Apoio cultural

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

STF adia decisão sobre fidelidade partidária

O STF deixou para decidir a situação partidária dos parlamentares amanhã, quando será sentenciado a quem verdadeiramente pertence o direito da vaga nas Câmaras de Vereadores, Assembléias Legislativas e no Parlamento Federal.

A representação que foi ingressada no Tribunal Superior Eleitoral pelos Partido Democrático, Partido Social Democrático Brasileiro e Partido Progressista Brasileiro ganhou notoriedade e teve de subir a corte suprema para a decisão final. O Procurador Geral da República já deu seu voto contrário aos partidos.

Os partidos se sentem prejudicados na mudança repentina dos eleitos, uma vez que usam o sistema proporcional para se elegerem e posteriormente abandonam a legenda muitas vezes em busca de interesses pessoais. No sul da Bahia o Deputado Federal Raimundo Veloso que se elegeu pelo PPS hoje está no PMDB já o Capitão Fabio que hoje pertence ao mesmo partido de Veloso, foi eleito pelo PRTB.

Embora o povo brasileiro não possui o costume de votar nas siglas partidária, todavia são os votos da legenda que levam os políticos aos parlamentos. Já houve na história do Brasil, deputado eleito com pouco mais de 200 votos enquanto outros que tiveram quase 100.000 ficaram de fora. Américo Cristino dos Santos (PHS) e Evilásio da Mota Sena (PRP), tiveram mais votos do que o vereador Nilton Nogueira da Silva (DEM), e ficaram de fora da vereança unense.

Em nossa comunidade alguns vereadores estão aguardando a decisão do STF para mudar de sigla partidária, o exemplo mais claro é o da Vereadora Luciene Cerqueira (PT do B), uma das denunciantes do prefeito Zé Pretinho, que controla o partido. Ele pode manipular a legenda para a vereadora não conseguir votos suficiente para de re-eleger. No PT do B, também está o vereador Alfeu Oliveira Santos, líder do prefeito na Câmara.

Existem entendimentos de juristas de que essa matéria deva ser transformada em Lei pelo Legislativo com mais objetividade, haja vista que esta questão é bastante subjetiva na Constituição Federal. Nenhum parlamentar perdeu o mandato na história política do Brasil concernente a mudança de partido.

Bandidos têm carreira suspensa por policiais militares,

Após assaltar um comerciante na cidade de Ubaitaba, três meliantes foram presos por um grupamento da CAERC e por policiais militares da 61ª CIPM da cidade. Com os flagranteados foram encontrados farta munição e 02 revolveres calibre .38. A prisão ocorreu por volta das 15:00 horas em um bairro denominado Armandão próximo a BR 101.

Dirlean Nogueira Santos, 27 anos, Gilson Marques Tavares, 39 anos e José Cláudio Silva Reis, são de Camaçari e Ubatã e estavam com um veículo FIEST de cor prata, PP JPW 7556, roubado em Candeias. Com a presença de policiais eles reagiram à prisão que o que levou o meliante Gilson a ser alvejado e conduzido ao Hospital de Base em Itabuna.

Mais glórias da PM e dos PMs

Quem recebeu uma medalha de Ouro pelos 30 anos de bons serviços prestados ao estado foi o 1º TEN PM Edimon César Soares Carvalho comandante do Pelotão da Cidade de Maraú. Outro que está gozando do privilegio de ter conseguido passar a barreira do duro serviço policial militar é o 1º SGT PM José Carlos Rocha de Souza, do Pelotão em Una.