Apoio cultural

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Jornal Tribuna Popular circula nesta sexta, e traz temas polêmicos.


A começar pela situação política atual do município em que segundo o impresso, tem onze pré-candidatos a prefeito, dentre eles o irmão do prefeito Zé Pretinho, Américo Cristino. A legislação eleitoral não possibilita que parentes de detentores de cargos executivos sejam candidatos.

O TP também denuncia a grave situação vivida pelos moradores do bairro da Urbis, que vem constantemente sofrendo com a falta de serviços públicos a exemplo de limpeza e iluminação pública. Outra grave denuncia do jornal é a queda de quase 6mil pessoas na população unense.

O impresso dar destaque aos indivíduos presos por policiais militares no dia 19 de outubro no bairro Marcel Ganem, divulgado por este blog e denuncia a superlotação na Cadeia Pública, fato que vem ocorrendo nos grandes e pequenos centros do Brasil.

O Tribuna prestou uma justa homenagem ao empresário Marcelo Cincurá, que vem se destacando no comercio do município e possibilitando alguns empregos aos seus conterrâneos, também abriu credito ao blog Una Na Midia, além de ter publicado mais uma vez uma matéria na integra.


O jornal em seu editorial destacou em mais uma ocasião o Caso Matone cobrando da Justiça uma imediata providencia sob pena dos fatos amplamente divulgados cair em descrédito pela sociedade. No editorial Marquinhos Popular faz duras cobranças e ver o afastamento preventivo do chefe do executivo, como uma solução paliativa para o caso.

Zé Pretinho se livra de mais um problema

Conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral, e não precisa mais voltar atrás da desfiliação ao PT do B, vez que a sua filiação ao novo partido, o PTB, ocorreu no dia 29 de setembro. O TSE decidiu que as regras da fidelidade partidária aos cargos majoritários apenas atingem quem mudou de partido a partir do dia 16 de Outubro.

Além do prefeito de Una outros prefeitos da Bahia, inclusive João Henrique, da capital, que trocou o PDT pelo PMDB, se livraram das cassações. Outro que voltou a dormir mais tranqüilo e não precisa mais pedir ao colega, o ex-governador Paulo Souto para voltar para o DEM foi o senador César Borges hoje filiado ao PR.

Os partidos políticos têm trinta dias após a publicação de uma resolução do TSE para requerer a cassação dos infiéis que abandonaram o partido sem motivo justo. Nos casos de o partido mudar de ideologia política ou em casos de perseguições, a lei contempla direito ao agente público mudar de sigla.

A decisão do tribunal para os parlamentares atingirá os infiéis que mudou de sigla a partir do dia 27 de março. Em Una estava havendo uma forte movimentação dentro de partidos da base do prefeito, principalmente do PT do B, para esvaziar a sigla partidária, entretanto, após a decisão da corte, ficou tudo como antes.

16 dias corridos e 10 úteis, e o prefeito não atendeu a recomendação do MP.

Em retirar seu nome do Estádio Municipal, podendo ser compelido através das vias judiciais a cumprir o artigo 37 da Constituição Federal e a Lei Federal nº 8.429. Zé pretinho que foi oficialmente recomendado pelo MP no dia 10 de outubro, fez argumentações de que há uma Lei Municipal, votada pela Câmara que lhes prestou esta injusta homenagem.

Este blog equivocadamente publicou de que o prazo já havia sido superado em data de 16 de Outubro, entretanto os dez dias considerados pelo MP devem ser úteis, vencendo portanto na data de ontem (25). O próximo passo da promotoria deva ser o ajuizamento de Ação de Improbidade Administrativa e Ação Civil Pública, o qual o judiciário deva aplicar a lei, obrigando ao chefe do executivo que retire seu nome do patrimônio público.

Este ato de improbidade administrativa vem sendo utilizado há muito tempo pelos políticos, a exemplo do ex-governador Paulo Souto, que tem diversas escolas em seu nome, e a ponte sobre o Rio Una é em nome de seu vice à época. Existe no município a escola Fabio Souto, já o ginásio de esporte e uma escola leva o nome do ex-prefeito Dejair Birschner, o Centro Administrativo leva o nome do ex-prefeito Luiz Elias e tem uma rua no bairro Castilho Andrade, que também estar vivo, que leva o nome do vereador Nilton Nogueira.
O MP baiano tem levantando fortes campanhas em combate ao praticas errôneas e viciados dos agentes públicos do estado, deflagrando a campanha em combate ao nepotismo, conseguiu quase que zerar os empregos de parente dos políticos, que hoje alguns ainda agem mesmo que indiretamente. A campanha em combate a autopromoção vem sendo desenvolvida em diversas cidades da Bahia, o primeiro êxito foi na cidade de Ilhéus em que o prefeito Newton foi obrigado a retirar o nome do ex-prefeito Valderico Reis de um shopping.

Banco do Brasil de Teixeira de Freitas acionado por descumprir lei

O Ministério Público estadual, por intermédio do promotor de Justiça Alexandre Soares Cruz, propôs ação civil pública com pedido de liminar contra o Banco do Brasil do município de Teixeira de Freitas (localizado a 884 km de Salvador). Segundo o representante do MP, o Banco do Brasil estaria submetendo seus correntistas e demais consumidores “ao grave constrangimento de aguardar o atendimento em longas filas, por espaço de tempo excedente ao previsto na Lei Municipal 314/03, não distribuindo senhas de controle, nem disponibilizando atendimento prioritário e exclusivo a idosos, deficientes e gestantes”. De acordo com a Lei Municipal, o tempo máximo de espera para o atendimento é de 30 minutos para dias normais e de 45 minutos em vésperas de feriado ou após feriados.

Na ação, o promotor de Justiça requer que o Banco do Brasil realize o atendimento de seus clientes e demais usuários do seu serviço no tempo estabelecido pela Lei Municipal, contados do momento de ingresso na fila, bem como colocar à disposição dos consumidores senhas nas quais conste o horário de entrada e o da prestação do serviço. O representante do MP requer, ainda, que o Banco do Brasil seja condenado a pagar indenização pelos prejuízos materiais e morais individualmente causados a cada consumidor que demonstre ter aguardado em fila a prestação de atendimento por tempo superior ao estabelecido em lei. Segundo Alexandre Cruz, o descumprimento da ação resultará em multa diária de R$ 50 mil em favor do Fundo Estadual de Reparação de Direitos Difusos.

Preso presidente da Câmara Municipal de Esplanada

Foi preso hoje, dia 25, o presidente da Câmara de Vereadores do município de Esplanada (a 160 km de Salvador), Djalma Brito, acusado de ser um dos possíveis mandantes do assassinato do oficial de Justiça Expedito Santana, crime ocorrido no dia 7 de setembro do corrente ano, no entroncamento entre os municípios de Esplanada e Conde. Também exercendo a função de taxista, Expedito foi executado com um tiro deflagrado por dois supostos clientes que fugiram após o crime.

Segundo a promotora de Justiça Mônia Lopes de Souza, titular da comarca de Aporá e designada para auxiliar o promotor de Justiça de Esplanada Aurimar Silva para acompanhar o caso, também foi realizada hoje uma operação de busca e apreensão na casa do vereador, onde foi encontrada uma arma, mesmo ele não tendo porte ou registro. Ela foi acompanhada pelo delegado Fábio Lordello, coordenador da Coordenadoria de Polícia Civil de Alagoinhas, e demais delegados.

A vítima tinha 41 anos de idade e era militante político há 21 anos, já tendo protocolado um dossiê com denúncias de crime de improbidade contra o vereador. A representante do Ministério Público diz que as provas que foram coletadas são técnicas e que existem elementos mínimos necessários para a prisão temporária do vereador. Além do vereador, três pessoas encontram-se presas, e Mônia tem acompanhado o depoimento de todos os envolvidos.

Esporte vence o preconceito de idade e de condições financeiras

"O futebol com revelação na musical"
Por Helvécio Rufino*



Em grande estilo de comemoração futebolística, reuniram-se no domingo ensolarado (21/10/07), na Associação dos Funcionários da CEPLAC - ARFC os “velhos” desportistas de Una, divididos em dois times com nomes que lembra o passado brilhante do nosso esporte em qualquer recanto do Brasil e do mundo. O regresso ao gramado (camisa azul) 4 X 1 Craques da bola dos anos setenta (camisa amarela), escalado pelo nosso jovem cabeça branca, o ceplaqueano Ariano, juntamente com o juiz da partida o famoso Aranha, e para completar os times foram compostos com jogadores de todos os seguimentos da sociedade: empresários, lojistas, farmacêuticos, funcionários públicos municipais e federais, bancários e trabalhadores da cidade e do campo, relembrando os tempos áureo do futebol, regado a comida típicas, cerveja, musica e principalmente o futebol.

Apresentaram-se mostrando intimidade com a bola amigos como Ubaldo dando seus dribles desconcertantes, ao tempo em que em parceria, os irmãos Calazans Otto e Carlito, que não se encontrava no gramado há muito tempo construindo jogadas que provocaram emoções entre os participantes. Maninho com seu estilo dançarino em festas populares, demonstrou habilidade em campo provocando euforia da platéia, constatando-os que idade não é sinal para o isolamento. Barbosa com seu estilo extrovertido, tomou um baile de cento e oitenta graus caindo ao chão e provocando risada ria entre os anfitriões. Já o nosso visitante Beto Produções da vizinha cidade de Ilhéus, apareceu com toda família e o seu irmão Bigode da Ceplac era o mais empolgado com uma garrafa de cerveja na beira do campo torcendo efusivamente para o irmão. Tonho do Frango na sua empolgação passou manhãs andando para não fazer feio, mas a sua alegria emocional provocou uma declaração da sua candidatura a vereador deixando vários postulantes ao cargo preocupados, Afonso de dona Raquel, mais conhecido caminhava meio ao publico deslumbrado com sua participação que já havia vinte anos que teve contato com a bola e também com o microfone, onde deixou sua mensagem bastante emocionante. O destaque do time foi o ceplaqueano Helvécio que com sua fome de bola apelidaram de “Pezim“ por correr de um lado para outro manco sem oferecer sua vaga a outro participante.

O time amarelo atônito tentou mudar o placar do jogo colocando no meio campo o atleta Orlando Paixão e Careca do Bairro Novo no ataque e para completar na zaga o ceplaqueano Sival de codinome Barriga de Égua, mas não adiantou, pois os craques do passado fizeram a sua vez derrotando-os pelo placar já conhecido. Nesse jogo de profissionais ainda participaram figuras como Amadeu grande perdedor de gol se queixando da falta de Cristovaldo o “Baca”, Gilmar de comandatuba, Elemberg sempre dizendo “-é bom demais, pó! bem não veio!” Paulo Gaúcho exibindo seu espírito de liderança, Niela da Ceplac, Donizete demonstrando cansaço físico, Faustino da Cesta do Povo, Zé Matuto revelação da zaga e outros. A festa provocou a aparição de Waldichs Sorianos, Robertos Carlos e até a musica de Nalva Aguiar foi lembrada: um deles foi Tonho do Frango que não se contentando com o futebol se revelou com a musica; embalado nessa nova euforia o peladeiro Aurino com seu estilo de boêmia botequinesca imprimiu “Que beijinho Doce” provocando palmas agitando os artistas Matcha-Matcha e Marcelo dos teclados, grande amigo dos ceplaqueanos como declarou animadamente Matcha, acompanhados de Evandro do posto que também foi cantar uma musica, mas, logo-logo abraçou o microfone se tornando o locutor oficial da festa. A animação se prolongou pela noite forçando o maior incentivador da festa ir ao microfone e dar um discurso ao estilo do Prefeito de Sucupira do seriado O Bem Amado da Rede Globo. Pra finalizar o time amarelo com toda humilde pediu ar revanche que pela grandeza da festa o time azul não titubeou em aceitar.

Técnico em Administração, estudante de publicidade.