Apoio cultural

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Falar corno, é proibido?

Em Una por decreto municipal poderemos está a qualquer momento tolhido de pronunciar o substantivo corno, sob pena de prisão e constrangimento ilegal. Um grupo de amigos que estavam em uma mesa tomando umas cervejas na noite deste domingo (24), passaram por essa macabra experiência, e acabara de ter um de seus integrantes detido pela polícia e conduzido à presença do Delegado.

A condução se deu pelo simples fato do conduzido ter pronunciado o substantivo corno na forma de adjetivo na mesa, direcionado à um de seus amigos. O prefeito Zé Pretinho que também estava no local tomando uns “ki-suques” sentiu-se ofendido, acionou os puxa-sacos que por sua vez comunicaram o suposto desacato ao comandante do Pelotão. O cidadão nem conhecia o prefeito, ele é de Salvador e foi a segunda vez que veio a Una.

O comandante e um dos “auxiliares” do prefeito fizeram uma investigação minuciosa e localizaram o pronunciador do adjetivo, com a chegada de uma viatura o conduziram a presença do Delegado. Após a prisão do cidadão o prefeito se fez presente na Delegacia e exigiu pedidos formais de desculpas, sob pena de baixar um “decreto” retroativo, proibindo o uso da palavra, e no caso de desobediência, a pena seria prisão.

A título de colaboração o prefeito deveria implementar também no suposto decreto as ações dos verbos roubar, corromper, destruir, humilhar, traficar, errar e fuxicar, além dos substantivos ladrão, vaidoso, egoísta e tirano. Assim a comunidade de Una passaria a ter uma melhor qualidade de vida. E por falar em corno, há muitos por ai, principalmente políticos que tem varias mulheres e viajam muito. “Mon!”
Pesquisando o bom e velho Aurélio, corno é o mesmo que chifres. Quem tem chifre é boi ou veado, o boi come capim e tem semelhança biológicas com rato, por serem mamíferos. Rato rouba e boi berra. Um boi bem raçado toma conta de varias vacas, mesmo gostando apenas de uma. As vezes outro “boi” fura a cerca, ai os chifres comem no centro, é chifrada que não acaba mais. E tome berros e chifres...