Apoio cultural

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Câmara retorna as atividades

E 1/3 dos vereadores não comparecem a sessão de reabertura dos trabalhos para o segundo período. Notadamente faltou a tradicional presença do Executivo para participar da sessão. O prefeito Davi Cerqueira (PSB), nem sequer uma mensagem encaminhou ao Legislativo.

O vereador Antonio Silva (PR) além de Alfeu Oliveira e Luciene Cerqueira, ambos do PTdoB, não compareceram a sessão, todavia a Casa afirmou que apenas o vereador Alfeu teria justificado a sua falta. Apenas cinco pessoas da comunidade compareceram para prestigiar o ato.

Os R$ 140 mil do transporte escolar

Cobrado por este blog foi justificado o destino pelo Vereador Nilton Nogueira (DEM), o parlamentar disse que preocupado com a pergunta do Una Na Mídia sobre os destinos dos recursos, descobriu que o mesmo existe e que está aplicado num Fundo de Investimento, para que alcance o valor do veículo que fica em torno de R$ 250 mil.

Questionado pela Vereadora Nara Muniz (PHS), o porquê de não comprar um ônibus usado ou um micro-ônibus, o vereador disse ter informações do executivo de que o convênio com o FNDE cobre a aquisição de um veículo novo e tem de ser um ônibus.

Portanto a resposta que deveria ser dado pelo Executivo foi justificada pelo parlamentar. O Blog Una Na Mídia é democrático e está aberto para publicar qualquer ato institucional, é assim que se faz democracia, porém existem alguns que preferem usar ou demonstrar uso da força, através de medidas intimidantes.

A Máfia na Justiça baiana

Causou surpresa a muitos dos cidadãos baianos, devido a confiança excessiva que a sociedade deposita atrás das becas dos magistrados. A Justiça ao longo dos anos cresceu no conceito da sociedade civil organizada pela sua forma de porta-se, porém o Judiciário é muita das vezes confundido com o Ministério Público, que na maioria das cidades funcionam dentro do próprio fórum.

O Ministério Público é um órgão do Executivo e tem sua própria linha de conduta, assim como o Organismo Judiciário, que se divide em Magistrados (Juizes e Desembargadores) e Serventuários (Oficiais, Sub Oficiais e Escreventes). Em organismo que existem celulas diferentes, algumas delas é desvirtuadas dos ensinamentos doutrinários, e quando isso acontece o próprio organismo é responsável em expurgá-la do seu centro organizacional.

A justiça baiana como um todo é completa de homens de bens e honrados, a prova é que deu todo respaldo ao Ministério Público e as Policiais Militar e Civil de investigar suas próprias células. Um ou dois elementos não podem desgastar a imagem do Judiciário. Um dos maiores exemplos da moralidade na Justiça baiana é o Juiz da comarca de Una e o promotor, que sempre têm feito valer a Lei, pela legalidade e pela agilidade nos processos, salvo os recursos impetrados pelos que possuem poder alto poder aquisitivo.

A coragem do Promotor da Comarca em denunciar e a do Juiz em acatar a denuncia, afastando do Poder um homem eleito pelo voto popular, é verdadeiramente um ato invejável, e que só apenas os ensinamentos doutrinários de suas instituições são capazes de moverem o homem a se posicionar de tal forma, reta e justa.

O combate a corrupção inicia-se em cada cidadão que tem a obrigação de fiscalizar os passes do Estado e de seus dirigentes, pois só assim teremos os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo voltado para a moralidade e a ética com a coisa pública. Quando os doutores Ricardo e Márcio serem desembargadores teremos uma justiça ainda mais de coragem, atuante e justa. Parabéns aos Magistrados. Uma singela homenagem do blog Una Na Mídia aos profissionais do Poder Judiciário.

Filho de Davi atira com uma 12 em cidadão: Detalhes dos fatos.

As 20:00 horas do dia 10 de agosto, Policiais Militares foram chamados às pressas até o distrito de Colônia pelo cidadão João Barbosa dos Santos Neto, cuja notícia era que a residência do prefeito Davi Cerqueira dos Santos estava sob ameaça de invasão por parte de terceiros.

Ao chegar no local os militares observaram a descaracterização da informação, porém tomaram ciência de que Davi Cerqueira dos Santos, de 24 anos, filho do prefeito em exercício, havia disparado uma arma calibre .12 contra uma pessoa, devido a uma discussão política.

Em ronda pelas proximidades os policiais encontraram o Sr. Graziene Moreira Menezes, de 27 acompanhado de um menor, sangrando e de posse de uma espingarda, alegando que Davi havia tentando contra a vida do Sr. Magnovaldo, e este então intercedeu no atrito, tendo sido vitimado na orelha esquerda por disparo da espingarda calibre .12. Esta arma muita vezes é usadas por grupo de extermínio.

Os milicianos fizeram a retenção da arma e conduziram vítima e suposto autor a sede deste município, apresentando a vítima ao Medico Og Vilela Junior, no PS da Santa Casa e o acusado ao Agente da Polícia Civil André, Plantonista na DP.

Após analisar os depoimentos a Autoridade Policial entendeu de ter sido o fato considerado lesão Leve, e culposa (sem intenção), o suposto autor foi ouvido e liberado e deve responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência, quanto à arma, que caberia Prisão em Flagrante, não configura porte ilegal devido não ter sido encontrado com o mesmo, porém em poder da vítima. Familiares de Magnovaldo estão questionando o fato da possibilidade dele ter sido atingido, não configuraria a Tentativa de Homicídio?

Poluição Sonora: Queixa de docentes e discentes

Estudantes e professores do Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida, tem se queixado ao comando da Polícia Militar a respeito do abuso de carros de som, que efetuam propaganda políticas próximo àquela instituição de ensino, e prometem denunciar ao Ministério Público. Uma coligação tem seu comitê político defronte a escola.

As Coligações, Una a Caminho do Progresso e Força para Reconstruir, são os alvos dos alunos que questionam o desrespeito a Lei Eleitoral. Assessorias de ambas as coligações já tomaram ciência da queixa dos alunos e devem tomar a devidas providências, porém existem candidatos a vereadores fazendo suas campanhas independentes. Só um candidato a vereador tem 15 carros de som.

O prefeito Davi Cerqueira sancionou a Lei do Silêncio que reforça a Lei Eleitoral e coíbe o uso de carros de som, a menos de 200 metros das escolas e repartições públicas, diploma que não vem sendo respeitados por muitos dos candidatos.

Secretario se defende: Aqui o espaço é democrático.

Dr. José Rolemberg de Madureira Neto, Secretario da Saúde do município diz que sua secretaria vem sendo vitima do Una Na Mídia e rebate as acusações da falta de medico no distrito da Vila Brasil e no PSF do bairro da Sucupira, Rolemberg nega a questão de falta de médicos há 2 meses e 90 dias, que de fato ficou os postos sem médicos alguns dias devido a problemas operacionais da própria secretaria, porém já foram sanados.

Em relação a denuncia de que uma ambulância ficou parada por quase 02 meses o secretario também contesta e afirmou de que o veículo ficou parado 15 dias devido à falta de peça na região e que uma outra ambulância uma Ipanema, foi feito todo o serviço de lanternagem e só não está operando devido a uma peça do motor que está na iminência de chegar. Rolemberg também disse que vai mandar um release a respeito da inauguração do Centro Farmacêutico, quantidade de medicamento, público atendido e programas desenvolvidos.

O Una Na Mídia sempre abre o espaço de defesa a todos, que pode ser encaminhada através do e-mail unanamidia@hotmail.com. Existem os que preferem se defender democraticamente e existem os que querem ameaças através de processos sem fundamentos. Os que não confiam no direito da defesa, previsto na Constituição devem seguir o exemplo do Secretario da Saúde e do Provedor da Santa Casa. O Una Na Mídia tem compromisso com a verdade dos fatos e o espaço é democrático.

Aos que não sabem conviver com a democracia aprenda a conviver com ela ou deixe de ser homem público.

O Una Na Mídia aproveita o momento e pede as repartições públicas das esferas municipal, estadual e federal que encaminhem release de suas ações, que divulgaremos com o maior prazer e transparência. unanamidia@hotmail.com