Apoio cultural

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Juiz Eleitoral diplomará eleitos no dia 19 de dezembro.

O homem que vai referendar a vontade do povo
Foto: Tabu On Line


O Juiz Régio Bezerra Tiba Xavier marcou para a quarta-feira, às 17:00 horas, no Salão do Júri do Fórum local, a diplomação dos eleitos e suplentes nas eleições deste ano. Além de Diane de Brito Rusciolelli e do Professor José Nildo Santos Nascimento, também serão diplomados os vereadores eleitos e os primeiros suplentes das coligações e partidos.

Receberão o diploma pela coligação PRB/PT/PR/PSD, Ailton Nunes Dias; Martan Maciel Trindade, Matcha-Matcha e José Jorge dos Santos, além do suplente Carlão do Guaraná. Pelo PP vai ser diplomado é Julival Araújo de Mendonça, o Bico Fino, como vereador e Maria Madalena Fermo Birschner, Maria de Dejair na condição de suplente.

Terá direito de exercer a função na Casa de Leis para o período de 2013 a 2016, Itanael de Góis Santos, Tanda, eleito vereador pela coligação PHC/PTC, já a suplência pertence a Nara Santos Muniz, Tia Nara. Também terão outorga da Justiça Eleitoral, Juvenal Trindade, como vereador e Romualdo Cardoso do Nascimento, Mú, eleito e suplente da coligação PMN/PRP.

Antonio Silva dos Santos, Tonho da Piruna e Maria Jany Ferraz da Silva Matos, respectivamente, vereador e suplente pelo PSL, serão diplomados, além dos eleitos pelo PDT/PMDB/PTdoB, David Cerqueira dos Santos e Sônia Angélica Dias Gusmão, Soninha. Joeldes Santos da Silva, o Tita, fica na suplência. Eleitos e suplentes do PTN/PCdoB, Osmar Calazans dos Santos, Man e Gideon Clarindo dos Santos, Prof. Gideon, também será referendados. Adilson da Silva Cardoso, Dilsinho e Ivonildo Aquino dos Santos, Zé Osnir, também receberão o diploma, como vereador eleito e suplente pelo PTB/PSDB.

A briga pela presidência

Davi garante que tem o voto de Tonho da Piruna, Soninha, Man, Matcha-Matcha, Bico Fino e Dilsinho de Pedras. Porém, há rumores que Ailton Pedreiro, outro candidato, além do seu voto conta com o voto de mais cinco colegas, porém os nomes estão em “stand bay”. Não há empate em no caso, pois apenas 11 vereadores terão direito a voto.

Oberval Calazans garante que seu irmão Man é candidato e conta com apoio de Beto Careca e Zé Pretinho, malgrado estes, não terem lougrado êxitos nas eleições, conseguiram, juntos, eleger 7 dos 11 vereadores. Davi Cerqueira, embora tenha sido eleito no grupo de Zé Pretinho trilhou por caminhos adversos. O grupo de Diane, elegeu apenas 3 parlamentares. A prefeita eleita ainda não decidiu declarar seu apoio.

A Secretaria de Saúde

Noticias zoam aos ouvidos do povo que a indicação da professora Marúcia Bahia para o cargo de Secretária de Saúde do município partiu da Vereadora Nara Muniz, irmã de fé da futura secretaria e que o Dr. Jailson Muniz assumirá o cargo de Diretor da Secretaria. Porém, a assessoria da prefeita eleita nega veementemente a informação. Se acaso, essa informação seja verdadeira a família Muniz se torna a mais poderosa influência política do município, haja vista estarem no poder desde 1988, quando Dr. Jailson se elegeu vereador pelo PP, em 1992, 1996 e 2000, também foi eleito. No ano de 2004 e de 2008, Tia Nara foi eleita vereadora e ficou na suplência nas eleições deste ano, com 352 votos, se tornando a 5ª mais votada, porém ficou de fora devido ao processo de voto proporcional. Estão no poder a 24 anos. 

A família Bahia chegou ao município para trabalhar no Governo do ex-prefeito Antonio Andrade. Dr. Sergio Bahia, na função de médico e sua esposa Marúcia, como professora, que são conterrâneos dos Muniz da cidade de Ibirataia, foram indicados ao prefeito da época, por Dr. Jailson, isto no final dos anos 80. Marúcia foi secretaria de educação do Governo de Luiz Elias, porém ficou pouco tempo e Jailson Muniz, secretario de saúde do Governo de Zé Pretinho até o dia 28 de fevereiro de 2008, quando o ex-alcaide foi afastado do cargo pelo Poder Judiciário. Dr. Sergio Bahia prestou relevantes serviços a comunidade unense, através dos Postos de Saúde e da Santa Casa, inclusive sem receber salários desta última. Faleceu no final do ano passado, porém deixou o filho na função de médico, Dr. Gustavo, que atende no Hospital Municipal Frei Silvério.

Prefeito reconhece apoio da Câmara em mensagem oficial.



Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,


Nesta oportunidade em que se encerra mais uma Sessão Legislativa e o mandato outorgado pela vontade do povo de Una, é com grande satisfação que me dirijo a todos os Edis para mais que agradecer, reconhecer o grande papel desenvolvido por esta Casa Legislativa durante grandes entraves e lutas travadas ao bem do nosso povo ao longo destes 04 anos.

À comunidade unense, tenho certeza, se lembrará com gratidão e respeito destes 09 companheiros que garantiram os direitos e a vontade popular sempre por mim respeitada.

É com grande alegria que encerro este meu mandato observando grandes avanços realizados pelo Governo Nova Visão, Novo Tempo e deixo marcas indeléveis na comunidade unense como o resgate da dignidade humana através de ações e obras desenvolvidas por todas as Secretarias Municipais, ao tempo que aproveito a oportunidade para agradecer a todos que contribuíram para que este governo tivesse êxito.

À comunidade de Una, a minha eterna gratidão por ter me concedido a oportunidade de dirigir pela terceira vez os destinos da minha tão querida cidade.

No dia 31 de dezembro de 2012 saio do governo com a cabeça erguida e com a certeza do dever cumprido, pois, enquanto homem publico, sempre busquei a sincronia entre o ideal e o possível, pois nem sempre podemos realizar o que almejamos, e, enquanto gestor, tenho que estar atento às leis buscando atender ao clamor do povo.

Aproveito ainda a oportunidade para nessa Casa Legislativa desejar aos novos gestores e vereadores desta cidade que se unam na tentativa de alcançar o melhor para o nosso povo.

Quero desejar a todos um Feliz Natal e um 2013 com paz, saúde e grandes realizações.





DEJAIR BIRSCHNER
Prefeito Municipal

Prefeito entregará obras na quarta-feira.

Dejair Birschner entregará a população unense um PSF no bairro Marcel Ganem e o PSF Central, que foi reformado, serão entregues também à população carente, 60 casas populares e a revitalização da Avenida David Fuchs. PSF do Marcel Ganem levará o nome de Dr. Sergio Augusto Bahia, uma homenagem ao homem que dedicou parte de sua vida a serviço da saúde no município. Dia 23 de novembro o prefeito entregou a população uma quadra poliesportiva na Escola Anisio Teixeira.

Durante todo o dia haverá programação na avenida a ser inaugurada e a tarde o prefeito faz o ato de entrega das chaves das casas populares e da escritura dos imóveis, além do descerramento das placas de inauguração dos postos de saúde. Após o cerimonial o povo vai se divertir ao som de Rosy e Banda e da Banda O Arrasto.

Dejair deixará em fase de conclusão uma creche na Avenida Getúlio Vargas, um Colégio no Distrito de Outeiro, o Terminal Rodoviário e o calçamento de acesso à Urbis pelo bairro Santa Rita. Segundo, assessoria do prefeito, a creche está com 90% da obra concluída, já no distrito de Outeiro restarão apenas 20% para a conclusão. Dejair já recomendou ao setor financeiro o pagamento dos servidores antes do dia 20.