Apoio cultural

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Postos de Saúde e farmácias fechadas

Os postos de saúde de Una estão fechados desde 20 de dezembro de 2007, ocasionando um aumento na demanda de atendimentos do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia, que inclusive passa por uma seria crise administrativa e necessita de apoio.

A previsão para abertura dos postos será dia 07 de janeiro de 2008, enquanto isso os pacientes portadores de doenças crônicas e que necessitam de acompanhamento da medicina preventiva ficam sem atendimento.

Até as farmácias que fornecem medicamentos controlados e de doenças como diabetes e hipertensão arterial estão fechadas, deixando os necessitados numa situação critica, uma vez do alto custo do medicamento.

Vereadores de oposição e membros da sociedade civil organizada prometem ingressar com uma representação criminal no Ministério Público Estadual para que tome as devidas providencias junto ao Judiciário contra o secretario da Saúde e o prefeito.

Dona Maria do Carmo de 67 anos, portadora da hipertensão arterial, afirmou que essa posição é um ato de irresponsabilidade e impensado por parte da secretaria da Saúde, uma vez que a medicação é de alto custo e o dinheiro da aposentadoria não dar para suprir a despesa extra.

Segundo informações colhidas através de funcionários da secretaria, a medida partiu do prefeito em acordo com o secretário objetivando economizar recursos, inclusive próprios para esses fins. Os recursos são do Governo Federal não podendo ser utilizado em outras praticas.

Comerciantes afirmam ter vivido o pior final de ano

De todos os tempos no município de Una, haja vista da baixíssima procura. Os donos de comercio vêm sofrendo com a forte crise que atinge a economia do município, ocasionado pela irregularidade no pagamento de pessoal por parte da prefeitura.

A folha de pessoal da PMU representa cerca de R$ 550 mil a mais na movimentação financeira do comercio, e o atraso desse recurso tem uma diminuição considerável na receita, uma vez do pagamento de juros nos bancos por parte dos servidores.

A cada ano que passa a crise tem aumentado e a dívida vai crescendo significativamente. O município de Una que superou a crise da vassoura-de-bruxa sem maiores transtornos e graças a uma política de diversificação agrícola, tem passado por maus momentos.

Muitas lojas fechando as portas, comerciantes indo embora, jovens migrando, assim vem se comportando a sociedade ativamente econômica do município que não tem apresentado nenhuma perspectiva de melhora no índice de crescimento da economia e do emprego.

O prefeito que foi eleito em 2004 com uma esmagadora votação, pregou na campanha o propósito de crescimento da economia e do emprego e renda, através da política de parceria nada vez para o crescimento do município, já com três anos de governo.