Apoio cultural

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Entraram mudos e saíram calados

Assim se comportaram os advogados Adilson Dantas Conceição, Cosme Araújo Santos e Fernando Gonçalves da Silva Campinho, os quais militam na defesa dos quatro denunciados no Caso Matone.

Surpreendidos pelas gravações das interceptações telefônicas em que um dos advogados acabou por envolver o prefeito Zé Pretinho (PTB) no caso, preferiram se calar diante das provas, e até induziram seus constituintes a fazerem o mesmo.

O Ministério Público que vinha monitorando os denunciados desde junho deste ano, conseguiu enfim uma prova concreta que ligue diretamente o prefeito a suposta fraude dos empréstimos consignados.

Há informações de que o advogado de um dos denunciados afirma categoricamente na gravação de que prefeito está por trás de toda o esquema dos empréstimos e pressiona seu outorgante a tirar dinheiro de Zé Pretinho, sob pena de entregar o jogo.

Num trecho da conversa telefônica o advogado bastante furioso com o prefeito disse que não fazia nada de graça para ele, vez que já havia feito diversos favores, inclusive intercedido em favor de um indivíduo preso de vulgo Fonféu, e ele havia prometido o pagamento que não cumpriu. O pagamento seria em forma de troca de favores. Uma bolsa de estudo, por exemplo.

Outro esquema que vem sendo levantado e investigado pelos procuradores é a forte ligação do advogado Adilson Dantas Conceição, advogado pessoal do prefeito em diversas demandas, estar recebendo recursos públicos do município.

Numa outra investigação existe uma ponte de ligação entre o Dr. Arnaldo Luiz Moreira Silvany, impetrante do pedido de hábeas corpus preventivo em favor dos denunciados, inclusive negado pelo TJB, e o Banco Matone, vez que milita para a instituição ao menos em duas oportunidades.

Os depoimentos dos interrogados podem ser acessados integralmente na página do TJB. Ou só clicar aqui que abre a pagina de pesquisa a processo, ai é só acessar instancia de 1º grau e digitar o número 1659451-5/2007 e clicar na caixa de documento ao lado direito da tela com uma seta verde (é preciso ter um programa zipador instalado).

Ex-Candidato à vereador preso

Por tráfico de drogas por agentes da 7ª Coordenadoria de Polícia Civil na vizinha cidade de Ilhéus. Augusto Argollo Neto, alcunha “Augusto do Sucupira” de 51 anos foi preso na tarde de terça-feira (27), com 25 kgs de maconha e uma boa quantidade em dinheiro.

Augusto vinha sendo monitorado pelo Delegado Norberto Teixeira Cordeiro e Agentes da Delegacia de Una, entretanto mesmo com varias investidas os policiais da localidade nunca conseguiu prendê-lo.

A Autoridade Policial representou pela prisão preventiva do indivíduo que foi decretada nesta data (29) pelo Dr. Ricardo Dias de Medeiros Netto, Juiz de Direito da Comarca, e fundamentou sua decisão no artigo 312 do CPP.

Neto foi candidato a vereador por três ocasiões, na primeira pelo PSB conseguiu 67 votos e na segunda pelo PMDB obteve 178 e na ultima pelo PHS alcançou 273 votos. Ele sempre fez parte do grupo político do prefeito Zé Pretinho (PTB).

Neto responde a um termo circunstanciado na 2ª Vara do Crime em Ilhéus e agora está custodiado a disposição da Autoridade Judiciária da 1ª Vara Crime da Comarca de Ilhéus, além do Mandado de Prisão desta comarca.

Outras prisões

Também foi preso na tarde de quinta-feira (22) na cidade de Ilhéus por ser suspeito de tráfico de drogas, o indivíduo de alcunha “Baianinho”, bastante conhecido na comunidade de Una, ultimamente vinha residindo em Olivença.

Cícero Ferreira da Silva já cumpriu pena pela pratica de tráfico de drogas em Camacan e no Presídio de Ilhéus. Desta vez foi flagrado por agentes da 7ª COORPIN, portando 04 quilos de cocaína.

Baianinho envolvia indiretamente na política local apoiando Zé Pretinho nas eleições de 2000 e 2004, porém ultimamente se apresentava contrario as posições políticas do prefeito e dizia que iria dar apoio a um outro candidato nas eleições de 2008.