Apoio cultural

quarta-feira, 13 de março de 2013

Operação de guerra em Itabuna


Mais de 70 viaturas na Operação
Fotos do Vermelhinho de Itabuna
Pelo menos 700 policiais participaram da operação em que culminou com a transferências de presos do presídio daquela localidade, para outros presídios, inclusive de segurança máxima e cumprimento de mais de 40 mandatos de prisão, com apreensão de arma e droga. A Operação Batendo de Frente teve a participação da Polícia Civil, Rodoviária Federal, Policia Militar e Polícia Federal. Batalhão de Choque, CIPE-Cacaueira e Mata Atlântica, COE e outras unidade de segurança especializadas participaram da operação. Dr. Moisés Damasceno, Diretor do DEPIN, foi que comandou a operação.

O foco da operação é combater a mortandade de pessoas que ocorrem na cidade de Itabuna e região, onde o comando eram dados de dentro do presídio. No presídio existiam os raios A e B, os líderes Fábio dos Santos Posidônio (Binho), Bartolomeu Mangabeira (Bartô), Jackson Vicente (Jack Bombom), Sidimar Soares (Boleta) e Diego foram transferidos para unidade prisional no Estado de Mato Grosso do Sul. 16 presos foram transferidos para Serrinha e Salvador. O raio A vai abrigar presos condenados e o B presos provisórios.










Prefeita manda reformar Posto Policial de Colônia.

Aqui a malandragem não vai ter vez.
Foto: Una Na Mídia
E institui telefone móvel rural para facilitar a vida da comunidade. Quem quiser falar com a PM ou com a Guarda Municipal é só discar para os telefones que estão disponíveis na parede de entrada do módulo. Os números da PM são 9959-2002 e 9936-7087 e da Guarda Municipal é 9944-7402.

A reforma do Posto Policial foi uma reivindicação do vereador e presidente da câmara, Davi Cerqueira dos Santos (PMDB). O Posto Policial não passava por reforma à quase de quatro anos. A segurança pública é um dos grandes anseios da comunidade ao lado da reforma das estradas.
                                       
Colônia de Una é um distrito maior que muitas cidades brasileiras e possui um posto médico, escolas, inclusive de ensino médio, supermercados e outros serviços de atendimento as pessoas. A diversificação agrícola é o referencial da localidade, devido ao cultivo, especialmente de seringa, cacau, magustein, pimenta e guaraná.   

Oposição começa a perder a timidez e a paciência.

Vereador Osmar Calazans
O vereador Osmar Calazans Berbert (PTN) alertou a prefeita Diane Rusciolelli (PSD), quanto a fatos, que segundo o parlamentar, parece simples, mas são muito graves. Man falou da falta de funcionalidade do Posto de Saúde do bairro Marcel Ganem, do mato que toma conta da localidade, da precária iluminação da comunidade, além da falta de respeito da empresa coletora de lixo, que não tem horário para pegar os resíduos nas residências. Falta de medicamentos nos postos de saúde e o atendimento médico precário no Hospital Municipal, também foram temas do vereador, no grande expediente.

O vereador não freou seu discurso, apenas nestes detalhes, mas refutou a falta de manutenção das estradas do município, inclusive os 9 km de Una a Colônia e alertou quanto ao uso de maquinários da prefeitura a favor de terceiros. A preocupação do parlamentar, quanto a o PSF/Marcel, é o mesmo se tornar um patrimônio abandonado, como acontece com feira-livre do bairro Sucupira e o ginásio de esporte da estrada de Pedras. A feira-livre foi construída em 1995, pelo ex-prefeito Luiz Elias, porém nenhum gestor colocou em funcionamento e o ginásio em 2004, por Dejair Birschner. 

A tribuna é do vereador, representante do povo.

Renê Sampaio - DRT 6.319
Por: Renê Sampaio – DRT 6319

Passando rapidamente o olho no Regimento Interno da Câmara Municipal de Una não foi possível vislumbrar nenhuma possibilidade de participação de terceiros em sessão ordinária da Casa, salvo os secretários municipais quando convocados pela maioria dos membros do Legislativo.

Todavia, a tribuna da nossa Casa Legislativa, ultimamente está parecendo um programa de auditório de radio ou de TV, para não discriminar a arte circense. Particulares, presidente de sindicato e advogados tem livre acesso a tribuna da Casa, é discussão disso e daquilo outro, cujos problemas tem espaços nas audiências públicas, e nas comissões permanentes da Casa.

Interessante é que a TV Câmara e TV Senado mostram diariamente como funciona o processo legislativo, porém os nossos representantes parecem que não tem muito tempo para assistirem as sessões plenárias do Congresso Nacional e adquirir uma experiência de como proceder no Legislativo local.

Semana sem sessão plenária

Outro fato tem que tem chamado a atenção é no que tange a sessão da Casa do Povo que ocorre apenas uma vez na semana, nas terças-feira, e quando esta cai num feriado, não há sessão naquela semana. Lembrando que a Câmara só funciona de 15 de fevereiro a 30 de junho e de 1º de Agosto a 15 de dezembro, conforme a Lei Orgânica e o Regimento Interno.

É de bom gosto e diante das reformas políticas que vem acontecendo no país que nossos vereadores alterassem o regimento interno, a fim de incluir uma emenda no sentido de que quando a sessão caísse num feriado; ou fosse antecipado ou prorrogado ao primeiro dia útil subseqüente. Por exemplo, terça-feira (19) que vem é feriado municipal e a Casa não vai se reunir. Desta forma, a sessão poderia acontecer ou na segunda (18) ou na quarta-feira (20). Os servidores da Casa trabalham todos os dias.

Vereador sem salário

Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Emenda a Constituição n. 35/2012, de autoria do Senador Cyro Mirando (PSDB-GO) que visa acabar com o salário dos vereadores das cidades com menos de 50 mil habitantes. O relator da matéria Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), acha que a matéria pode ser aprovada, porém ela depende de alguns reajustes (click aqui e veja o PEC). 

Servidor toma "bola nas costas", novamente.

E mais uma vez se decepciona com a Casa Legislativa, que não apreciou o Projeto de Lei de interesse da classe. Malgrado a maioria dos parlamentares pedirem que a matéria, que trata do reajuste do servidor, entrasse na pauta de votação, o pedido não foi acolhido pelo Presidente, que decidiu, monocraticamente, baixá-lo a mandatária do município, para, segundo ele, fazer correções.

O projeto já tem parecer de todas as comissões e está maduro para votação. Na sessão anterior o presidente da Casa, vereador Davi Cerqueira, disse que aguardaria um parecer do juiz para colocar o projeto em votação, cujo ato administrativo é atípico no processo legislativo. Segundo um diretor do Sindicato, toda a problemática surge, devido ao autor da Projeto de Lei, tratar-se do ex-prefeito Dejair Birschner, e quem não querem que seja o "pai da criança".