Apoio cultural

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O futuro político de Una


Cuidado! Zé Pretinho não morreu politicamente. Praticamente sem fazer campanha e gastando pouca grana, o candidato fez frente ao alto poder aquisitivo do terceiro colocado, José Roberto de Almeida, que não conseguiu, mas que 3.281 votos, contabilizando o próprio voto. Zé Pretinho garantiu cerca de 25% dos votos do eleitorado. Preocupado em se defender a apresentar recursos nos tribunais, trouxe duvidas ao eleitor.

A bem da verdade pode ter surgido uma nova liderança no cenário político municipal, que para se manter, vai ter que se esforçar para fazer uma administração, no mínimo regular, pois a nova prefeita deve enfrentar diversas crises administrativas. A primeira é que a candidata eleita elegeu apenas três vereadores da sua base, Beto Careca e a coligação de Zé Pretinho elegeram quatro parlamentares, cada.

Outro grande problema é a manutenção de 1.700 km de estradas vicinais, o que levaria aproximadamente seis meses para serem recuperadas, pois o atual secretario, embora, há 16 anos frente a secretaria, não conseguiu dar a manutenção devida, este, inclusive foi um dos motivos que abalou a estrutura política do prefeito Dejair. A prefeita vai enfrentar o alto número de funcionários em determinados setores e de menos ou sem em outras funções, e terá que contratar.

Diane vai administrar com aproximadamente R$ 500 mil a menos no caixa do município, por conta do parcelamento do INSS e a queda na população. Cerca de R$ 230 mil deve ser reposto assim que a Assembleia Legislativa votar a nova demarcação municipal. A prefeita eleita deve usar seu prestígio com a deputada Ângela Souza para acelerar o processo, para a renda reincorporar já em 2013, se os deputados não votarem este ano, só em 2014.

Os índices da educação não são favoráveis ao município e isso influi na arrecadação do FUNDEB, que segundo informações da atual Secretaria de Finanças, apresenta um grande déficit junto às receitas própria do município, cujos recursos deveriam ser investidos em outras necessidades.

Por outro lado, o prefeito Dejair pretende inaugurar todas as obras em andamento e cumprir com as obrigações trabalhistas juntos aos servidores municipais e ao pagamento dos fornecedores, até o dia 20 de dezembro. Isto o deixa numa situação de conformidade perante ao eleitorado unense.

A verdade é existe uma sistemática triangular em favor de Zé Pretinho, pois o seu público lhes provou fidelidade, não comprovada em relação ao grupo de Dejair e Beto Careca, pois seus eleitores não foram tão fieis assim, haja vista que o próprio Beto recusou apoio do prefeito, o que, inclusive pode ter lhe ocasionado a derrota nas urnas. Já, na outra ponta do triângulo está a prefeita eleita, com um público considerável, mas esperançosos na mudança, que será provada durante os quatro próximos anos.

Juizes de fato indeferem pedido de Zé Pretinho

No dia 07 de Outubro de dois mil e doze, no horário entre 08:00 e 17:00, presentes 12.754 juízes, o pleiteante presente com seus defensores e suas testemunhas, presentes nas principais ruas do centro da Una e dos distritos e também um juiz togado impondo respeito e fiscalização acirrada. Alguns abusos de poder econômicos foram flagrados e as providencias tomadas, porém uma minoria passou desapercebidos.

Às 17:30 horas as primeiras sentenças começaram a serem prolatadas. A maioria negando provimento ao recurso dos candidatos Zé Pretinho e Beto Careca. Por volta das 19:00, os juízes, cerca de 9.273, não acolheram o pedido do candidato, pela falta de objeto, e indeferiram o pleito. Novo pedido só poderá ser inovado no prazo de aproximadamente 04 anos.


Os votos de Zé Pretinho não foram contabilizados

Zé Pretinho pensando no que vai fazer

Submetido a um recurso no Tribunal Superior Eleitoral, referente a falta de filiação partidária, o candidato José Bispo Santos, Zé Pretinho, não teve os votos contabilizados e ele tem zero votos no sistema do TSE.

Ruim de Urna mesmo, foi o vice prefeito José Roberto de Almeida (PSL), que conseguiu, apenas míseros 3.281 votos. Beto montou uma equipe de guerra para enfrentar a corrida eleitoral. Beto foi o candidato que mais investiu na campanha.

Vitima de uma série de acusações levianas e crimes de calúnia, difamação e injúria, possivelmente arquitetado pelos principais adversários, a candidata Diane Rusciolelli (PSD) garantiu a gestão do municipio para o período de 2013 a 2016, com 5090 votos.

Os distritos bem representados

Todos os distritos conseguiram eleger vereadores. Outeiro elegeu Matcha-Matcha, com 310 votos; Comandatuba disse sim a Soninha e Juvenal, com 255 votos 398 votos, respectivamente; Pedras elegeu ineditamente um filho do local, o pescador Dilsinho, que obteve 344 votos. Já, Vila Brasil reelegeu Tanda, com 404 votos e Bico Fino, com 302 votos. O distrito de Colônia trouxe Davi ao cenário político com apenas 263 votos.

Antônio da Piruna teve 399 votos, Ailton Pedreiro, conseguiu 367 votos e Professor Jorge, que se elegeu com 284 votos, além de Osmar Calazans, Man, que conquistou 274 votos, devem representar a sede do município.

As eleições foram favoráveis ao PT que nunca havia conquistado cargo eletivo no município e agora tem dois vereadores e o vice-prefeito.

Ficaram de fora do legislativo de Una, os vereadores Romualdo Cardoso, Arimar Mota, Maria Fermo, Nara Muniz, Nilton Nogueira e Vânia Enfermeira.