Apoio cultural

sábado, 6 de outubro de 2007

Jornal A Região volta seus olhos para Una,

E na edição desta semana aborda dois temas interessantes sobre o município de Una, primeiro o impresso faz alusão ao censo 2007, em que Una perdeu 6. 323 habitantes, o que lhes resultará numa perda significativa de receitas. Una cairá de 1,6 para 1,2 do FPM, o que representa um decréscimo em mais de 20% na arrecadação.

A redução na população ocorreu em virtude da falta de apoio da Prefeitura aos recenseadores, seguramente Una tem hoje mais de 40.000 habitantes em sua extensão territorial, cuja população se concentra a maioria na zona rural de difícil acesso, devido a má conservação das estradas. O vereador Nilton Nogueira (DEM) alertou diversas vezes ao prefeito em Sessão Plenária da Câmara sobre a importância do censo para o município, em especial para as receitas.

O jornal também ironiza o presente recebido pelo PTB de Edmon Lucas, referindo-se ao prefeito Zé Pretinho, que se filiou à sigla partidária no último sábado (29). Denominado Mau Negócio a coluna Malha Fina afirma que o partido recebeu um presente de grego e trata o prefeito como um desgastado informando ainda que a qualquer momento pode ser cassado devido a fraude dos empréstimo consignados junto ao Banco Matone/RS.

O impresso que desde a publicação da Máfia do Crédito Consignado desvia 1,2 milhão, na edição nº 1001 de 27 de janeiro de 2007, havia suspendido noticias sobre Una, retornou aos fatos no mês de julho e em grande estilo. A coluna Malha Fina da semana passada também fez alusão ao prefeito Zé Pretinho, referindo-se a pesquisa da Sócio-Estatística, em que o prefeito aparece com alto índice de rejeição.

Boatos desestabiliza grupo do prefeito Zé Pretinho.

"Depois da onça morta todo mundo é caçador"
Ninguém se atreveria em pegar um animal felino e com fome no mato, todavia após o animal aparecer praticamente morto, todos descem do pé da alta juerana o rodeiam “eu sou o matador! Viva eu!”. É basicamente isto que estamos vendo em alguns membros da sociedade unense, principalmente nos partido de esquerda.

O Partido dos Trabalhadores quem mais tem força para denunciar as supostas irregularidade do prefeito Zé Pretinho em Una, por disponibilizar de acesso aos gabinetes em Salvador e em Brasília, e em nenhum momento se manifestou ou emitiu opinião sobre os fatos, e mesmo após a veiculação midiática nunca se pronunciou em público sobre as denuncias.

Alguns militantes do partido do Presidente e do Governador, vem espalhando na cidade boatos sobre o eminente afastamento do prefeito, outros chegam a dizer de relacionamento íntimos com membros do MP, que lhes confirmou a versão da saída do prefeito. Isto não passa de um ato de heresia aos princípios da verdade e da boa-fé.

O Ministério Público tem tratado as investigações sobre as denuncias em Una com toda a responsabilidade, e jamais toleraria qualquer tipo de comentários precipitados. As decisões do MP sobre os fatos quem primeiro deve conhecer será o Judiciário, não os denunciantes quanto mais pessoas alheias às investigações.

Zé Pretinho ainda não foi denunciado sobre investigação e se acaso o MP não consiga provas suficientes para o denunciar pode inclusive pedir o arquivamento das investigações, o que é pouco improvável. Os procedimentos requerem tempo, uma vez que exige uma serie de rituais burocráticos, são perícias, provas técnicas, documentais, colheita de depoimentos, e que estão sendo confrontadas.

Esta boataria apenas atrapalha ao processo e as investigações, pois possibilita ao investigado cercar as provas e dificultar o seu desvendo por parte dos investigantes. Os fatos noticiado terão de ser concretos e colhido na fonte investigativa, nunca por intermediários. Uma realidade é que muitos estão querendo tirar proveito da situação do atual prefeito, quer no campo político quer no campo financeiro.

Quando se investiga não significa afirmar prematuramente o dolo do investigado, todavia às investigações é quem vai concretizar a procedência das denuncias. Ainda pouco o prefeito foi isentado perante o TCM, sobre a indisponibilidade das contas à comunidade, mesmo só colocando após denuncias e também no MP sobre a contratação irregular de servidor. Tudo depende de uma boa defesa.

O que se sabe de concreto e oficialmente é que o chefe do executivo foi notificado pela Procuradoria Geral da Justiça sobre as investigações, todavia ele pode apresentar a sua defesa e se livrar das denuncias. Objetivo também é a informação da rejeição de quase 60% do prefeito pelo povo, a propósito o PT fez uma pesquisa, e sabe disso, porém se omitiu em dar publicidade a este fato objetivo.

Motorista preso suspeito por abuso sexual e homicídio de criança,

Já trabalhou na linha Una X Camacan em pelo menos três ocasiões, são informações de seus colegas de empresa. Dejackson da Silva Vieira, 26 anos, foi preso por policiais civis da cidade de Camacan, na tarde ontem (05), suspeito do assassinato da criança de 08 anos José Tiago Santos de Araújo.

A criança que estava desaparecida foi encontrada na tarde de quinta-feira em um matagal próximo ao distrito de Panelinha, com sinais de morte por estrangulamento. O Delegado da Cidade instaurou Inquérito para investigar o crime, e que após a perícia se confirmará às causas mortis.

Existem informações de que motorista seja acostumado a manter relações amorosas com criança e adolescentes, inclusive foi encontrado em poder do mesmo algumas fotos de suas supostas vítimas e em seu aparelho celular, inclusive de Tiago.

O Delegado da cidade pediu a prisão provisória do acusado pelo período de 30 dias e aguardará o resultado do exame pericial. Em se confirmando o abuso sexual possivelmente a autoridade policial deva pedir a prisão preventiva de Dejackson.