Apoio cultural

sábado, 28 de junho de 2008

O bom filho a casa retorna.

“boêmia aqui me tens de regresso, em suplicante te peço, a minha nova inscrição...”

O ex-deputado Roland Lavigne teve o privilégio de retornar ao reduto onde passou toda a sua infância, e passear a pé pelas largas ruas Barão do Rio Branco e Alice Fuchs, trajeto que o menino Roland fazia todos os dias da sua casa até o Colégio Menandro Minahim.

Roland após uma longa temporada que compreendeu o período de 18 anos voltou a sua terrinha onde tudo começou, porém já não mais com aquele entusiasmo que o povo demonstrou no inicio dos anos 90, oportunidade de inauguração de sua clinica, que logo passou a se chamar Hospital José Olavo.

Do período de inauguração da Climercal até o presente momento, que é histórico, apenas três pessoas ainda continuam amigas do filho mais ilustre de Una, sua mãe Getúlia Lavigne, seu irmão Ronaldo Lavigne e seu amigo de fé Hilton Cerqueira Filho, o Cirqueirinha. A quem diga, se não fosse a ingratidão bem que Val Guachelo poderia estar presente em ambas às histórias de diferentes épocas.

Lavigne que foi vereador de Arataca, vice-prefeito de Una, Deputado Estadual e compôs o Congresso Nacional por três ocasiões, mudou sua residência e seu domicílio eleitoral para a vizinha cidade de Ilhéus, e mesmo afirmando amar aquela terra, foi rejeitado por duas oportunidades, e agora retorna a sua casa, porém seus irmãos alcançaram a maior idade, e já nem o conhecem mais.

Num modesto ato político, e após uma semana de divulgação, Roland não conseguiu reunir mais do que 30 (trinta) pessoas nesta noite no Clube Social. Para quem já foi o segundo deputado mais votado da Bahia, é quase impossível acreditar num descrédito desses.

MP quer a impuganação de candidatos

O coordenador eleitoral do Ministério Público Estadual, José Souza Filho, informou nesta sexta que os promotores públicos vão pedir a impugnação de candidaturas com base na lista divulgada pelo Tribunal de Contas da União.

Souza Filho disse que todos os gestores que tiveram as contas rejeitadas pelo TCU devem ter a candidatura impugnada. Na Bahia são 488 contas irregulares. A lista inclui políticos de municípios como Itabuna, Ibicaraí, Floresta Azul, Uruçuca, Gandu, Medeiros Neto e Pau Brasil.

O promotor destaca que a lista apresentada pelo TCU tem por base irregularidades constatadas na aplicação de verbas de convênio, o que impede a reapreciação pela Câmara Municipal, que não poderá "derrubar" a decisão do Tribunal de Contas.

Quero agradecer ao prefeito Dejair

Essa foi a garfe do vice-presidente do PSB, Maurílio Faustino (Sapecado), quando da oportunidade que lhes foi dado, no evento político-administrativo promovido pelo prefeito em exercício Davi Cerqueira (PSB). O vice-presidente Sapecado foi a Salvador e assumiu a presidência do partido sem comunicar ao prefeito em exercício, que retrucou da decisão de seu vice, e novamente reteve a sigla à sua custódia.

Maurílio não é o primeiro a chamar Davi de Dejair, o vereador Fernando Paulo dos Santos, Fernando de Ariano (PT do B), quando do seu discurso de posse também pronunciou equivocadamente o nome do ex-prefeito.

Sapecado se defendeu dizendo que ambos começam com a letra D, portando não faz a menor diferença à confusão. Em alguns eventos no inicio do Governo Zé Pretinho muitos também se equivocava quando pronunciava o nome do prefeito.

A dúvida continua

Mesmo estando praticamente definida a chapa majoritária formada por Dejair (PP) e Beto Careca (PC do B), existem muitas expectativa no que se refere à composição proporcional (para vereador) no grupo do ex-prefeito. Dejair aguarda a debandada de alguns aliados de Zé Pretinho para o seu grupo.

Entrando em cena o prefeito afastado deve decidir em algumas horas o destino dos partidos que estão sob seu controle, PTB, PT do B, PRP, PHS e PTC. Dificilmente Zé Pretinho (PTB) indique suas siglas para Davi Cerqueira (PSB).

Luiz Elias do PTB pode ser o vice de Roland Lavigne (PSDB) e levaria alguns nomes para a coligação com o ex-deputado, porém a Profª Nara insiste em ser candidata pelo PHS, como não vem sendo descartada a possibilidade de Zé Pretinho indicar Valdeci Birschner (PRP), para ser seu candidato a prefeito (Valdeci, não é Dejair.).

O PPS de Carlos Calazans que tem os melhores nomes do grupo do prefeito afastado, ensaia a possibilidade de aliança com Davi Cerqueira (PSB), porém Zé Pretinho prefere o nome de seu Secretario da Educação, Oberval Berbert (PPS), para ser vice de Nara Muniz, embora o presidente Carlito da Padaria, afirme que o prefeito afastado não controla a sigla partidária.

Pior a cada dia, é a vida política do PT que não se manifesta, nem tem participado de nenhum evento. Entrou em campo jogando duro, porém não suportou nem a metade do primeiro tempo. Às más línguas dizem que o PT deve ficar no grupo de Davi Cerqueira, que ainda não se manifestou sobre à vice, porém há uma possibilidade de ser a Profª Jane (PDT). O PT marcou as convenções partidária para amanhã (29).

A título de sugestão. Roland (PSDB) foi quem projetou Davi no cenário político em 1988, tendo sido eleito para o primeiro mandato de vereador. Após 16 anos Zé Pretinho tirou Davi de ser vereador, o transformando em vice-prefeito e depois em prefeito substituto. Por que Roland e Zé Pretinho não se unem e ajudam Davi a ser definitivamente prefeito? (parem com essa picuinha boba). Será que Davi aceita?