Apoio cultural

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Lentes mágicas de Alvinho Moraes. Beleza da nossa terra!

Itapororoca

Comandatuba
Comandatuba


Itapororoca


Barra de Itapororoca

Saúde promove mamografia para mulheres.

 ASCOM PMU. ERLON SANTOS. SEM ÔNUS PARA O ANUNCIANTE
Secretária ministrando orientações
Uma parceria do Governo do Estado da Bahia com a Prefeitura Municipal de Una, através da Secretaria de Saúde do município, realizará exames de mamografia gratuitamente em mulheres de 50 a 69 anos de idade, para rastreamento do câncer de mama. 

A representante da SESAB Srª Vejane, esteve hoje 26/06/2013 em Una juntamente com os agentes comunitários, equipe da Saúde da Família que já possuem um contato mais próximo de mulheres, comunidade e a Secretária de Saúde Marucia Bahia para firmar o compromisso. 


Servidores recebendo instruções.
A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores, onde houve diversos esclarecimentos acerca da campanha. Os exames acontecerão a partir do dia 01 ao dia 17 de Julho (salvo os domingos) para tratar das ações referentes ao rastreamento, detecção ou não, tratamento e combate ao câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos de idade.

Serão disponibilizados dois pontos móveis de atendimento no Centro de Saúde de Una, com dois mamógrafos e profissionais da área. O atendimento do público da zona urbana será por ordem de chegada e da zona rural por ser mais distante, já está sendo desenvolvida uma logística de transporte para acolher este público através de agendamento em loco que serão realizados pelas equipes envolvidas. 

A secretária de Saúde Marucia Bahia, enfatizou o empenho da Prefeita e sua preocupação em cada vez mais melhorar e trazer mais saúde para a nossa cidade. Já Diane Rusciolelli ressaltou a importância das equipes de saúde no processo de busca ativa desses pacientes para a realização dos exames. 

O Programa do Governo do Estado da Bahia juntamente com a Secretaria de Saúde de Una, pretende atingir um público feminino de 2.718 mulheres, meta esta que será atingida com a parceria de todos os agentes de saúde.

Tiraram os veículos da porta da Prefeitura.


Paço municipal. O centro do Poder unense.

Quem esteve na praça Dr. Manoel Pereira de Almeida teve a grata surpresa de ver a praça voltar o brilho de antes. Uma equipe da Secretária de Viação, Obras e Transportes retirou os veículos inservíveis à administração, que estavam no pátio do paço municipal.

Por falta de pneus e uma turbina, dois micro-ônibus e um ônibus da Educação estavam parados na praça desde 1.º de janeiro deste ano. Ao lado dos veículos estavam uma par carregadeira e uma patrol. 

Vereadores protestaram por diversas oportunidades na Casa do Povo e este blog reportou o problema também, mas após seis meses, o chefe da pasta resolveu tomar providências. Esperamos que os equipamentos não sejam despojados no lixo, como fizeram em março de 2008.
   

Nem droga, nem passional, nem nada. Latrocínio (matar para roubar).

O menor que atirou sem dó no fotógrafo.
Menor infrator que assassinou Moacyr Fotógrafo conta detalhes do assassinato ao Juiz.

O menor, C.S., 17 anos, acusado do homicídio do fotografo Moacyr Vieira Souza, 59 anos, ocorrido em 24 de junho do ano passado, foi interrogado ontem pelo Juiz Substituto da Vara Crime da Comarca de Una. O magistrado aplicou uma medida de internação preventiva por 45 dias, numa casa de albergado em Salvador. Dia 10 de julho o juiz deve anunciar a sentença do menor. O menor envolvido em crime não pode ultrapassar mais de 03 anos em regime de internação e não pode ficar até mais de 21 anos de idade recolhido. Ele deve ser avaliado a cada 06 meses. 

A vítima sem defesa.
O menor contou que esteve no bairro da Usina, nesta cidade, em companhia do indivíduo de alcunha Tatai, onde fizeram uso de vários entorpecentes, maconha, crack e cocaína. No retorno ao distrito de Colônia eles viram a vitimas catando umas folhas para fazer chá, quando desceram da moto, uma POP 100, e anunciaram o roubo.

A vítima relutou em entregar a chave da moto, quando foi determinado por Tatai que o menor atirasse na vítima que disparou duas vezes. Eles esconderam a moto numa fazenda e depois a pegaram, pintaram e passaram a utilizá-la. Tatai é de Ibirapitanga e estava na casa de Márcio, acusado de trafico e roubo, na Rua da Jaqueira, em Colônia de Una.

O menor C.S. foi apreendido por policiais militares de Canavieiras; Interrogado pela Delegada de Polícia de Una e encaminhado ao MP, que representou contra o dito. Já Tatai encontra-se foragido.

Acaso você tenha sido vítima deste menor infrator, favor procurar a Polícia Civil.