Apoio cultural

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Advogado de Davi substabelece procuração no TSE.

As vésperas do julgamento do Recurso Especial nº 34.237 impetrado na corte pela Coligação Força pra Reconstruir, o Dr. Ângelo Augusto Costa Delgado pediu na tarde de ontem substabelecimento da procuração e sai do caso. O advogado de Davi é filho do Ministro do TSE aposentado José Delgado.

A primeira hipótese da saída do advogado do caso pode ser uma estratégia haja vista que o causídico possui muitas entranhas na Corte Superior Eleitoral para “conseguir” uma decisão favorável a seu constituinte. Porém, remotíssima, não é descartada a possibilidade de Davi não ter conseguido pagar os honorários do advogado profissional e ganhador de causas.

Davi (PSB), indignado com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral que concedeu a Birschner o direito de ser candidato, ingressou na corte superior pedindo a inelegibilidade de Dejair Birschner (PP) alegando analfabetismo do candidato e rejeição de contas, que não existem.

Cerqueira perdeu as eleições por 3.546 votos para Birschner no pleito deste ano e tem a esperança de impugnar Dejair para assumir definitivamente a cadeira do Chefe do Executivo, porém ele não conseguiu 50%+ 1 dos votos válidos e, portanto na hipótese de impugnação do de seu adversário certamente haveria uma segunda eleição o que não assegura a Cerqueira a vitória, haja vista da sua alta rejeição, inclusive dentro do quadro de funcionários.

Advogados de Dejair garantem impossibilidade de uma decisão contraria ao TRE-BA, vez que além de Birschner provar à Justiça Eleitoral saber ler e escrever, ainda existe uma liminar a seu favor do próprio Ministro-Relator Eros Grau que o dispensa da prova por já ter apresentado requerimento de pedido de registro de próprio punho e ter sido prefeito por duas ocasiões.

A briga pela presidência da Câmara

Enquanto Davi tenta contrariar a vontade soberana do povo, impugnado seu arqui-rival Dejair para continuar administrando R$ 2 milhões médio/mensal seu amigo intimo e confidente Nilton Nogueira (DEM) briga a todo custo pela presidência da Casa Legislativa para poder administrar R$ 80 mil em media/mensal.

Nogueira garante pelo menos quatro votos na Casa, o seu, o da Vereadora Vânia Enfermeira (PMN) do Vereador Itanael de Gois (PHS) e o do atual presidente Juvenal Trindade (PRP). Porém Zé Pretinho briga por fora tentando apoiar o Vereador e seu amigo Romualdo eleito pelo antigo partido de Zé o PtdoB. Mu conta com apoio do colega de partido Arimar Cabeleileiro e possivelmente da vereadora Nara Muniz (PHS), politicamente fiel a Zé Pretinho.

O prefeito eleito Dejair (PP) disse que não vai entrar no mérito do pleito, porém a esposa, Maria de Dejair e o vereador Bico Fino que são do PP, podem definir o jogo, não estando descartada a possibilidade de formar uma terceira chapa.

A verdade é que se Dejair fosse Zé Pretinho preferia Nogueira (o fiscalizador), como Presidente da Câmara, pois assim não teria tempo de estar diariamente no TCM fiscalizando as contas do Executivo, iria cuidar das suas. Assessoria de Birschner disse não temer qualquer ato fiscalizador vez que o prefeito esteve à frente da administração do município por 8 anos e jamais teve uma conta rejeitada ou responde a qualquer ato de improbidade administrativa, bem diferente do afastado prefeito.

Perguntar não ofende

Zé Pretinho que teve seu afastamento prorrogado por mais 90 dias, que vence no dia 12 de janeiro, quando o prefeito já está fora do poder. Um curioso perguntou: -E agora como ele vai pagar esses 12 dias a mais? Será na cadeia?

Se não fosse as investigações do Ministério Público e as decisões do Judiciário Zé Pretinho não teria sofrido nenhuma ação punitiva, vez que a Câmara de Vereadores em três oportunidades de pedido de cassação, deixou o processo correr frouxo e cair na impunidade. Será que a próxima Câmara vai aprovar as contas do prefeito que foi rejeitada pelo TCM?