Apoio cultural

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Pesquisa em Una

Um instituto de pesquisa está realizando uma pesquisa de opinião pública na cidade, questionando sobre as administrações do Governo Lula, Wagner e Zé Pretinho. Na pesquisa também se questiona os acerto e erros do prefeito.

A fase crucial da pesquisa é quando se pergunta em quem o eleitor jamais votaria nas próximas eleições municipais, a resposta do povo tá na ponta da língua (imaginem...). Um dos entrevistados garante de que a moça entrevistadora disse que parece um coro musical.

No quesito estimulado aparecem nomes como o do atual do prefeito Zé Pretinho (PTB), do ex-prefeito Dejair Birschner (PP), Dr. Rui (PT), Beto Careca (PC do B) e da professora Jane (PDT), todos pretendem registrar as candidaturas em junho/2008.

A sociedade de Una espera que dessa vez a pesquisa seja divulgada, mesmo que não oficialmente, pois uma outra realizada no mês passado ficou guardada a sete chaves na gaveta do gabinete de um certo político.

Vereadores voltarão ao batente na próxima terça

O parlamento municipal retorna seus trabalhos na terça-feira (12) da próxima semana, após uma paralisação de quase três meses. Vereadores de oposição garantem que manterão o mesmo ritmo na Casa, denunciando na tribuna os equívocos da administração e formulando denuncias junto ao Ministério Público Estadual.

Apesar do empenho da oposição e das contundências nas denuncias nenhuma investigação tramita da casa legislativa, o que vem deixando a sociedade em duvidas quando a veracidade das denuncias, vez que apenas vem sendo veiculada na imprensa e sem nenhuma manifestação por parte dos poderes Judiciário e Legislativo.

Há informação dos vereadores que dão conta de que as denuncias ainda não chegaram oficialmente ao conhecimento do Poder Judiciário, estando ainda em fase de investigação por parte do Ministério Público, porém, ressalta o vereador Nilton Nogueira da Silva (DEM), de que será feito justiça, pois o mesmo confia plenamente no poder de decisão do Judiciário baiano.

O vereador Antonio Silva dos Santos (PR) garante que assim que a Justiça se manifestar a respeito das denuncias, certamente será protocolizada na Casa o pedido da instalação de uma Comissão Especial de Inquérito, a qual poderá acarretá na cassação do prefeito, vez das provas colhidas até o presente momento.

O Poder Judiciário de primeiro grau pode apenas se manifestar em Ações Civis, pois a Constituição Federal privilegia os prefeitos a serem julgados na esfera criminal apenas em segundo grau. No Tribunal de Justiça existem duas Ações Originarias dependendo de manisfesto dos juizes relatores.

A oposição está confiante de que haverão pronunciamentos do judiciário que seja melhor para a sociedade de Una, independente da decisão, é o que garante a vereadora Luciene Cerqueira dos Santos (PT do B). A vereadora ainda afirma de que o MP pautou as suas investigações no senso da justiça e com isenção de provas.