Apoio cultural

domingo, 21 de abril de 2013

Projeto de lei que cria “Carteira Nacional de Radialista” deve ser aprovada pelo Senado Federal.


Por: Rita de Cássia Carvalho - Assessora de comunicação, STERT-ILHÉUS.
O projeto de lei 1005/2007, que cria a “carteira nacional de radialista” de autoria da deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB/RS), teve parecer favorável à aprovação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados pelo relator do projeto, deputado João Campos. O documento dispõe que o documento de identidade da categoria passe a ter validade em todo o território nacional.

A proposta, de autoria da deputada federal Manuela D´Ávila (PCdoB/RS), dispõe que o documento de identidade da categoria passe a ter validade em todo o território nacional, sendo emitida pelos sindicatos. O principal argumento utilizado pelo relator para recomendar a aprovação do projeto de lei é o princípio de equiparação a outras categorias profissionais regulamentadas por lei que já desfrutam desse direito, inclusive os jornalistas, que desde 1982 têm reconhecida a carteira de identidade profissional como documento válido em todo o país e para todos os fins.

A falta do reconhecimento da identidade profissional do radialista traz uma série de dificuldades aos profissionais no exercício cotidiano de suas atividades, especialmente no credenciamento para eventos esportivos e oficiais. As Federações e os sindicatos lutam para que a carteira de identificação profissional seja aprovada o mais rápido possível a fim de evitar transtornos aos radialistas durante a cobertura da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

Para isso, os dirigentes sindicais da categoria já estão se mobilizando, em seus respectivos estados, para atuar junto aos seus parlamentares que integram a CCJ visando garantir a aprovação do projeto, que tramita em regime de análise conclusiva, ou seja, não precisa ser votado no plenário da Câmara. Assim, se o PL for aprovado na CCJ vai direto ao Senado.

O deputado João Campos destaca no texto que “o projeto ora em debate deve prosperar”, tendo em vista que tem “o fundamento de equiparação a outras categorias profissionais regulamentadas por lei que já desfrutam de tal direito, notadamente a categoria dos jornalistas, que inclusive é categoria coirmã dos radialistas”.

Para o presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, o projeto da deputada Manuela D’Ávila, é oportuno e deve ser aprovado por unanimidade no Senado, ainda este ano, já que a profissão de radialista é regulamentada por lei federal desde 1978. “O que se busca na realidade é a valorização de uma das mais importantes categorias do mundo da comunicação de massa”, pontua.

Lixarada na porta do mandachuva da Saúde.

Foto retirada GCM PEREIRA. Foto do dia 18/04/2013 - quinta feira.
O Senhor Secretário de Viação, Obras e Transporte precisa tomar uma providência, quanto ao lixo que toma conta da cidade.

Como anda a média da Prefeita no Legislativo. Panorâmica da política.

Radialista DRT 6.319
Por Renê Sampaio Medeiros – DRT 6.319
Na verdade Diane Rusciolelli chegou ao Poder com a graça do povo, com o seu espírito inovador, mas também, devido ao desgaste natural do grupo de Beto Careca, que piorou, ainda mais, expulsando Dejair do grupo, outro fator foi desmando administrativo pregado por Zé Pretinho, que nem candidato era, em seus três anos, um mês e vinte e sete dias de governo. Mas, a candidata também conseguiu a façanha de dar três cargos eletivos ao PT, que historicamente disputou todas as eleições proporcionais, nos últimos trinta anos, mas jamais havia chegado ao Poder, e de quebra ainda ganhou a vaga de vice na majoritária.

A prefeita não precisou de arrumações aqui e acolá, com partido A ou partido B, com liderança daqui ou dali, para subir a rampa do Centro Administrativo. Salvo, uns minutos de pouca conversa com o diretório do PT, para arrumar a vice, à Nildo Som. Entretanto, Diane se elegeu juntamente com três vereadores, dois do PT e um de seu partido o PSD. O vereador do PSD, Ailton Nunes Dias pretendia dirigir o legislativo, todavia por ser cunhado do vice-prefeito e ter um concunhado como colega na Casa do Povo, o vereador Juvenal Trindade do PRP, supostamente, tenha deixado a prefeita com o pé atrás em apoia-lo. Diane apoiou Davi Cerqueira do PMDB, à presidência da Casa Legislativa, que ganhou apertadamente.

No dia da eleição o vereador Prof. José Jorge do PT foi muito fiel à prefeita, pois abdicou dos assédios de Ailton, para jogar água nos desejos da mandatária, em eleger Davi, e se juntar com os outros quatro vereadores, Tanda (PHS), Man (PTN), Bico Fino (PP) e Juvenal (PRP) para tirar a presidência da Casa das mãos de Davi. Ailton ofereceu a cabeça da chapa à Jorge, mas o professor não aceitou. Davi, portanto, ganhou à presidência, além de outros fatores, o mais preponderante, a fidelidade de Prof. José Jorge.

No desenrolar dos três meses de governança, a prefeita conseguiu aumentar a sua base, com a adesão de Bico Fino (PP), porém a aparição recente, em festa do PSDB, do vereador Ailton Nunes Dias ao lado do ex-prefeito Zé Pretinho, certamente, oferece, no mínimo, preocupação a mandatária, haja vista que o PT por ser um partido coeso, ainda não se definiu em relação a ter perdido o comando da Secretária Municipal de Educação, e acaso o partido decida romper definitivamente, se isso já não ocorreu, a prefeita perde dois vereadores da base aliada, ou seja, Diane vai ter minoria na Câmara, restará o apoio de Davi, Bico Fino, Dilsinho de Pedras e Soninha de Gusmão.

Tem matéria na Casa que precisa de 2/3 para ser aprovada, e com apenas quatro vereador não vai ter quórum, para aprovação. O prefeito administrar com 7 vereadores contrário é um grande risco e perigo a estabilidade administrativa. A prefeita ainda não definiu a sua liderança na Casa Legislativa, a fim de intermediar votações de projetos de leis que por lá tramitam, bem como defendê-la em plenários das severas criticas que o seu Governo vem sofrendo dos vereadores Man (PTN) e de Ailton (PSD). Luiz Inácio Lula da Silva, ao contrário de Fernando Collor de Melo, deu exemplo de governabilidade particionada, enfrentou e driblou a maior crise política vivida no país, o mensalão. Já Collor foi casado por ter recebido, à época, um FIAT/Elba, de presente. No julgamento politico, do Poder Legislativo, Collor perdeu o mandato e no STF, julgamento jurídico, ele foi absolvido das acusações.

Quando o assunto é relação institucional entre Legislativo de Executivo, é preciso se ter muita cautela e respeito mútuo entre os Agentes Políticos, pois um é dono do cofre, o Executivo, e ou outro, o Legislativo, é quem controla a senha e tem o poder de controle e fiscalização. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

Moradores do Marcel Ganem se sentem desprezados

Mais um elefante branco da administração pública? 
E prometem uma mobilização em um ato público a ser organizado nos próximos dias. Um morador que enviou e-mail, e não quis se identificar, disse que o questionamento é a falta de funcionamento da Unidade de Saúde da Família, considerando que a dita foi inaugurada em dezembro, mas jamais funcionou. 

Outra queixa dos moradores é a falta de acesso nas ruas da comunidade, a precariedade na iluminação, falta de roçagem e a questão da lixo nas vias públicas. 

Lixo nas ruas do Marcel Ganem
Os moradores enviaram uma foto onde urubus aparecem devorando sacos de lixo, a foto não tem data, todavia, foi enviada neste domingo (14), dia em que não existe coleta de lixo, portando o morador deve ficar atento a coleta de lixo, conforme tabela abaixo:






Tabela fornecida pela empresa coletora de lixo

DIAS
LOCALIDADES
HORÁRIO



SEGUNDA FEIRA
CENTRO -----------------------
BAIRRO NOVO---------------
MARCEL GANEM------------
SUCUPIRA---------------------
SANTA RITA-------------------
URBIS----------------------------

  7:00 hs
  9:30 hs
13:00 hs
13:30 hs
14:00 hs
14:30 hs
TERÇA

A

SEXTA-FEIRA
BAIRRO NOVO---------------
MARCEL GANEM------------
CENTRO------------------------
SANTA RITA-------------------
URBIS----------------------------
SUCUPIRA---------------------
  7:00 hs
  8:30 hs
  9:30 hs
13:00 hs
14:00 hs
14:30 hs



SÁBADO
BAIRRO NOVO---------------
MARCEL GANEM------------
SUCUPIRA---------------------
CENTRO------------------------
SANTA RITA-------------------
URBIS----------------------------
FEIRA----------------------------
  7:00 hs
  8:30 hs
  9:00 hs
  9:30 hs
13:00 hs
13:30 hs
14:00 hs
TERÇA

QUARTA E

QUINTA-FEIRA

Recolhimento de entulhos
Obs. Solicite autorização na Secretaria de Obras



HORÁRIOS DE COLETA NOS DISTRITOS DA CIDADE DE UNA
DISTRITO
DIAS
TURNO


LENÇÓIS/ PEDRAS
SEGUNDA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA


MANHÃ( A PARTIR DAS 7:30hs)


COLÔNIA
SEGUNDA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

SÁBADO


MANHÃ( A PARTIR DAS 7:00hs)


COMANDATUBA
SEGUNDA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

SÁBADO


TARDE( A PARTIR DAS 13:30hs)

VILA BRASIL

DUAS VEZES POR MÊS

PELA MANHÃ A PARTIR DAS 9:00hs
   

Fotos falam mais que 1000 palavras. Vereador do PSD, da prefeita Diane aparece em festa do PSDB, do ex-prefeito Zé Pretinho.


Esta foto foi retirada do site o Vermelhinho de Itabuna, na inauguração do comitê central do PSDB em Itabuna, onde quatro figuras públicas aparecem: O Dep. Estadual Augusto Castro, ex-prefeito Zé Pretinho, O vereador Ailton  Nunes Dias (PSD) e o vice-presidente do SINFESPU, GCM Jorge Pereira, o popular Kita. Também aparece na fotografia o fiel escudeiro do ex-alcaide de Una, o empresário Rubão da Vidracaria. Quem puder guardar que guarde, pois ela é histórica, nas futuras gerações. 

Moradores denunciam lixo na Av.: Getulio Vargas pelo facebook

Fotos retiradas do facebook na entrada do Peladão