Apoio cultural

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O enganador

Pelo Radialista Renê Sampaio – DRT 6319

O adolescente na escola antiga aprendia que o professor era o sabe tudo, e quando alcançava a idade adulta pensava que o professor de fato sabia tudo, entretanto compreendia que nada ele sabia, apenas traduzia as escritas dos cordéis.

A educação se modernizou e os alunos também passaram a compreender que às vezes eles sabem mais que o seu professor rítmico, melancólico e às vezes cheio de filosofia. Isto acontece muito também numa roda de amigos, quem fala mais bonito subtende-se ser o mais inteligente, más nem sempre é.

Quantos de nós não ouvimos diariamente “que saber quem é fulano, coma um quilo de sal junto”, “quer saber quem é o homem der-lhes poder”. Na realidade a tradução disto tudo são as interpretações de cada um de nós em relação ao nosso próximo, nada diferente da normalidade.

O homem vem procurando se modernizar em relação aos seus semelhantes e às vezes é preciso dar oportunidades aos seus arqui-rivais para poder compreendê-lo e vencê-lo mais adiante, também se reproduz nas discussões democráticas.

O enganador fala mais bonito que todos, e até escreve também. Em poemas e em canções declamam suas opiniões, e em filosofia transcreve as idéias, engana aos amigos e até o inimigos, porém não consegue se enganar, ainda que por pouco tempo.

Quem engana torna-se intocável aos olhos alheios, não se mistura nem permite mistura-se com os teus semelhantes. É tão invisível ao olho humano que até sensibiliza corações de pedras e apodrece a carne dos invejáveis imortais.

Só que o enganador tem carreira curta e logo-logo passa a ser odiado por quem o rodeia, quando este passa a te conhecer melhor. O admirador mais adiante descobre que a sua teoria é bem melhor que a do admirado. Então lhes passa a odiar-lhes e o esquece nas profundezas da história, e que apenas lhes restará.

Una ficou de fora da recontagem eleitoral

Com um eleitorado quase superior ao teto máximo de 80% previsto na legislação eleitoral, o município de Una está a princípio isento do recadastramento eleitoral. No último censo o município perdeu 6.323 moradores, inclusive foi a maior evasão na região sul e extremo sul da Bahia.

Com um eleitorado em 2006 de 18.686, o município possuía 31.261 moradores, o que representava 59,77% da população. Após o recenseamento desde ano os eleitores do município correspondem a 74,79% dos habitantes.

Na região sul, apenas seis cidades estão na previsão do TSE para serem submetidas ao recadastramento de eleitores, São José da Vitória, Ibirapitanga, Floresta Azul, Aiquara, Itagibá e Uruçuca que tem 65,15% de eleitores para uma população de 22.092 habitantes. Na Bahia 57 municípios terão seus eleitores recontados, e no Brasil 1.128 cidades se submeteram ao censo eleitoral.

A queda no número de habitantes trará um prejuízo para o município de Una, já a partir desde mês superior a 20% nas suas receitas, uma vez que o município caiu de 1,6 para 1,2 no FPM. O município por ter uma área intensa de zona rural, algumas localidades deixaram de ser visitadas, devido à falta de apoio da prefeitura.

Estudantes reclamam do serviço de transporte

Que serve a secretaria da Educação do Município. As queixas são devido ao péssimo estado de conservação dos transportes, uma vez que os veículos são empregados diariamente sem nenhum rodízio. Outra queixa é a forma despreparada de alguns motoristas tanto na parte operacional quando na parte de relações interpessoais.

Já houve diversos veículos soltando barras de direção, inclusive não houve um desastre há dias na Ponte dos Tosses pela mão de Deus, esta é a denuncia do Vereador Nilton Nogueira da Silva (DEM). O vereador Antonio Silva (PR) também já denunciou a desídia em sessão plenária da Câmara.

O prefeito Zé Pretinho (PTB) que levantou a bandeira em sua campanha política por um transporte escolar mais digno e ampliação do serviço aos estudantes universitário, nada fez nesses em quase três anos de administração, inclusive os ônibus são os mesmo que serviam na gestão anterior.

O transporte vem sofrendo um desgaste ainda maior devido à má conservação das estradas, uma vez que o município tem um grande malha rodoviária de estradas de barro. Até as empresas que servem nas linhas convencionais tem se queixados dos prejuízos sofridos pelo péssimo estado das estradas.

Outro aspecto são os ônibus da própria prefeitura que se encontram em estado deplorável, um está completamente abandonado defronte a garagem da empresa Comandatuba, até a transmissão já retiraram do veículo, outro é um micro-ônibus que encontra-se quebrado há mais de um mês sem previsão de conserto. Um detalhe é que o ônibus vem sendo mensalmente abastecimento mesmo parado a quase dois anos.

Ministério Público ouvirá empresário de transporte que serve a Educação

Está marcada para a próxima semana audiências com proprietários de empresas de transporte que servem a Secretária da Educação, sobre supostas fraude em licitações e superfaturamento de recursos públicos.

O Ministério Público Estadual está investigando a Prefeitura Municipal de Una desde Janeiro deste ano, quando foi amplamente divulgada a Máfia do Credito Consignado e o pagamento à supostas Empresas Fantasmas em Itabuna, Ilhéus, Itapé e Ubatã.

Outros empresários, funcionários, secretário e até o próprio prefeito José Bispo Santos (PTB) o Zé Pretinho, já foram ouvidos pelos procuradores, todavia apenas quatro pessoas alheias à administração pública municipal foram denunciadas e interrogadas pelo Judiciário.

Neste ano diversos prefeitos já foram afastados, cassados e até presos pelo Judiciário baiano. Isto vem ocorrendo devido à ampla investigação do MP, que vem amarrando as investigações de tal forma, quase impossibilitando a defesa dos denunciados.

Prefeito e ex-prefeito de Acajutiba condenados por contratação irregular

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Data: 11/10/2007 Redatora: Aline D'Eça - MTb/BA 2594
Por contratarem irregularmente dezenas de funcionários públicos, sem observância à exigência constitucional de realização prévia de concurso público, o atual prefeito de Acajutiba (cidade localizada a 179 Km de Salvador), Antonio Carlos Mendes Brito Filho, e o seu antecessor, José Luís Mendes Brito, foram condenados pela Justiça à perda da função pública (no caso do atual gestor municipal) e à suspensão dos direitos políticos por quatro anos, além de serem proibidos de contratar com o Poder Público ou receber deste benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, por três anos. As sentenças foram promulgadas pelo juiz Francisco Manoel da Costa Nascimento, que julgou procedentes duas ações civis públicas por ato de improbidade administrativa ajuizadas pelo Ministério Público estadual, por intermédio da promotora de Justiça da comarca, Fernanda Pesgrave.

De acordo com a denúncia do MP, o atual prefeito, que agora deve ser afastado do cargo, contratou, entre janeiro e agosto de 2005, 196 pessoas sem o pré-requisito do concurso público. Instado por diversas vezes para que fosse firmado um termo de ajustamento de conduta no sentido de realização de um concurso público, o Município “quedou-se inerte”, e o prefeito municipal voltou a realizar novas contratações irregulares, informou a representante do MP. Somente em maio de 2006, foi aberto um edital de concurso público, mas, devido a várias irregularidades desde o processo licitatório, denunciadas em ação impetrada pelo Ministério Público, o Município teve que anulá-lo em julho de 2006, e “não tomou mais nenhuma providência para sanar a situação irregular em que se encontram os funcionários públicos”, salientou a promotora.

Também durante a gestão do ex-prefeito José Luiz Mendes Brito, foram constatadas a contratação irregular de 135 funcionários públicos, fato que motivou o Ministério Público a ajuizar ação de improbidade administrativa contra ele. Denunciou a representante do MP que, mesmo após terem sido realizados dois concursos públicos pelo Município de Acajutiba no ano de 2002, o então gestor municipal contratou diversos servidores de forma irregular em 2003 e 2004. Para exemplificar, a promotora de Justiça cita a contratação de diversos funcionários para os cargos de professor, agente administrativo e auxiliar de serviços gerais sem submissão a concurso público, quando havia candidatos aprovados e não chamados nos dois certames realizados anteriormente no município. Tal realidade, ressaltou Fernanda Pesgrave, “não é prejudicial apenas ao patrimônio público, que deixa de ter em seus quadros funcionais o profissional mais habilitado para o exercício de determinadas funções, como também o é ao contratado”, uma vez que a eles “sequer os direitos trabalhistas são assegurados”.

MP denuncia policiais militares

Fonte: Assessoria de Comunicação Social 11out07 – Redator: Bruno Matos (Estagiário de Jornalismo)
O Ministério Público estadual, por intermédio da promotora de Justiça do município de Macaúbas, Lívia Maria Sant'anna Vaz, ajuizou uma ação penal pública com oferecimento de denúncia contra os policiais militares Antonio Marcos Macambira, José Carlos Vitório, Luis Guilherme Borges, Múcio Vasconselos, Anderson Santana, Danilo Nery Rosa e Claud Alvin Ramos. Eles são acusados pela promotora de Justiça de terem submetido o vereador Marcelo Nogueira a uma “sessão de tortura”.

Segundo Livia Maria Vaz, em 30 de outubro 2006, a Polícia Militar foi chamada para conter a poluição sonora causada por um carro de som que estava em um bar de Macaúbas (município localizado a 682 km de Salvador). Naquele momento, explica ela, era o vereador que, supostamente, liderava a comemoração referente à vitória presidencial no segundo turno. Por isso, continua a promotora de Justiça, após a chegada do reforço da PM, foi ele que, mesmo procurando dialogar com os policiais, foi submetido à intensa violência, sofrendo várias lesões pelo corpo, além de agressões verbais. A representante do MP solicita a instauração de processo crime para interrogar os denunciados e a condenação de todos os acusados nas sanções previstas por lei.