Apoio cultural

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Quem é Diane Brito Rusciolelli.

A primeira prefeita mulher de Una


Uma jovem de apenas 34 anos de idade, natural de Porto Seguro, filha de Cesar Rusciolelli e D. Deuza Brito, empresária, com o nível superior incompleto, sempre se dedicou ao trabalho junto com os seus familiares no ramo de comercio de alimentos. Diane chegou em Una no idos dos anos 80, ainda criança, ajudava seu pai numa mercearia do seu Tio, Carlos Rusciolelli, o qual era chamada da venda de Seu Zequinha, funcionário que trabalhou muito para a família. Depois os pais montaram o próprio negócio na Rua 07 de setembro, que se chamava a Venda de Seu César. Posteriormente montaram um mine mercado na Av.: Getulio Vargas.

No final dos anos 90, Diane e seu irmão Cesinha montaram o seu próprio comercio na Av. David Fuchs, onde progrediram e fizeram o comercio crescer. No final da década de 90, Diane arrendou o mercado O Paradão e depois tornou-se proprietária definitiva do comércio e transformou no maior empreendimento do ramo, no município. Hoje, o Cestão da Economia já rendeu a Diane dois supermercados no município de Ilhéus. Bastante empreendedora e simpática, a nova prefeita nunca se rendeu a simplicidade, a elegância e a urbanidade com todas as pessoas.

Um sonho, aliás, sempre almejado pelo seu patriarca, in memorian, ela conseguiu a proeza de eleger-se prefeita sem apoio das principais lideranças políticas, concretizando o desejo do pai. Vítimas de preconceitos, injúrias, difamação, calúnia e comentários maldosos, Diane não desceu do salto e se manteve inerte a todas as criticas, pregando sempre no palanque o seu projeto para o município.  O povo entendeu a mensagem e a transformou na primeira prefeita mulher de Una.

Malgrado as contas do município estarem equilibradas, a nova prefeita deve enfrentar algumas dificuldades, a exemplo dos 1.700 km de estradas vicinais que precisa de serem recuperadas urgentemente, índice com gasto de pessoa dentro do limite prudencial, além da necessidade de fazer a aquisição definitiva do prédio onde funciona o Hospital Municipal, que está sub judice.

Diane conta com apoio de quase 50% da população, porém devido ao número reduzido de candidatos a vereadores não conseguiu eleger a maioria dos parlamentares e vai precisar recorrer a vereadores eleitos pela oposição, cujas fidelidades estão em mãos de desafetos políticos da prefeita. As ações do executivo estão intimamente ligada a decisões do legislativo, pois na administração pública o gestor só pode fazer o que está autoriza em Lei.

Veja mais sobre a candidata

Nascida em 12 de abril de 1978, a empresária Diane Rusciolelli possui uma trajetória de vida marcada por luta, coragem e determinação. Em dezembro de 1979 César Rusciolelli, pai de Diane, chegou à cidade de Una com toda a sua família a convite do seu irmão. César ingressou na atividade comercial, começando com uma pequena mercearia, onde Diane, com apenas sete anos de idade, começou a trabalhar para ajudar a família. Desde muito pequena já se descobria o talento de Diane nas atividades comerciais. À medida que o comércio da família crescia, Diane permanecia desenvolvendo suas atividades na empresa com excelência, tendo a admiração das pessoas por possuir tão pouca idade na realização de tarefas tão importantes.

Aos dezoito anos de idade Diane já administrava o seu próprio negócio. Na busca por uma melhoria no desenvolvimento das atividades empresariais, sem encontrar oportunidades de crescimento no município, Diane e seu irmão decidiram montar um comércio fora de Una. Diferente das perspectivas que tinham na época, Diane não se habitou a vivência longe da cidade onde cresceu e na primeira oportunidade retornou ao município de Una para assumir o antigo comércio da família, investindo neste o capital adquirido na cidade de Teixeira de Freitas. Junto com o comércio Diane adquiriu também as dívidas que existiam, administrando cada uma com coerência e precisão, até conseguir reestabelecer a empresa, conquistando a estabilidade e, posteriormente, conseguindo expandir seus negócios com a abertura de mais duas lojas na cidade de Ilhéus. Na gestão de suas empresas sempre deu oportunidade e prioridade de trabalho às pessoas da cidade de Una. Mesmo nas empresas estabelecidas fora da cidade, parte de seus funcionários são cidadãos unenses, algo que Diane sempre fez questão de privilegiar.

Em sua trajetória de vida, também fez sua parte pelo bem da comunidade como presidente da APAE de Una. Nessa época, assumiu a entidade com dificuldades financeiras e conseguiu, com competência, estabilizar as finanças deixando, ao final do seu mandato, as questões financeiras resolvidas e com saldo em caixa.

A decisão de entrar na política foi tomada depois de perceber o quanto o município de Una precisa de uma mudança em todas as áreas, e como comerciante sentiu de perto o tamanho do potencial que a cidade possui e o quanto este está sendo desperdiçado e ignorado. Compreendendo a necessidade da construção de um projeto político novo, aceitou o convite da candidatura e foi homologada na convenção do PSD. Por sentir na pele as dificuldades em desenvolver as suas atividades comerciais na cidade de Una e acreditando em seu potencial como administradora competente e responsável, aceitou o desafio de construir uma nova história para nossa cidade, se candidatando a prefeita pelo partido PSD.