Apoio cultural

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Derrubada de árvores na Colônia comove comunidade

Concernente a matéria publicada por este blog em 01 de novembro, moradores do distrito de Colônia de Una que acompanham nosso trabalho demonstraram em seus comentários arrepio e um sentimento profundo pelo ato infante da equipe do prefeito Zé Pretinho (PTB).

Separamos um comentário para publicar na íntegra, sem divulgar o nome do autor por não ter sido autorizado e até mesmo para dar segurança a sua imagem pessoal. O atual prefeito e sua equipe tratam seus adversários políticos com requintes de crueldade e sem nenhum respeito aos direitos livres e democráticos. Ele tenta calar definitivamente a voz de seus adversários, e às vezes consegue.

A sociedade de Colônia precisa levar o fato ao conhecimento do Ministério Público e do IBAMA para que as providencias sejam tomadas contra atos desta natureza, inclusive já existem informações não confirmadas que as próximas investidas da equipe do prefeito será contra os jambeiros da avenida David Fuchs no centro da cidade.

Derrubada de árvores e outros crimes contra o meio ambiente é o foco principal da administração do prefeito, vez que o esporte predileto de seu secretario de Meio Ambiente é a briga de galo, este mesmo secretario que mandou retirar as árvores de pau brasil plantada na entrada da cidade e cortar outras arvores no mesmo distrito de Colônia já no inicio da gestão.

O Comentário na íntegra
Sou morador de Colônia desde o meu nascimento, depois de minha mãe quem mais conhecia e quem mais fez parte da minha vida foi a paisagem encantadora da praça Dortas Montargil. Hoje permeia em meu coração um sentimento de indginação pela atrocidade cometida por pessoas sem o mínimo de escrupulo, sem sentimento, sem respeito a comunidade a vida ao mundo, destruir uma árvore é destruir a vida e no caso de colônia foi o fim de uma história. Como gostaria de um dia poder mostrar para meus futuros, prováveis, filhos parte da minha vida que estava impregnada em cada canto em cada árvore ali plantada.
Cheguei a reclamar, mas fui ignorado não só eu, mas tantas outras pessoas, posso afirmar com segurança que 90% da comunidade não se conforma com o acontecido foi um ato autoritário, anti-democrático e anti-ambientalista, estou pasmo sinto grande tristeza, aliás evito passar por perto da praça pois sinto vontade de chorar, ao ver parte de minha vida destruida.
Esta matéria postada aqui no blog me deixou um pouco mais aliviado, pude me desabafar um pouco mais, obrigado pela iniciativa.

Criança morre no Rio Aliança

Uma criança com 09 anos, chamado Abraão faleceu na tarde desta sexta-feira (16) no rio que cruza a cidade, na altura do bairro da Usina. As primeiras informações dão conta de que após chupar uma fruta de cacau e comer uma jaca de uma fazenda que fica no lado oposto da cidade a criança teve um mal súbito quando nadava, e não conseguiu mais sair da água.

O departamento da Assistência Social que cuida dos funerais encaminhou uma urna ao local completamente cheia de cupim, com um grande buraco na tampa e o fundo completamente apodrecido. “Um desrespeito para um pobre infante falecido” afirmou irritado um morador das imediações onde a vítima residia.

Há informações ainda não confirmadas de que a vítima é filho biológico do prefeito Zé Pretinho (PTB), entretanto o mesmo foi criado por um casal que reside no bairro da Usina, de nome Domingos Santos Galo e Maria Madalena dos Santos. Abraão era um assíduo freqüentador do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica em Ilhéus para ser submetido a exame cadavérico a fim de definir a causa mortis. A morte por afogamento praticamente estar descartada vez que a vítima sempre fazia a travessia a nado do rio quase que diariamente, todavia há hipótese de ter sido envenenamento.

A pedido do MPF e MP/BA, Justiça afasta prefeito de Pindobaçu (BA)

Texto na íntegra da Assessoria de Comunicação do MPF Gladys Pimentel Telefone: (71) 3336 2026E-mail: asscom@prba.mpf.gov.br
A Justiça Federal em Campo Formoso (BA) acolheu ação de improbidade administrativa proposta pelos Ministérios Públicos Federal (MPF/BA) e Estadual da Bahia (MP/BA) e decretou o afastamento provisório, pelo prazo de 120 dias, do atual prefeito do município de Pindobaçu, Daniel Gomes da Silva. Autor da decisão, o juiz Guilherme Jorge Resende Brito determinou também o bloqueio das contas bancárias e a indisponibilidade dos bens do gestor, do ex-secretário de Saúde da cidade, Luís Carlos Antunes, da empresa Silva Fernandes Serviços de Construção Ltda. e de mais quatro réus denunciados pelo Ministério Público.

Todos os réus são acusados de malversação de 1,2 milhão de reais em recursos repassados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para construção do Hospital Municipal de Pindobaçu, a 377 quilômetros de Salvador. O Ministério Público apurou que o esquema de desvio de recursos foi operacionalizado por meio da empresa Silva Fernandes Serviços de Construção Ltda, constituída por integrantes da própria administração pública dez dias antes da posse do prefeito em sua primeira gestão em Pindobaçu (2001-2004). Mesmo sem possuir qualquer tipo de habilitação jurídica, qualificação técnica e econômico-financeira, a empresa foi a maior vencedora de licitações do município, inclusive a destinada à construção do hospital, orçado inicialmente em 950 mil reais.

Com capital inicial de 20 mil reais em nome de um encanador e de uma empregada doméstica, proprietários de fachada, a empresa faturou, em três anos, mais de dois milhões de reais em obras públicas no município. Como se não bastasse o crescimento fora do comum da empresa, os ganhos do prefeito também subiram consideravelmente, embora o mesmo incremento não fosse declarado à Receita Federal. “Enquanto o número de cabeças de gado da criação do gestor público cresceu 900% nos seus três primeiros anos de mandato, foi declarado à Receita Federal um incremento patrimonial neste item de 130% ”, demonstraram o procurador Anderson Góis e a promotora de Justiça Bianca Geisa Santos Silva na ação de improbidade administrativa proposta em setembro último.

Para o juiz, o prefeito tinha como dever zelar pela correta escolha de seus auxiliares, bem como de adotar as medidas necessárias para inibir os atos lesivos ao erário, ao invés de também contribuir com a prática de improbidade administrativa. Além dele, do secretário municipal de Saúde e da empresa são réus no processo Odias Auto da Silva, Rosa Santos Fernandes, Rogério Lima Nascimento e Antônio Francisco da Silva.

Número da ação para consulta processual na Justiça Federal em Campo Formoso: 2007.33.02.000385-8.

Preso o principal suspeito do furto de computadores em escola

Vanderley Oliveira Cerqueira, 28 anos, vulgo Derlei, desempregado, ex-segurança da Prefeitura Municipal de Una. Estes são os dados do principal acusado do furto de 10 computadores completos e 01 impressora laser, furtado à Escola Menandro Minhaim.

O furto que ocorreu na madrugada de sexta (09) para sábado (10) chamou a atenção pela forma como foi feita a retirada do material sem arrombamento da porta da escola, nem do compartimento onde se encontravam os objetos.

O acusado afirma de que teria apanhado os objetos numa caliota e que deu cinco viagens da escola para uma casa na rua Liberalino Barbosa Souto, nº 91, onde parte dos objetos foram recuperados.

Ainda falta recuperar dois computadores completos, inclusive o estabilizador, que já existem informações de que teria sido vendido a um comerciante da cidade pelo irrisório valor de R$ 600,00, quem deverá também ser indiciado por crime de receptação.

Agora Derlei encontra-se custodiado na Cadeia Pública da cidade à disposição da autoridade judiciária. Os equipamentos pertencem a um programa do Governo Federal que visa implantar a inclusão digital nas escolas públicas.