Apoio cultural

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Aviso aos universitários


A Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura convoca os universitários para fazer o cadastramento no Departamento de Transporte da citada secretária. Os alunos devem comparecer munidos do comprovante de matrícula e da carteira de identidade. O prazo é de 28 a 31 de janeiro.

Nossa opinião

Cobrado durante os quatro anos, o secretario anterior vez pouco caso e deu pouca importância, mas seria interessante que a atual gestão mandasse confeccionar passe estudantil, a fim de inibir os “caroneiros” de plantão. O atual secretário sabe do que estou falando, pois viajou muito em pé para a FTC/Itabuna, enquanto que nada tinha a ver com o transporte, viajava sentado. 

Há alunos de Olivença, Cururupe, e outras localidades de Ilhéus que são transportados de carona sem necessidade, haja vista que as localidades são servidas com o transporte público municipal. Há indícios de que as caronas eram autorizadas pelo próprio secretário da época. Acaso a AGERBA confirme o fato é multa para a empresa e para o município, por transporte irregular de passageiros.

Ademais, existem indivíduos que são transportados pelo ônibus, que deveria servir exclusivamente aos universitários, para fazerem outros compromissos, inclusive namorar e passear, acarretando peso desnecessário ao transporte e ocupando lugar de quem tem um compromisso com a educação. Fica aqui a nossa opinião. Veremos se dessa vez tem valor.

Os serviços da Guarda Municipal podem acabar.

Heróis municipais
São os primeiros sintomas observados e as informações preliminares que chegaram a este blog. Com um serviço de excelência, a instituição ajuda a segurança municipal, desde a vigilância 24 horas nas repartições públicas e nas vias principais da cidade no serviço de radio-patrulhamento ao serviço ostensivo, em apoio a PM, nas festas populares.  

Peças importantes e experientes estão sendo substituídas por inexperientes funcionários, que nem farda veste, mas assumem o comando das guarnições na viatura. O veículo, após três anos de uso em perfeito estado de conservação, já sofreu um dano no capu traseiro, por conta de um inexperiente motorista, lançado no quadro.

Homens que sempre estiveram a serviço da comunidade, no policiamento ostensivo, foram removidos à posto fixo de vigilância, enquanto, inexperientes vigias estão sendo empregados no policiamento ostensivo. Há notícia de que até mesmo um funcionário do serviço geral assumiu o comando de uma guarnição. Prepostos da instituição já realizaram três reuniões com a Prefeita, com o Secretário de Administração e o chefe da Guarda, a fim de corrigir a disparidade, porém sem êxito. Há informações de desentendimentos entre os veteranos GCM e o atual chefe da instituição.

Os atuais Guardas Municipais passaram por treinamento, durante um curso que durou aproximadamente um ano e teve o referendo da Secretaria Municipal de Educação. No Curso eles tiveram dentre outras aulas, aula de direitos humanos e cidadania, radio-patrulhamento, policiamento ostensivo e legislação, e foram contemplados com certificado assinado pelo prefeito da época e do Secretário Municipal de Educação. Periodicamente, eles também tomavam palestras de policiais militares e advogados.