel uma migração para o Partido Republicano da Ordem Social - PROS. Em Itabuna já existem quatro vereadores na nova sigla partidária e um destes é quem insulta os políticos de Una a aderirem ao novo partido.  

A notícia corre por debaixo dos panos, mas jornalismo sabe de quase tudo, houve um vazamento de informações e o blog Una Na Mídia teve acesso a parte de uma prosa entre o vice-prefeito e um vereador de Itabuna, numa churrascaria na cidade de Ilhéus. Presente estava um vereador da cidade de Ilhéus, que também pretende aderir a nova sigla. Nildo Som teme ser imposto novamente à ele o cargo de vice, como aconteceu em 2012.

Jorge quer ser prefeito de Una.

Não bastasse a lambança produzida pela Secretaria Municipal de Administração, em antecipar o feriado de segunda para sexta-feira (não se sabe a quem isso vai beneficiar), o Senhor Presidente do Sindicato do Professores de Una, Professor José Jorge, que também é vereador, se arvorou do poder de prefeito e dirigiu expediente às escolas orientando aos professores que não cumprissem o decreto da prefeita.

E hoje (25) alguns mestres estiveram na frente das escolas para lecionarem, porém estes profissionais devem faltar ao feriado no dia correto, que é segunda-feira, dia do servidor público. Desobediência a um decreto acarreta algumas sanções administrativas, como, por exemplo, o corte do ponto.

Mas, quem faltar não está tão desamparado pela legislação assim, visto que o feriado é nacional e, portanto, supre o decreto da mandatária. A moral da história é que o município é quem vai ficar no prejuízo, pois parou nesta sexta-feira, sem necessidade.

Os alunos da rede estadual devem ter aula hoje, porém não tem ônibus escolar para servir as estudantes da zona rural e na segunda-feira, não terá aula nas escolas estaduais, mas terá nas municipais. Uma verdadeira bagunça que fizeram. É mais um desgaste, este desnecessário, que a prefeita vai enfrentar, desta feita montado pela própria assessoria.É possível que a falta da segunda-feira vai onerar o corte do ponto. 

E quem vai arcar com o prejuízo financeiro e político? Perguntar não ofende.