Apoio cultural

segunda-feira, 17 de março de 2008

O que escrevem nossos leitores sobre nossas matérias

Sou um grande admirador do trabalho prestado pelo senhor Renê Sampaio, que também é sargento da Polícia Militar da Bahia, à sociedade de Una neste blog de notícias sobre a política unense. Porém, devo dizer que o mesmo deve se reter aos fatos e filtrá-los antes de difamar ou insinuar sobre instituições ou pessoas.

Não tenho nenhum vínculo com os "sujeitos" da história relatada no dia 17 de março. Apenas quero contribuir para com este brilhante e importante blog, se é assim que pode ser chamado.

Por questões de ética profissional não posso aprofundar-me em detalhes, mas o senhor Gilberto Lisboa fez um depósito alto na conta da casa da criança em 2004 e esse dinheiro ajuda a manter a mesma supra citada. Esse dinheiro era para a aquisição da propriedade, mas o valor não era o suficiente e os tesoureiros, juntamente com a Igreja católica de Una administram a importância. Tudo isso é registrado.

E com relação ao abaixo assinado dos professores, que não foram todos, partiu de uma amiga minha, simplesmente por acreditar na competência da pessoa do senhor Gilberto, coisa que só quem é realmente professor sabe. Infelizmente, a classe dos professores não é respeitada. A maior parte dos profissionais em educação sabem do que estou falando e sabem que o nome de Gilberto para essa pasta é a melhor opção.

Peço ao amigo Renê que tome cuidado e procure ser imparcial, se é que isso é possível, e que tome cuidado com uma possível explicação em juízo. Não se brinca com a honra de pessoas. Mas não se cale, pois seu serviço contribui em muito com o desenvolvimento das discussões.
Por favor, publique. Grato. Anônimo.

A Resposta do blog

Preliminarmente, devo dizer que não existe nenhum ato difamatório a qualquer pessoa ou instituição, o que se questiona é o destino da verba, que foi amplamente divulgada que seria para a aquisição do imóvel que serve a instituição, e outro ponto é a forma da qual ela foi adquirida (ilegal) e todos sabem disso.

Um outro aspecto é no tange ao nome citado pelo comentarista, o qual não temos nenhum vinculo, entretanto temos profunda admiração e respeito, o que não impede em que seja divulgado que a sua demissão dos quadros de funcionário do município foi mediante um processo administrativo, e tenho cópia do processo, aguardando momento oportuno para publicar a solução e o ato de demissão.

Quanto ao administrar ou não administrar as verbas, não compete a nós questionar, o que nos interessa e a sociedade de Una é que alguém responda o destino delas e seus investimentos, que não foi usado como divulgado, inclusive servindo para fazer política à época.

A questão de competência do citado cidadão é uma forma subjetiva de pensar, pois que não existe um conceito definido sobre o que é ser competente. De fato o professor é um homem de inteligência desejável em alguns aspectos, porém em outros deixa a desejar.

Reportando ao argumento de que a classe de professores não é respeitada, sou completamente adverso a esse posicionamento, mesmo porquê tenho todos os motivos para respeitar os professores e acreditar que eles são importantes o suficiente para uma sociedade mais justa.

Se o amigo entende ser o professor Gilberto o mais capaz para o cargo, é um direito de pensar assim, porém outros entendem que seja a mais capaz a professora Darci, a professora Jane, o professor Toínho e a quem fale também do professor Nildo e outros tantos nomes. Zé Pretinho entendeu que Oberval era o mais capacitado, e foi?

Com relação as explicação em juízo não estou preocupado, pois não atingir a imagem de ninguém, apenas fiz um questionamento, ademais a imprensa é livre neste país, e eu sou membro dela por convicção e de formação, com registro no Ministério do Trabalho sob o nº DRT 6.319.

Resumindo, agradeço pelo comentário, e digo-lhes que há quase um ano no ar, o nosso blog Una Na Mídia, tem direcionando a suas críticas e os seus argumentos as verdades dos fatos, mesmo que seja preciso cortar na própria carne. O nosso trabalho é livre, democrático e voltado aos aspectos políticos principalmente, sem atingir a imagem das pessoas.

Casa da escolinha Menino Jesus, o enigma.

No ano de 2004 houve quem dissesse ter feito aquisição do aludido imóvel para fazer a doação à instituição, cujo dinheiro foi adquirido de forma suspeita à uma empresa que ganhara isenção de impostos do município.

Um político à época mostrando moralidade, fez questão de divulgar o ato, porém existem informações de que o imóvel não pertence a instituição, e quem paga o aluguel é a prefeitura de Una.

Dizem que o dinheiro para a aquisição do imóvel evaporou das contas da instituição e ninguém sabe o paradeiro dele. Alguém poderia explicar onde esse dinheiro foi parar?

Se alguém me dizer onde esse dinheiro foi parar, o blog Una Na Mídia promete guardar segredo.

Veja o que alguém comentou neste blog (com algumas adaptações).

Deixamos de publicar o nome da pessoa e preferimos tratar como cidadão.

Tem um cidadão doidinho para assumir a pasta da educação no município de Una, até manifesto entre alguns professores ele tem programado, com direito a lista e tudo mais.

Pior é que este senhor foi demitido a bem do serviço público e isso tem implicado, inclusive a sua carreira profissional. Este senhor é chegado a fazer churrasco com material escolar.

À época, a prefeitura quase paga material escolar num lugar que vendia apenas carvão. Alguns membros da sociedade promete protestar e ingressar com representação no Ministério Público.