Apoio cultural

sábado, 15 de dezembro de 2007

Raio voltou a cruzar os céus da cidade

Destrói pára-raio da COELBA e queima um pé de dendê no Bairro Santa Rita. O fenômeno ocorreu por volta das 19h45min e veio do norte para o sul, acompanhado de forte estrondo (trovão) no ar que parecia uma forte bomba.

Outro raio também cruzou os céus desta cidade no dia 31 de outubro por volta das 21h50min, sentido leste oeste. O relâmpago é um clarão vivo e rápido proveniente de descarga elétrica entre duas nuvens ou entre uma nuvem e a terra.

A trovoada é um fenômeno ocasionado pelo choque brusco entre duas nuvens carregadas de eletricidade que formam um clarão breve e forte (relâmpago) acompanhado de um ruído seco ou ribombar surdo (trovão).

Segundo o site dos Bombeiros Voluntários de Anádia em Portugal, a maioria das vítimas da trovoada ocorre fora de casa (Se contar menos de 5 segundos entre o relâmpago e o trovão, está perto do perigo, há que se proteger). E alerta aos perigos e cuidados:

Se estiver fora de casa:
1. Abrigue-se num edifício grande ou em qualquer outro desde que protegido por pára-raios.
2. Evite, se possível, pequenos edifícios isolados, celeiros telheiros tendas de campismo e automóveis descapotáveis.
3. Afaste-se dos objetos altos e não toque em postes elétricos ou telefônicos.
4. Nunca permaneça perto da água. Se estiver a nadar ou num barco, volte para terra imediatamente.
5. Não caminhe por vales, cimo de colinas e campos abertos. As meias encostas são mais seguras.
6. Não ande de bicicleta e não transporte nem se aproxime de qualquer objetos metálico.
7. Não use guarda-chuva com cabo metálico.
8. Não se abrigue debaixo de árvores.
9. Não se sente nem permaneça sobre o molhados.
10. Em último caso, se não encontrar qualquer abrigo, reduza a sua altura e área de exposição ajoelhe-se ou agachando-se com as mãos sobre os joelhos.

São muito Perigosos:
1. Campos de golfe e de tênis.
2. Terrenos desportivos.
3. Campos abertos e parques de estacionamento.
4. Piscinas, lagos e costas marítimas.
5. Maquinaria agrícola

Se estiver em Casa:
1. Permaneça em casa e não saia senão em absoluta necessidade.
2. Desligue da tomada todos os aparelhos elétricos e a antena da televisão.
3. Não use o telefone, pois pode ser atingido por choques graves e dolorosos.
4. Afaste-se de janelas, portas, fogões, irradiadores, fornos, canos e todos os objetos metálicos.
As pessoas atingidas por um raio precisam de primeiros socorros imediatos.

Movimento pífio nas lojas do comercio de Una

Pelo terceiro ano consecutivo os proprietários das lojas de Una devem sofrer as conseqüências de uma irresponsabilidade por parte da administração pública no que tange ao pagamento de pessoal.

A folha de pagamento de servidores do serviço público municipal representa cerca de 60% da economia do município, e justamente neste mês de dezembro torna-se um fator importante na movimentação dos recursos.

O 13º salário de parte de servidores já foi pago vez que é creditado no mês de aniversario do servidor, entretanto o pagamento desde mês possivelmente só será liberado no próximo ano.

O prefeito terá a obrigação de recolher aos cofres da União quase R$ 500 mil até o ultimo dia do ano, por conta de atraso no repasse do INSS. Zé Pretinho não repassa o encargo desde dezembro de 2005.

Para complicar ainda mais a situação do município, o chefe do executivo tem passado ultimamente a maior parte de seu tempo na capital do estado tentando reverter a sua situação crítica diante do Judiciário baiano.

O prédio da prefeitura parece mais uma instituição abandonada ou que tenha decretado falência, pois não é encontrado quase nenhum chefe de repartição, até a secretaria das Finanças funciona extra-oficialmente no bairro da Urbis.

Zé Pretinho parece ter resolvido montar seu gabinete itinerante, horas em Pedras, horas na rua Liberalino Barbosa Souto, hora na Graça em Salvador, hora nos Aeroportos, de Ilhéus e Salvador, hora nos aviões e até mesmo nos tribunais, de Contas e do Poder Judiciário.