Apoio cultural

segunda-feira, 15 de julho de 2013

PREFEITA DIANE RUSCIOLELLI E COMITIVA RECEBEM A COMUNIDADE DE VILA BRASIL NO CENTRO DE SAÚDE PARA EXAMES GRATUITO

ASCOM - ERLON SANTOS. SEM ÔNUS PARA O ANUNCIANTE.

A prefeita de Una, Diane Rusciolelli, recebeu no dia 11/07 no Centro de Saúde de Una, a comunidade de Vila Brasil, em especial as mulheres daquele distrito. 

Em virtude da realização do exame de rastreamento do câncer que está sendo feito gratuitamente em Una. Estavam também presentes na comitiva o Vereador Tanda, a Secretária de Saúde Marúcia Bahia, o Secretário de Obras Antônio Hage. 

Na oportunidade a secretaria Marucia Bahia, enfatizou a importância das mulheres de vila brasil realizarem o exame e disse também que esta é apenas a primeira etapa da ação. A prefeita Diane saudou as mulheres e disse que com a fé em deus não seria diagnosticado nenhuma situação contraria à saúde das mulheres, caso houvesse, estaria juntamente com a secretária  de saúde dando o suporte e a atenção necessária. 

O vereador Tanda agradeceu a Secretária Marúcia e a Prefeita Diane por ter feito a parceria para beneficiar o povo. Disse também que tem conhecimento das dificuldades que a gestão vem passando, mas que em momento algum a prefeita deixou de cumprir com o seu papel de gestora. Estavam também presentes os agentes comunitários que acompanharam suas comunidades, Adilsom dos Lençóis, Elsom do Cajueiro 2, Josineide do cajueiro 1 e José Carlos  de Vila Brasil.

OUTEIRO, RIO DOCE, COMANDATUBA TAMBÉM FIZERAM O EXAME
As mulheres dessas localidades fizeram no dia (12/07) o exame de rastreamento do câncer. O Ônibus com a comitiva cerca de 50 mulheres, chegou por volta das 8:30 da manhã e logo puderam ser atendidas.  Os agentes de saúde Maria Rosa, Isabel, Alessandra e Maria José, que estão fazendo um brilhante trabalho de rastreamento dessas mulheres acompanharam no percurso. 


PREFEITURA DE UNA REÚNE ASSOCIAÇÕES PRODUTORES RURAIS PARA O PROGRAMA LUZ PARA TODOS E HABITAÇÃO RURAL


O encontro foi no dia 11/07 na câmara de vereadores. Cerca 500 produtores rurais que puderam ouvir atentamente a real situação de cada localidade inscrita no programa luz para todos. Estiveram presentes no evento a Deputada Estadual Ângela Sousa, A prefeita Diane Rusciolelli, o secretário de agricultura Yude e todos os Secretários do governo Municipal, Os vereadores: Antônio da Piruna, Davi Cerqueira, Tanda e Julival. O governo  do estado da Bahia, enviou o Dr. Gilsom - Diretor de energia da SEINFRA – Secretaria de Infra Estrutura da Bahia,  técnico responsável pelo acompanhamento dos projetos do programa Luz para todos e o Sr. Romilsom  técnico do programa habitação rural. Os produtores rurais foram recepcionados pela prefeita Diane, o Secretário Yude e sua equipe. Na oportunidade foi feito um levantamento das associações presentes. Ao incio do encontro a prefeita Diane informou que as estradas também é uma preocupação da gestão. O maquinário  está sendo reformado dentro das possibilidades financeiras do município, já que boa parte da frota foi encontrada sem condição de uso. Ressaltou que em breve as melhorias estariam sendo feitas nas estradas, onde esse processo teve inicio na estrada de Colônia, trechos críticos de vila brasil e parte da estrada de pedras. Os serviços de reparação tiveram que ser interrompidos devido as constantes chuvas, mas que ao passar este período estariam retomando os trabalhos.

A deputada estadual Ângela Sousa faz o acompanhamento direto do Programa Luz Para Todos em especial para a cidade de Una. Disse que a prefeita Diane tem cobrado dela e do Governador melhorias para o homem do campo e incansavelmente tem mantido o contato pessoalmente para trazer recursos para Una. Ela enfatizou que a audiência é necessária para que haja esclarecimentos sobre cada projeto e a previsão de quando esses moradores da zona rural serão beneficiados com o Programa Luz para Todos. De acordo com a parlamentar, nada mais justo e democrático que as comunidades a serem beneficiadas discutam sobre o Luz para Todos. No inicio da palestra o Dr. Gilsom parabenizou a prefeita Diane pela iniciativa e se dirigiu aos produtores já informando em nome do governador Jackes Wagner que estaria à disposição das associações, já que muitas delas possuem cadastros para liberação do Programa Luz para Todos. Os produtores pediram explicações acerca da demora da execução do programa em sua região e o prazo que esse beneficio estaria sendo liberado.

Dr. Gilsom informou a situação de cada associação que segunda a Coelba (executora do Programa), o impedimento maior da execução do programa é a licença ambiental. Ele explicou que a cidade de Una tem uma área de proteção ambiental muito extensa e esse fator tem dificultado a agilidade para implantação do programa. Em sua maioria as associações e propriedades rurais são muito próximas ou às vezes estão dentro da área de preservação. Informou ainda que algumas associações terão que fazer uma revisão do projeto, outras terão o programa executado no prazo estipulado e informado pela Coelba. Segundo o Dr. Gilsom o acompanhamento desses pedidos através da Deputada Ângela Sousa, estão sendo feitos e cobrados junto ao órgão para que seja executada a obra no prazo.

O Sr. Romilsom fez a palestra referente a habitação rural e explanou quais os critérios estabelecidos para que a associação ou produtor rural sejam contemplados no programa. Ele disse também que é preciso reconhecer os avanços de diversos programas direcionados ao homem do campo. E frisou que nos doze anos de ações voltadas para o homem do campo, Una pode comemorar vitórias. Já que No município de Una já foram contemplados com o programa as localidades da Fazenda Bom Sossego, rodovia Una/Santa Luzia, Associação Estrela do Sul, Região das Varas, Assentamento Guanabara, Rodovia Una-Canavieiras e vários outros locais. Em andamento estão as obras de eletrificação nas regiões de Fazenda Nova Esperança e Pindorama, que beneficiarão 119 novos consumidores. Ao final do vento foram entregues aos produtores mudas de diversas culturas para o plantio. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO‏ DA SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre o funcionamento da Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Marcel Ganem

A USF do bairro Marcel Ganem foi inaugurada em dezembro de 2012, portanto, no final da gestão passada. Em Termo de Compromisso assinado junto ao Ministério da Saúde conforme exigência do art. 5º, inciso VI, da Portaria MS/GM nº 2.226 de 18 de setembro de 2009, o município da Una-BA assume junto ao Ministério da Saúde o compromisso de equipar minimamente a Unidade Básica de Saúde construída com os recursos referentes à portaria citada. Porém, assim não ocorreu.

Em inspeção realizada pela 6ª Dires foram constatadas irregularidades na estrutura física, tendo a Prefeitura de realizar novas adequações conforme solicitado, para que fosse autorizado o seu funcionamento. Enquanto isso, a equipe de saúde da unidade vem funcionando provisoriamente no Centro de Saúde, para que não sofra com a falta de assistência.

A Prefeitura está em fase de conclusão dos serviços relacionados à estrutura física da unidade e em processo de licitação para aquisição do mobiliário para que o mais breve possível a USF definitivamente seja entregue à comunidade.

4ª Conferência Municipal de Cultura em Una

Tema Central: "Uma política de estado para a cultura; desafios do sistema municipal de cultura."
Dia 17 de julho das 8 da manhã as 17 horas na Câmara de Vereadores.
Artistas, artesãos, cantores, tecladistas, guitarristas, violonistas, dançarinos e dançarinas, artistas plásticos.
Venha idealizar a Cultura que queremos! Participe.

Nossa história em foto: Colaboração de Luiz Magno Vitorino

(...), Ari Cesar - in memorian, Zelito, Eli Pinheiro, Tonho Borracheiro.
Agachados: Alexandre Rusciolelli, Marcus de Agnaldo, Aumenandro e Dorival
 

Dorival, Prevé, (...), Duda Costa, (...), Pimenta e Messias
Agachados: Brizola, (...), (...), Adilson da Piaçava, Zequinha e Zé Pretinho.

O pangaio virou. Galego e Galega foram ao xilindró ontem à noite.

Galego Mototaxi, Anes e a filha, Kelly Cyclone. Estão na jaula.

Parada na mão de Galego
Policiais do Quarto Pelotão esta noite não brincaram em serviço. Por volta das 21h40, deste domingo (14) prenderam no banheiro de um posto de combustível, no bairro Sucupira, o indivíduo Edson de Jesus dos Santos, vulgo Galego Mototaxi, residente no bairro Castilho Andrade, que estava em um motocicleta, Yamaha/YBR, placa policial JRW-6180 (Una – Bahia). Com o dito a PM flagrou dois papelotes de cocaína e dinheiro em espécie. O elemento foi encaminhado ao plantão da DP local e entregou o ponto da venda do produto.
Galegão avião da Galega
A casa do caminho 18 caiu

Mãe e filha vendendo o produto ao maluco.
E por volta das 22h foram presas em flagrante delito, também pela PM local, as pessoas de Anes de Jesus do Nascimento, 34 anos e sua filha Karen Kelly Nascimento Santos, 19 anos, vulgo Kelly Ciclone, que são de Ubatã. Com as ditas foram apreendidos R$ 404 reais, 16 papelotes de cocaína, dois celulares, marca LG e duas tesouras, além de artefatos para embalar a droga. Crispin Márcio dos Santos Silva, 20 anos, o Mabaço, foi conduzido por está fazendo uso de droga no interior da casa e dois elementos evadiram-se pelos fundos.
As paradas do mal.
  
O pangaio virou na Urbis.
Já havia informações de que as ditas vinham cometendo o tráfico de drogas no caminho 18, casa 16, na Urbis, há um bom tempo. Os conduzidos estão sendo autuados em flagrante delito pelo plantonista da 7ª COORPIN/Ilhéus e, após os procedimentos devem ser encaminhados ao Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, a disposição do juízo criminal desta comarca.
Foto: T. Brito