Apoio cultural

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Natan adere a Campanha da Moringa.

A história viva de Una, nosso amigo Natan Mendes, é mais uma personalidade que aderiu a Campanha da Moringa, em prol a construção da Igreja Pentecostal de Cristo no Brasil.

Natan é uma das poucas pessoas que conhece boa parte da história da nossa comunidade, a fundo, pois faz parte dela.

Ele foi vereador, presidente da Câmara, secretario municipal e vice-prefeito. Atualmente é o diretor da Câmara Municipal.

Prefeitura não funcionará na sexta.

Una: Feriado na sexta, do município, e na segunda, do estado da Bahia e do Brasil.
O decreto assinado pela Senhora Prefeita Diane de Brito Rusciolelli antecipa o feriado da segunda-feira, dia 28, para a sexta-feira, dia 25. Entretanto, o ato da prefeita não está sendo muito bem compreendido pela comunidade, visto que as antecipações ou prorrogações de feriados acontecem quando eles caem em dias que não seja sexta ou segunda-feira.

Os governos do Estado e da União, por suas vezes, mantiveram o feriado na segunda-feira, dia 28. Apenas, as repartições públicas municipais não funcionarão na segunda, para funcioná na sexta? Ou, teremos feriado na sexta e na segunda? Com a palavra o senhor secretario de administração.  

No mesmo diário oficial foi exonerada do cargo de secretária escolar da Escola Municipal Santa Rita, na urbis, a Sr.ª Elaine Souza da Silva. Os motivos não figuram no decreto.

Una ganhará juiz, ainda este mês.

O postulante ao cargo de Juiz Titular da comarca de Una, é o Dr. Maurício Álvares Barra. Juiz recém concursado deve assumir a titularidade da Comarca no dia 29 deste mês. O novo juiz deve enfrentar algumas dificuldades, devido ao acúmulo de processos, visto que a Comarca ficou sem titular pelo período superior a dois anos.

Há também alguns processos complexos, a exemplo do que apura os supostos  fraudulentos empréstimos consignados, que geraram ação penal e civil, onde mais de 300 testemunhas devem ser ouvidas, por diversas partes do país. Mais de 30 réus figuram no processo, que motivou o afastamento, pelo Judiciário, do ex-prefeito Sr. José Bispo Santos, o Zé Pretinho, em 27 de fevereiro de 2008 (relembre aqui).

O processo do Banco Matone já conta com mais de 11 volumes em ambas as Varas, e a sociedade espera uma resposta do Judiciário, visto que o dito causou prejuízos incalculáveis à vida social e política da comunidade. Financeiramente o prejuízo gerou em torno de R$ 2,7 milhões.